Trabalho de História e Geografia de Portugal Profesora : Fernanda Fraga Trabalho Realizado por: Beatriz Deodato nº 3 Mariana António nº 18 Escola EB Dr. António de Sousa Agostinho
Máquina de Escrever
Introdução Este trabalho tem como objetivos apresentar uma das evoluções mais importantes do século XIX, a máquina de escrever. Para tal, inicialmente apresentamos a definição da mesma, os seus inventores e evolução da mesma ao longo dos tempos.
O que é A máquina de escrever, máquina dactilográfica ou máquina de datilografia é um equipamento mecânico equipado com teclas que quando acionadas movimentam tipos que imprimem letras, números e símbolos no papel, facilitando o processo de escrita .
Em 1436, Gutemberg criou a tipografia que era composta por diversos moldes fundidos em chumbo, onde cada molde tinha uma letra gravada. Uma alavanca fazia pressão sobre o papel, imprimindo letras. Este invento teve uma enorme influência na invenção da máquina de escrever, que provocou uma verdadeira revolução na forma de escrita.
Em 1808, o italiano Pellegrino Turri criou uma máquina de escrever para facilitar a comunicação com pessoas cegas, usando um teclado para escrever. Um pouco da sua história e inventores A máquina de escrever surge como primeira tentativa em 1714 com o engenheiro inglês Henry Mill .
Em 1829, o inventor William Austin Burt concebeu uma máquina que tinha os caracteres colocados numa roda semicircular que girava e imprimia no papel, chamada « typographer » Em 1861, surge um modelo mais rápido e funcional atribuído ao padre brasileiro Francisco João de Azevedo. Só em 1868, a criação do padre brasileiro foi patenteada pelo tipógrafo americano Christopher Sholes , que mais tarde com a firma « Remington and Sans» fabricou o seu primeiro modelo industrial contribuindo para a produção e industrialização da máquina de escrever.
Na Primeira metade do séc. XX Com a introdução das máquinas de escrever portáteis e elétricas, estas tornaram-se mais desenvolvidas e sofisticadas, sendo mais rápidas, silenciosas, práticas e estando ao alcance de todos.
A máquina de escrever tornou-se indispensável no mundo dos negócios e surgiu também como instrumento de novas oportunidades de emprego e sobretudo da emancipação da mulher no mercado de trabalho. Assistiu-se à criação de profissões femininas socialmente consideradas, como era o caso das dactilógrafas.
Hoje, com mais de 200 anos e, quase desconhecida dos mais jovens, a máquina de escrever transformou-se numa peça de antiquários e museus. A Máquina de escrever foi substituída pelo computador na Era da Informática.
Curiosidade
Conclusão: A partir da realização deste trabalho podemos concluir que a máquina de escrever foi uma das grandes invenções do séc. XIX. Ela constitui uma verdadeira revolução no processo de escrita e possibilitou o aparecimento de novas profissões e facilitou o mundo dos negócios. Apesar de não ser fácil precisar quando foi inventada e quando foi fabricada, a sua evolução ao longo dos tempos foi muito notória. Hoje, em dia as máquinas de escrever foram substituídas pelos computadores, e tornaram-se verdadeiras peças de museu.