Roteiro da Semanal de Ciências – Uni 1: cap. 1 e 2 Agenda Ciências Uni1 – Cap.3 Casa: p. 305 e 306
MÁQUINAS SIMPLES Prof : KELVIN SOUSA
MÁQUINAS SIMPLES São instrumentos que servem para facilitar a realização de um trabalho (como elevar , cortar , movimentar , apertar ...) Isso ocorre através da ampliação ou transmissão da força aplicada pelo Homem.
As máquinas simples também combinam-se para compor máquinas complexas , como um carro , guindaste ou bicicleta .
As máquinas simples são basicamente de quatro tipos: Alavanca Roldana ou Polia Engrenagem ou Roda dentada Plano inclinado
Alavanca É formada por um objeto rígido, capaz de girar em torno de um ponto de apoio fixo. A força aplicada pela pessoa > FORÇA POTENTE é multiplicada e aplicada pela alavanca do outro lado do ponto de apoio > FORÇA RESISTENTE . FORÇA POTENTE PONTO DE APOIO FORÇA RESISTENTE
As alavancas são de 3 tipos: ALAVANCA INTERFIXA – o ponto de apoio está entre a força potente e a força resistente. Por ex.: balança, gangorra, alicate, pé-de-cabra e tesouras.
ALAVANCA INTER RESISTENTE – a força resistente está localizada entre o ponto de apoio e a força potente. Por ex.: carrinho de mão, abridor de garrafa, quebra-nozes.
AL A V A N CA INT E R P O T ENTE – a força potente está localizada entre o ponto de apoio e a força resistente. Por ex.: pinça, vassoura, cortador de unhas.
Roldana ou Polia Na roldana fixa , a força aplicada (força potente) é igual, em valor, à força exercida pela máquina (força resistente), apenas muda o sentido da força. Na roldana móvel , a força potente deve metade da força resistente, pois a outra metade da força é exercida pela superfí- cie que prende a roldana, como o teto.
As roldanas têm inúmeras aplicações, entre elas estão: Varais de roupas, aparelhos de musculação, no transporte de materiais de construção, nos motores de automóveis e nos guindastes.
Engrenagem ou Roda dentada As engrenagens transmitem movimentos, através de rodas dentadas aos pares, ou ligadas a um eixo central (acionado por motor geralmente).
A cremalheira é uma engrenagem que transforma um movimento de rotação em movimento retilíneo.
Plano inclinado É uma superfície plana cujos pontos de início e fim encontram-se em alturas diferentes. Alguns exemplos de plano inclinado são: rampa, cunha e parafuso.
O trabalho necessário para subir uma rampa é o mesmo, independente do comprimento da rampa! Trabalho = Força x deslocamento Portanto, se aumentarmos a distância (comprimento) da rampa, diminuirá a força necessária para chegar a uma mesma altura, mas o gasto de energia será o mesmo – plano ou plano . O plano inclinado facilita o trabalho de elevar, mas não diminui o trabalho. 1 2
Olhe com atenção os parafusos : eles contêm planos inclinados em forma de espiral, e alguns têm a ponta em forma de cunha. As cunhas são dois planos inclinados superpostos, e aplicam força nos 2 lados, como vemos no machado e nas facas.