Modulo 13 - Atividades industriais dos Estados Unidos

profhenrysales 1,941 views 15 slides Oct 18, 2015
Slide 1
Slide 1 of 15
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15

About This Presentation

Modulo 13 - Atividades industriais dos Estados Unidos

modulo 13 - atividades industriais dos estados uni ,industrias ,industry ,estados unidos da américa. industria ,setor secundário


Slide Content

Atividades industriais nos estados unidos Os Estados Unidos são a mais rica e mais poderosa nação do mundo; Essa posição é explicada por cinco fatores principais : O grande e rico mercado consumidor interno , que supera o volume de exportações; A entrada de imigrantes , que serviram de mão de obra para impulsionar o desenvolvimento; O domínio de tecnologias avançadas , em especial as da Terceira Revolução Industrial, ligadas à informática , telecomunicações , química fina e biotecnologia ; O controle de vasta áreas no mundo , mantidas sob dependência econômica, tecnológica ou militar; A existência de grandes riquezas naturais , que servem como fonte de matérias-primas e alimentos, reduzindo a dependência externa do país em relação a esses elementos.

AS Bases DA IndustRIALIZAção Em 2011 a atividade industrial foi responsável por 22,1% do PIB dos Estados Unidos; Isso representa mais de 3,3 trilhões de dólares; Ela empregava diretamente um pouco mais de 20% de toda a população economicamente ativa (PEA) do país; Isso representa cerca de 31 milhões de trabalhadores.

OS RECURSOS MINERAIS E A ENERGIA Um aspecto marcante do território norte-americano é a presença de muitos recursos minerais e energéticos . Na produção de carvão destacam-se os montes Apalaches e as montanhas Rochosas.

Possuidor das maiores reservas de urânio, os Estados Unidos apresentam a maior produção de energia nuclear, que supera inclusive o potencial das usinas hidrelétricas. Apesar de possuírem grandes reservas de petróleo Os Estados Unidos são obrigados a importá-lo. Isso ocorre pelo elevado consumo de energia e pela política de preservação das reservas internas .

A atividade industrial estadunidense Ocupando cerca de 80% da mão-de-obra total que trabalha no setor secundário. Apresenta-se bastante diversificada. Uma das mais completas do mundo. A maior concentração No nordeste. Subsolo rico em recursos minerais. Região denominada manufacturing belt . Responde por quase 50% da produção industrial do país.

ESTADOS UNIDOS – ATIVIDADE INDUSTRIAL

Em função de dois fatores principais : maior competição da indústria automobilística de outros países; a não modernização das indústrias metalúrgicas e siderúrgicas. Pittsburgh Atividades siderúrgica e metalúrgica . Detroit e Chicago Maiores indústrias automobilísticas do mundo . Algumas dessas cidades entraram em decadência na década de 1980. Por essa razão, essa região sofreu forte evasão populacional.

Empregam trabalhadores altamente especializados e se caracterizam pela intensa automação em suas atividades. Califórnia - Texas Recente e expressiva área industrial. A partir de 1980 Instalaram-se indústrias de informática e de tecnologia de ponta. Outros importantes centros industriais estão localizados na costa do Pacífico: Los Angeles; San Francisco; Portland; Seattle.

Estados Unidos – Manufacturing Belt e Indústrias

TITULO DO SLIDE Os Estados Unidos exportam uma enorme variedade de produtos: matérias-primas, produtos agrícolas, maquinaria industrial e agrícola, veículos, produtos químicos, roupas, calçados .

O PODER DO COMÉRCIO NOS ESTADOS UNIDOS

O PODER DO INVESTIMENTO Com a globalização, o poder de investimento de um país no exterior costuma se tornar essencial para a manutenção de seu crescimento econômico. Transnacionais: Empresas com sede em um país mas com filiais ou demais ramificações em outros países. Essas empresas se espalham por todos os continentes, procurando controlar os setores mais produtivos da economia.

O PODER DO INVESTIMENTO Embora o mercado externo tenha um peso significativo na formação da riqueza dos Estados Unidos, é no mercado interno que se produz e se consome a maior parte dela. 2010: O mercado interno dos Estados Unidos consumiu mais de US$ 9 trilhões; Esse valor é mais que o dobro do PIB do Japão, a terceira nação mais rica do mundo. Apesar das elevadas exportações, a quantidade de importações é maior, tornando a balança comercial do país negativa .