Mollusca - moluscos Introdução O filo Mollusca (do latim mollis , mole) é o segundo maior reino Animalia em números de espécies (mais de 150 mil já descritas) ficando atrás apenas do filo dos artropodes . Ele reune animais com corpo de consistencia macia, protegido em geral por concha calcaria.
Classes de moluscos Classe Aplacophora A classe Aplacophora reune moluscos pouco conhecidos, sem concha, com cerca de 2.5 cm de comprimento e que se assemelham a pequenos vermes. Há apenas 320 espécies descritas do grupo. Os aplacóforos vivem nos mares em profundidades entre 80 e 3000 m. ou mais, alimentam-se de anelídeos e outros invertebrados.
Classes de moluscos Classe Monoplacophora Os primeiros monoplacóforos vivos foram descobertos a mais de 3000 m. de profundidade, há pouco mais de 50 anos. Até entao esses moluscos eram conhecidos apenas por fosseis e acreditava-se que estivessem extintos. O nome refere-se ao fato de apresentarem uma concha em forma de placa que recobre todo o corpo.
Classes de moluscos Classe polyplacophora Os poliplacóforos , cujos representantes mais conhecidos pertencem ao gênero Chiton , são moluscos pequenos com poucos centímetros de comprimento, que vivem exclusivamente no ambiente marinho.
Classes de moluscos Classe Scaphopod a Os escafópodes são moluscos exclusivamente marinhos, cuja concha lembra uma pequena presa de elefante, oca e aberta nas duas extremidades. Vivem enterrados na areia ou no lodo e possuem um pé afilado, especializado em cavar.
Classes de moluscos Classe Bivalvia Os bivalves podem ser tanto marinhos quanto de agua doce. M uitas espécies, como ostras e mexilhões, vivem grudadas a rochas e a outros substratos submersos. Outras como mariscos e berbigões , vivem enterrados na areia. O termo bivalve refere-se ao fato de esses moluscos apresentarem concha formada por duas valvas.
Classes de moluscos Classe Gastropoda A classe gastropoda é a que apresenta maior numero de espécies e maior diversidade de habitat entre os moluscos, sendo a única com representantes nos três tipos de ambiente: marinho, de agua doce e da terra firme, os mais conhecidos são os caramujos que vivem em agua doce ou no mar, as lesmas e caracóis que vivem em terra firme.
Classes de moluscos Classe Cephalopoda Os cefalópodes vivem exclusivamente no mar, há alguns tem concha interna, como lulas e sépias . Outros tem conchas externas espiralada como os náutilos, os polvos não possuem concha. Como mecanismo de defesa, polvos, lulas e sépias são dotados de uma bolsa de tinta que contem um pigmento negro, eliminado em situações de perigo.
Anatomia e fisiologia dos moluscos Revestimento corporal e concha. O corpo dos moluscos é revestido por uma epiderme rica em glândulas. Além de glândulas produtoras de muco, a maioria das espécies apresenta glândulas epidérmicas responsáveis pela fabricação da concha, estrutura resistente que protege e dá sustentação esquelética ao animal. Estrutura da concha A concha da maioria dos moluscos é constituída principalmente de cálcio (CaCO3) e possui três camadas principais. A nacarada de aspecto liso e brilhante, a prismática, sendo formada por cristais e a orgânica que protege o calcário da concha .
Sistema digestório Os moluscos tem sistema digestório completo, formado por um tubo que começa na boca e termina no anus. Ao longo de seu comprimento o tubo apresenta diversas especializações: cavidade bucal, esôfago, estomago e intestino, nos cefalópodes a o deslocamento do alimento se dá por contrações, os bivalves filtram partículas diretamente da água. A digestão dos cefalópodes é exclusivamente extracelular. Os gastrópodes digerem se dá e x tra e intracelular
Sistema Circulatório Os moluscos apresentam uma novidade evolutiva em relação a cnidários, esponjas, platelmintos e nematelmintos: o sistema circulatório, responsável pelo transporte de nutrientes e de oxigênio a todas as células do corpo. O sistema circulatório dos cefalópodes é do tipo fechado, nos demais moluscos é do tipo aberto. Sistema circulatório dos bivalves
Sistema respiratório e excretor A maioria dos moluscos apresenta respiração branquial, mas existem espécies com respiração pulmonar e outras ainda que respiram exclusivamente pela superfície do corpo, ou seja, apresentam respiração cutânea. As brânquias dos moluscos localizam-se na cavidade do manto e apresentam cílios em sua superfície, com exceção dos cefalópodes. A excreção dos moluscos é realizada por um par de metanefrídios , suas estruturas ciliadas retiram as excreções da cavidade pericárdica, eliminando-as pelos poros excretores que se abrem na cavidade do manto.
Sistema nervoso e sentidos O sistema nervoso dos moluscos é composto por alguns pares de gânglios nervosos, onde se concentram os corpos das células nervosas, os principais gânglios estão localizados na cabeça sobre o tubo digestório e são denominados gânglios cerebrais. O sistema sensorial varia nos diferente grupos. Os bivalves possuem terminações nervosas capazes de perceber toques e pressões, gastrópodes e cefalópodes tem olhos bem desenvolvidos, a visão perfeita das lulas e polvos permitem que sejam predadores muito eficientes.
Reprodução dos moluscos Os moluscos tem reprodução sexuada. Em algumas espécies, como o caracol-de-jardim, ocorre desenvolvimento direto, em outras, como nas ostras, o desenvolvimento é indireto, com duas fases larvais. Os poliplacóforos , a maioria dos bivalves e alguns gastrópodes são dioicos, liberam seus gametas na agua e apresentam fecundação externa. A maioria dos gastrópodes são monoicos, apresentam uma única gônada hermafrodita. Os cefalópodes são dioicos, o macho deposita um pacote de esperma na cavidade do manto da fêmea, a fecundação é interna e logo depois os ovos são liberados na agua.
Importância econômica dos moluscos Os moluscos se constituem em importantes fontes de proteína, a preços acessíveis, principalmente bivalves, cefalópodes e caracóis. Seus estoques são grandes e rapidamente renováveis, muito embora, a exploração comercial dos moluscos no Brasil não seja significativa quando comparada com outros países . Os moluscos portadores de conchas são aproveitados para uma infinidade de artigos industriais, tais como, fábricas de botões, broches, brincos e artesanatos de madrepérola. As ostras perlíferas produzem as pérolas tão apreciadas no mundo inteiro (Família Pteriidae ). Produtos farmacêuticos, construção civil, rações, etc.