“A RICHARDS É UMA MARCA GENUINAMENTE CARIOCA, NASCEU EM IPANEMA, DE FORMA DESPRETENSIOSA, EM 1974.” Ricardo não pretendia abdicar da sua vida de prazer, da vela, da caça submarina e do surf. Não queria abdicar da sua paixão pelo contato íntimo com a natureza e seu ritmo. O problema era conciliar isso com trabalho e competição. Ele resolveu abrir uma boutique masculina que fosse totalmente diferente das lojas existentes e completamente associado ao estilo de vida que ele valorizava, um estilo de vida informal, porém requintado e verdadeiro. Queria oferecer valor de verdade e emoção. “Faria da loja um oásis, um pequeno espaço onde se poderia fazer uma pausa, ouvir uma música e refletir sobre as questões pessoais diante de roupas fantásticas, penduradas e desorganizadas como nos antigos armazéns.” Ricardo queria afastar as pessoas da correria do dia a dia. Ele queria misturar roupa e romance e fazer isso com estilo e bom gosto. Queria vender emoção e não qualidades objetivas focalizadas em roupas. Ele achava que as pessoas não se impressionavam com benefícios isolados oferecidos por produtos, e que fariam suas escolhas baseadas em produtos que combinassem com seu estilo de vida e que representassem uma experiência desejável. Aquilo tudo deu certo! As pessoas bem sucedidas demandavam bens de experiência. Nos tornamos no mercado, cada vez mais saturado, um oásis. Diferenciados, oferecendo produtos e serviços ricos em emoções.
Com o primeiro dinheiro que conseguiu acumular, Ricardo comprou um veleiro no sul da França onde passava férias e qualquer tempo disponível com a sua família velejando pelos mares do Mediterrâneo e do Caribe. Levava com ele sua bicicleta e mochila. Essas eram suas fontes de inspiração, pois como ele diz: “É devagar que se vê e se sente o mundo!” “Nossa missão é oferecer prazer! Só obteremos sucesso e criaremos esse valor se o vivenciarmos e sentirmos de fato que é isso. Acredito que o fator essencial de longevidade da nossa marca é ser focada nos nossos clientes, no nosso pessoal e nos nossos parceiros comerciais. Definimos nosso negócio como um jeito de se levar a vida, uma forma de se viver guiada por valores, e não regras.” - Ricardo
A ARTE DE VIVER NÃO DISTINGUE O TRABALHO DO LAZER Quando ele idealizou abrir aquela pequena loja em Ipanema não estava pensando apenas em dinheiro, na verdade ele estava entusiasmado em oferecer para os clientes alguma coisa que havia um sentido verdadeiro para ele. Com todo aquele movimento de emancipação e criatividade do bairro, nasceram várias boutiques com manifestações artísticas autênticas desvinculadas da moda. Algumas de artistas plásticos ou escultores. E assim Ipanema foi o centro da moda no Brasil! A Richards foi uma dessas boutiques, com um estilo focado em um ideal de vida. Acreditando que a verdadeira riqueza não estava na super abundância de dinheiro e sim na super abundância de sabedoria. Que o luxo está associado a ser e não a ter. “Exaltávamos valores como a intelectualidade, a virtualidade criativa, a qualidade de vida e a sensibilidade artística.”
Bel Lobo e Bob Neri GNT b ebo.etc.br CANTÃO FARM RICHARDS SALINAS ENFIN EFANT SACADA VIA7 SHAKE STRAVAGANZE FOCACCIA STUZZI SHOP 126 ZUKA SHOULDER BAZZAR MANDI & CO. MARIA FILÓ DAUTORE SAWASDEE QUADRUCCI AGUA DE COCO SELARIA ROCK LILY MR.CAT SHUTZ TRIMIX CACAU NOIR BESI JELLY ELLE ET LUI HOME LISHT ATEEN BIBI OH BOY! FOM LIVRARIA TRAVESSA LOBO&IBEAS LOUNGERIE PHEBO PUKET PERFIT BOBÔ NATAN ELIZA CONDE B! WOKI CASA FIRJAN MORMAÇO ZIBBA ENJOY Arquitetos Lojas idealizadas pelo escritório bebo:
ESTILO RICHARDS As peças variam de R$98,00 a 4.000,00 Atendendo a classe média a classe alta
ESTILOS DE FACHADAS
RICHARDS LEBLON 2006
IMAGENS EM DIVERSAS LOJAS
Adornos
Poltrona balanço Carlos Motta Poltrona diretor Poltrona Butterfly