Normatização CENTRO CIRÚRGICO Enfº Ariel França Pedroso
LOCALIZAÇÃO Segundo o Ministério da Saúde deve ser localizada a UNIDADE de Centro Cirúrgico do modo a ficar livre do trânsito de pessoas e materiais estranhos ao trabalho que nele se realiza. Observando que as salas estejam agrupadas e com boa circulação; Local com pouco ruído e estar próxima ou ter fácil acesso às unidades cirúrgicas, Próximas as unidades de tratamento intensivo, quando houver.
ESTRUTURA FISÍCA Divide-se em três setores: Centro Cirúrgico, propriamente dito. Sala de Recuperação Pós Anestésica (SRPA). Centro de Material e Esterilização.
NORMATIZAÇÃO Segundo a Portaria 1884, o CC é composto basicamente de: Vestiários (masculino e feminino) Área de conforto/Copa Sala dos cirurgiões e anestesistas Sala de Enfermagem Expurgo Lavabo Sala de Operação (SO), entre outros
RESOLUÇÃO-RDC Nº 50, DE 21 DE FEVEREIRO DE 2002 Dispõe sobre o Regulamento Técnico para planejamento ; Programação; E laboração e avaliação de projetos físicos de estabelecimentos assistenciais de saúde . Determina o tamanho da sala cirúrgica e parâmetros para funcionamento;
ESTRUTURA FISÍCA Sala de cirurgia ortopédica (pequena)– 20m² Sala de cirurgia geral (média) – 25m² ; Sala de neurocirurgia (grande) – 36m²;
ÁREAS DO CENTRO CIRÚRGICO Vestiário Localizados na entrada do CC, onde é realizado o controle de entrada das pessoas autorizadas após vestirem a roupa privativa da unidade. Deve possuir chuveiros, sanitários e armários para guarda de roupas e objetos pessoais.
ESTRUTURA CENTRO CIRÚRGICO Estrutura da sala operatória: D eve ter cantos arredondados para facilitar a limpeza; as parede, o piso e as portas devem ser laváveis e de cor neutra e fosca. O piso, particularmente, deve ser de material condutivo, ou seja, de proteção contra descarga de eletricidade estática; As tomadas devem possuir sistema de aterramento para prevenir choque elétrico e estar situadas a 1,5m do piso.
SALA OPERATORIA CENTRO CIRÚRGICO
ESTRUTURA CENTRO CIRURGICO As portas devem ter visor e tamanho que permita a passagem de macas, camas e equipamentos cirúrgicos. As janelas devem ser de vidro fosco, teladas e fechadas quando houver sistema de ar condicionado. A iluminação do campo operatório ocorre através do foco central ou fixo e, quando necessário, também pelo foco móvel auxiliar.
ESTRUTURA CENTRO CIRURGICO
ESTRUTURA CENTRO CIRURGICO LAVABO Localiza-se em uma área ao lado da SO e é o local onde a equipe cirúrgica faz a degermação das mãos e antebraços com o uso de substâncias degermantes antissépticas, com a ação mecânica da escovação. As torneiras do lavabo devem abrir e fechar automaticamente ou através do uso de pedais;
LAVABO
ESTRUTURA CENTRO CIRURGICO FIXOS: F oco central ; N egatoscópio , Sistema de canalização de ar e gases; MÓVEIS : Mesa cirúrgica e acessórios, perneiras, suporte de ombros, Aparelhos de anestesia , Mesas auxiliares, A spirador de secreções, F ocos auxiliares.
NEGATOSCÓPIO
FOCO CENTRAL
CANALIZAÇÃO DE AR E GASES
MESA CIRÚRGICA
APARELHO ANESTÉSICO
APARELHO CARDIOVERSÃO
APARELHO DESFIBRILADOR
ESTRUTURA CENTRO CIRURGICO OS EQUIPAMENTOS AUXILIARES São aqueles que podem ser movimentados pela sala, S uporte de hamper e bacia, mesas auxiliares, Bisturi elétrico, F oco auxiliar, B anco giratório, escada, estrado, C arros ou prateleiras para materiais estéreis, e soluções antissépticas.
HAMPER / CARROS EXTERNOS
BISTURI ELÉTRICO
Sala de Recuperação Pós-Anestésica (SRPA) É a área destinada à permanência do paciente logo após término da cirurgia. Nesta sala o paciente é de responsabilidade do anestesista e fica aos cuidados das equipes de enfermagem e médica. Em caso de operações de alta complexidade, a recuperação pode ser feita na UTI.
Sala de Recuperação Pós-Anestésica
NORMATIZAÇÃO Estabelecido os elementos necessários da normatização oferece o bom funcionamento do entro cirúrgico; Pode-se com muito mais facilidade atingir os seguintes objetivos: Preservação e assepsia e rotinas Cumprimento das normas e rotinas Melhor fluxo do material do pessoal e do paciente .
LISTA DE ATIVIDADES Como deve ser localização de um Centro Cirúrgico? Como é dividido a estrutura física de um Centro Cirúrgico, citando suas dimensões de sala operatória? Descreva sobre a estrutura física de uma sala operatória? Cite quais são os equipamentos fíxicos no entro Cirúrgico Cite as vestimentas e EPI’s que deve ser usado dentro do Centro Cirúrgico.
REFERENCIAS https://enfermagemilustrada.com/centro-cirurgico/ https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/profae/pae_cad5.pdf http://www.sintetufu.org/wp-content/uploads/2020/01/Enfermagem-no-centro-cir%C3%BArgico.pdf SMELTZER, S. C.; BARE, B. G. Bruner & Suddarth - Tratado de Enfermagem médico-cirúrgico . 10 ed. Rio de janeiro: Guanabara Koogan, 2005.