Slides sobre nefropatias: diabética, analgésica, IgA e ácido úrico.
Size: 1.49 MB
Language: pt
Added: Aug 17, 2017
Slides: 27 pages
Slide Content
NEFROPATIAS Diabética Analgésica IgA Ácido úrico
Função dos rins Equilíbrio hídrico Regulação da pressão arterial Regulação da produção de glóbulos vermelhos Filtração de produtos desnecessários ao organismo
Cada rim tem cerca de 1 milhão de Néfrons . Cada néfron é composto por um glomérulo e seu respectivo túbulo renal (unidade funcional do rim ).
O QUE É NEFROPATIA? É um termo médico usado para denotar a doença ou o dano do rim, que pode eventualmente conduzir à insuficiência renal.
Tipos de N efropatia Nefropatia Diabética Nefropatia de IGA Nefropatia Analgésica Nefropatia Aguda do Ácido úrico
Nefropatia diabética É a doença renal que resulta das lesões provocadas pela Diabetes Mellitus . Hiperglicemia danifica os rins pois fazem os fazem filtrarem muito mais sangue.
Nessa complicação, o órgão pode reduzir sua função lentamente, porém, de forma progressiva, até a paralisação total. Atinge cerca de 30 a 40% dos doentes na diabetes tipo I e 20 a 25% dos doentes com diabetes tipo II.
Sintomas Geralmente a nefropatia diabética vem sempre acompanhada de outra complicação do diabetes a retinopatia . Sintomas aparecem após 80% dos rins serem lesionados .
Tratamento Controle da pressão arterial. Monitorização da glicemia capilar Controle do peso Alimentação saudável Atividade física A diálise e o transplante permitem hoje o tratamento com boa reabilitação.
Nefropatia de IgA ou Doença de Berger É uma doença renal de origem imunológica que pode levar à insuficiência renal terminal . – Nefropatia significa doença dos rins . – IgA , ou imunoglobulina A, é um tipo de anticorpo produzido para defender as mucosas dos trato respiratório e gastrointestinal contra germes do exterior.
É causada por um mal funcionamento destes anticorpos, que passam a se depositar nos rins, causando lesão nos mesmos . Pode ser considerada uma espécie de doença autoimune .
A doença de Berger ataca preferencialmente os glomérulos (unidade funcional dos rins) causando um quadro inflamatório chamado glomerulonefrite .
Resumindo... LESÃO GLOMERULAR
Fatores de Risco Idade entre 20 e 40 anos Duas vezes mais comum em homens B rancos e asiáticos Cirrose AIDS (SIDA)
Sintomas Em 50 % dos casos ocorrem hematúria , que ocorrem sempre após uma infecção das vias respiratórias. Em 40% dos casos, hematúria microscópica. Em 10 % dos casos, proteinúria . Hipertensão
Diagnóstico Biópsia renal
Tratamento Depende do prognóstico. Anti-hipertensivos ( Captopril , Enalapril , Losartana ) Anti-inflamatório (Óleo de peixe. Ex: ômega 3 ) Corticoide : prednisona ou prednisolona Hemodiálise.
Nefropatia Analgésica Dano ao rim causado por superexposição à misturas de medicamentos, especialmente analgésicos de venda livre. Fenacetina ou paracetamol , medicamentos antiinflamatórios orais e não-esteróides ( AINEs ), incluindo aspirina ou ibuprofeno .
A ingestão pode ter sido excessiva, com um consumo total de 2 kg ou mais de medicamentos ingeridos em um período de alguns anos ou aproximadamente 3 comprimidos por dia durante 6 anos . O corre em 4 entre cada 100.000 pessoas, principalmente em mulheres com mais de 30 anos.
Sintomas Fadiga Poliúria Hematúria Dor nas costas, cólica renal (ocasional ) Oligúria Alerta diminuído D iminuição da sensibilidade, entorpecimento (especialmente das extremidades ). Anasarca
Tratamento Todos os medicamentos analgésicos considerados suspeitos, especialmente os de venda livre, devem ser interrompidos . Alterações na dieta, restrição de líquidos, diálise, transplante de rim.
Nefropatia Aguda do ácido úrico O ácido úrico está entre as substâncias naturalmente produzidas pelo organismo. É resultado da quebra das moléculas de purina – proteína contida em muitos alimentos – por ação de uma enzima chamada xantina oxidase.
Formam-se pequenos cristais de urato de sódio semelhantes a agulhinhas, que se depositam em vários locais do corpo, de preferência nas articulações, mas também nos rins.
Hiperuricemia : Superprodução ou hiperexcreção de uratos. Nos rins, a hiperuricemia é responsável pela formação de cálculos renais (litíase renal) e insuficiência renal aguda ou crônica ( nefropatia úrica).
Diagnóstico O diagnóstico de certeza é dado por um exame que mede a concentração de ácido úrico no sangue e exige oito horas de jejum para ser realizado.
Tratamento E vitar o estresse físico, Evitar uso de diuréticos e de anti-inflamatórios, Evitar a ingestão excessiva de alimentos e bebidas ricos em purina (carne vermelha, frutos do mar, peixes, como sardinha e salmão, e miúdos). Controle da pressão arterial. Medicamentos ( alopurinol ) Beber bastante água.