Milho transgênico

AlineKarolayne 1,194 views 18 slides Aug 30, 2016
Slide 1
Slide 1 of 18
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18

About This Presentation

Trabalho pesquisado em artigos científicos sobre milho bt.


Slide Content

Milho Transgênico ( Zea mays ) Docente: Heros Targanski Discente: Aline Valim Dariel Vilani Jeffesson Gonçalves João Marcos Larissa Agatha

Alimentos transgênicos Os alimentos transgênicos são geneticamente modificados com o objetivo de melhorar a qualidade e aumentar a produção e a resistência às pragas (insetos, fungos, vírus, bactérias e outros). Em algumas técnicas, são implantados fragmentos DNA de bactérias, vírus ou fungos no DNA da planta.

Quando surgiu ? Os OGMs surgiram em 1973 quando os cientistas Cohen e Boyer, que coordenavam um grupo de pesquisas em Stanford e na University of. Califórnia davam o passo inicial para o mundo da transgenia. Essa tecnologia surgiu comercialmente no Brasil a partir da safra 2007/2008.

Milho transgênico   O milho tem um destaque especial porque representa cerca de 40% de toda a safra brasileira de grãos e porque é a principal fonte de alimento energético para a produção de proteínas animais. Visto a necessidade do aumento da produção de milho, foi muito bem recebida no Brasil a tecnologia do milho Bt, uma variedade geneticamente modificada (transgênica) resistente a insetos.

Milho Bt É o milho geneticamente modificado com genes específicos da bactéria de solo, Bacillus thuringiensis (Bt), que promovem na planta a produção de uma proteína tóxica específica para determinados grupos de insetos.

Área plantada

Leis Para a utilização do milho Bt, basta o produtor cumprir duas regras: Coexistência  - A regra exige o uso de uma bordadura de 100m isolando as lavouras de milho transgênico das de milho que se deseja manter sem contaminação de transgênico.

Coexistência

Leis Área de refúgio  - A recomendação da CTNBio para o MRI é a utilização de área de refúgio. Esta recomendação é o resultado do consenso de que o cultivo do milho Bt em grandes áreas resultará na seleção de biótipos das pragas-alvo resistentes às toxinas do Bt.

Área de Refugio

Quais os seus benefícios Resistente aos insetos da ordem lepidóptera: lagarta-do-cartucho-do-milho; broca-do-colmo; lagarta-da-espiga e lagarta-elasmo .

Quais os seus benefícios Reduz as perdas em virtude dos danos das lagartas durante todo o ciclo da cultura; Dispensa as aplicações de defensivos; Menor uso de inseticidas; Controle de lagartas .

Pontos negativos Novas proteínas que causam reações alérgicas podem entrar nos alimentos; Necessidade de obedecer às regras de coexistência; Efeitos tóxicos a partir da síntese de substâncias indesejáveis; Desequilíbrio ecológico; Custo.

Outro tipos de transgênicos

Referências CRUZ,José;et al.O produtor pergunta, a Embrapa responde. Disponível em: http://www.cnpms.embrapa.br/mipmilho/arquivos/500PRMT.pdf EMBRAPA.Milho e Sorgo-Sistemas de Produção,2.Disponível em: http://www.cnpms.embrapa.br/publicacoes/milho_5_ed/climaesolo.htm
Tags