profmariateresa
1,342 views
27 slides
Mar 25, 2016
Slide 1 of 27
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
About This Presentation
Projeto @ BIO 2016
Size: 556.23 KB
Language: pt
Added: Mar 25, 2016
Slides: 27 pages
Slide Content
Monstros Abissais @bio2016 E.E Professor Luiz Gonzaga Righini
Objetivo Definição de Fossas Oceânicas Mostrar as principais fossas oceânicas Seres e espécies viventes
O que são Fossas abissais? As fossas oceânicas ou abissais são as regiões mais profundas dos oceanos, são zonas do encontro entre placas tectônicas, onde uma dessas placas mergulha sob a outra . Essas regiões são caracterizadas pela ausência total de luz e por uma pressão insuportável para a maioria dos seres vivos e temperaturas muito baixas. O homem consegue atingi-las com o auxílio de um batiscafo. Essa zona "negra" é habitada principalmente por bactérias heterotróficas ou quimiotróficas e seres necrófagos, que se alimentam de uma chuva constante de restos de seres vivos, detritos orgânicos e cadáveres que se depositam no fundo, bem como predadores. Os habitantes dos fundos marinhos incluem esponjas , anêmonas-do-mar, bem como uma variedade de peixes cegos, alguns com filamentos fluorescentes que podem atrair potenciais presas.
Principais Fossas As principais fossas oceânicas são: Fossa Sandwich do Sul: Localizada no Oceano Antártico entre a América do Sul e a Antártida, tendo aproximadamente 7.235m de profundidade. Fossa Litke Deep: Localizada no Oceano Ártico próximo a Bacia Eurásia, com aproximadamente 5.450m de profundidade. Fossa de Kermadec: Localizada no Oceano Pacífico com aproximadamente 10.047 m. de profundidade. Fossa de Porto Rico: Localizada no Caribe no Oceano Atlântico, com aproximadamente 8.648m de profundidade. Fossa de Java: Localizada na Indonésia no Oceano Índico, com aproximadamente 7.725m de profundidade. Fossa das Marianas: Localizada nas Ilhas Marianas no Oceano Pacífico, com aproximadamente 11.500m de profundidade .
O Ser abissal
Esses animais desenvolveram, também, técnicas e capacidades interessantes. Por causa da escuridão, da ausência de algas e outros peixes nessas regiões, sua busca por alimento torna-se uma das maiores sagas marinhas pela sobrevivência. Algumas delas possuem grandes capacidades sensoriais, sendo capazes de identificar a presa na mais profunda escuridão. Outras espécies possuem bocas colossais com uma abertura duas vezes maior do que o próprio tamanho. Outras produzem sua própria luz para atrair as presas por meio de um processo chamado bioluminescência. Para reproduzirem-se, muitas conseguem amadurecer como machos e, após um período, como fêmeas. A característica hermafrodita dribla a falta de parceiros. O distinto habitat também influencia as cores desses peixes - geralmente marrons, cinzas e negros.
Peixe-diabo negro
Lula-colossal
Dragão Marinho
Peixe-dragão
Cachalote
Peixe-dragão negro
Peixe-Ogro
3ºB Marcos Roberto Vianna Guilherme Eduardo Luiz Henrique Lucas Arcanjo Andressa Maria
Biografias obviousmag.org pt. wikipedia .org hypescience.com geralforum.com infoescola.com www.os5elementos.com