NORMAS DA ABNT - aula 03 (elementos pós-textuais).pptx
AdelsonSantos40
10 views
19 slides
Feb 10, 2025
Slide 1 of 19
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
About This Presentation
Normas ABNT
Size: 437.2 KB
Language: pt
Added: Feb 10, 2025
Slides: 19 pages
Slide Content
NORMAS DA ABNT Aula 03 Instrutora: Allana Karoline Calixto Lima
Elementos pós-textuais Bibliografia É basicamente uma lista única para todas as obras e documentos citados ao longo do trabalho; Incluir referências em ordem alfabética; Alinhar o texto à esquerda; Utilizar espaçamento simples entre as linhas; Incluir uma linha em branco após cada referência.
É preciso indicar o sobrenome em caixa alta, seguido do nome abreviado ou não (desde que todos os outros mantenham o mesmo padrão) e separados entre si por ponto e vírgula seguidos de espaço; SOBRENOME do autor (geralmente, o último) em letras maiúsculas, Nome (abreviado ou não). Título em negrito, grifo ou itálico: subtítulo (se houver). Edição (se houver). Local de publicação (cidade): Editora, data de publicação da obra, distribuição, impressão ou outra. Citação de livro com 1 autor: SOBRENOME, Nome Abreviado. Título: subtítulo (se houver). Edição (se houver). Local de publicação: Editora, ano de publicação. Livro com até 3 autores: SOBRENOME, Nome Abreviado; SOBRENOME, Nome Abreviado. Título: subtítulo (se houver). Edição (se houver). Local de publicação: Editora, ano de publicação.
Livro com mais de 3 autores: É possível citar o nome de todos os autores. Nesse caso, é comum incluir somente o nome do primeiro autor, utilizando a expressão “ et al ”, que significa “e outros”. Fica dessa forma: SOBRENOME, Nome Abreviado. et al. Título: subtítulo (se houver). Edição (se houver). Local de publicação: Editora, ano de publicação. Livro com autor desconhecido: Nesse caso, a entrada é feita pelo título. Não se deve utilizar o termo anônimo para substituir o nome do autor desconhecido. Fica dessa forma: TÍTULO EM CAIXA ALTA – Cidade – Editora – ano de publicação – página.
Duas ou mais obras do mesmo autor Para fazer a referência de duas ou mais obras de um mesmo autor publicadas no mesmo ano, basta acrescentar letras minúsculas, em ordem alfabética, após a data de publicação e sem espaçamento. Fica assim: SOBRENOME, Nome Abreviado. Título: subtítulo (se houver). Edição (se houver). Local de publicação: Editora, 2020a. SOBRENOME, Nome Abreviado. Título: subtítulo (se houver). Edição (se houver). Local de publicação: Editora, 2020b.
Obras coletivas ou de autoria de entidades Podem ser de associações, empresas e instituições; Para fazer a referência de obras do setor administrativo ou legal de entidades independentes, a primeira coisa é o nome da entidade em caixa alta, por extenso, e levando em conta a hierarquia, se houver; ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENFERMAGEM. Centro de Estudos em Enfermagem. Informações, pesquisas e pesquisadores em Enfermagem. São Paulo, 1916. 124 p. Se a entidade for vinculada um órgão maior e tiver um nome específico que a identifica, a entrada da referência é nome da entidade: BIBLIOTECA NACIONAL (Brasil). Bibliografia do folclore brasileiro. Rio de Janeiro: Divisão de Publicações, 1971.
Referência de legislação Ao utilizar uma citação de um artigo da legislação comum siga esse modelo: BRASIL. Lei nº X.XXX, de XX de mês de ANO. Função da lei. Diário Oficial da União, Brasília, DF, v. XX, n. XX, data de publicação do diário onde a lei foi divulgada. Seção, páginas. Referência da Constituição Federal ou Estadual É muito importante especificar a região coberta pela constituição do trecho citado. Além disso, é preciso incluir o local de sede do órgão constituinte, o ano de publicação e a página. BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988. Página.
Referências de sites e artigos online SOBRENOME, Nome Abreviado. Título: subtítulo (se houver). Nome do site, ano. Disponível em: (link). Acesso em: (data). Caso o artigo não tenha autoria conhecida, a atenção fica no nome do website em que está o texto. Nome do site. Título: subtítulo (se houver). Nome do site, ano. Disponível em: (link). Acesso em: (data). Referência de monografia, dissertação ou tese Nesses casos se inclui o nome do autor, mas também traz informações como o ano de apresentação do trabalho utilizado e o número de páginas, seguindo esse padrão: SOBRENOME, nome. Título: subtítulo. Ano de apresentação. Número de folhas ou volumes. (Categoria e área de concentração) – Instituição, Local, ano da defesa
Referência de artigo de revista e jornal SOBRENOME, nome abreviado. Título do artigo. Título da Revista, (abreviado ou não) Local de Publicação, Número do Volume, Número do Fascículo, Páginas inicial-final, mês e ano. Resumindo, toda referência bibliográfica deve conter: Autoria; Título e subtítulo da obra; Edição (número); Imprenta (local: editora e data).
O que é Apud e Et Al? Apud vem do latim e quer dizer “citado por, conforme”. É uma citação de citação. O uso do apud não é muito recomendado, pois compromete a confiabilidade da citação. Por isso, só utilize se a obra citada por você for inacessível, rara ou muito difícil de encontrar; No texto, o sobrenome do(s) autore (s) da fonte não consultada deve ser indicado, seguido do “apud” e o sobrenome do autor da obra consultada; É recomendado inserir uma nota de rodapé com a referência completa da obra citada; Na lista de referências bibliográficas, aparece somente a referência completa da obra utilizada. O autor da citação indicada pelo apud não aparece .
O “Et al.” é uma abreviação do latim et alii ou et alia e deve ser lida como “e outros”; Essa sigla deve ser usada quando houver uma citação de um texto que tenha mais de três autores, dessa forma: LIVRO : ÚLTIMO NOME, Primeiro Nome do autor et al. Título. Edição. Local de publicação: Editora, ano de publicação.
Glossário Consiste em um elemento do trabalho acadêmico o qual se lista as palavras desconhecidas da pesquisa; Título Negrito; Posição centralizada; Caixa alta. Texto do glossário Alinhamento à esquerda; Espaçamento simples; Palavras com letra inicial em caixa alta; Divisão da palavra e do seu significado por espaço e dois pontos; Fonte Arial (com tamanho 12) ou Times New Roman (com tamanho 12). Inserção dos termos conhecidos em ordem alfabética.
Apêndices Serve para complementar os argumentos contidos no desenvolvimento da pesquisa científica; Pode-se considerar apêndice, documentos como transcrições, questionários, tabelas e textos utilizados para embasar a escrita da pesquisa que sejam de autoria própria; O apêndice é um elemento que costuma ser utilizado para comprovar ou ampliar o entendimento de alguma citação da monografia; Título Letras em negrito e caixa alta; Texto centralizado; Fonte Arial ou Times New Roman; Tamanho 12; Espaçamento entrelinhas de 1,5 cm; Divisão dos documentos em ordem alfabética
Texto Tamanho 12; Alinhamento justificado; Fonte Arial ou Times New Roman; Espaçamento entrelinhas de 1,5 cm; Margem 3 cm superior e esquerda; Margem 2 cm inferior e direita.
Anexos É “texto ou documento não elaborado pelo autor, que serve de fundamentação, comprovação e ilustração”; Os anexos validam a autenticidade de um texto ou proporcionam mais credibilidade para a pesquisa científica; Letra maiúscula; Em negrito; Fonte de acordo com o restante da pesquisa, Times New Roman ou Arial; Tamanho 12; Disposição em ordem alfabética.
Logo após inserir os “prints” dos anexos (lista de empresas, termo de consentimento e e-mail de confirmação, por exemplo) é necessário escrever alguma fonte logo abaixo do documento anexado; Além disso, é preciso inserir os anexos no sumário da pesquisa científica e a sua página correspondente. Isso facilita a localização dos itens do seu trabalho de conclusão de curso durante a leitura;
Índice Tem o objetivo de apresentar os principais assuntos abordados no trabalho e indicar a numeração da página; Isso facilita a pesquisa do leitor em relação ao que interessa para a sua leitura. Portanto, esse item serve como “complemento” do sumário, pois ajuda a orientar o leitor em relação às “partes “da pesquisa; Título “índice” em negrito, caixa alta e com alinhamento centralizado. Portanto, a sua escrita no trabalho acadêmico deve ser realizada da seguinte forma: ÍNDICE; Os conteúdos do índice devem ser escritos na fonte Arial ou Times New Roman com tamanho 12; Os conteúdos devem ser escritos em formato de LISTA, assim como o sumário. Esses devem ser “ligados” às suas respectivas páginas através de pontilhados; Os conteúdos devem ser alinhados à esquerda.