“O caso dos exploradores de caverna” Fundamentos Históricos do Direito – Lourembergue Amanda Duarte Andréia de Oliveira Aparecida Clara de Oliveira Igor Nakayama Jarbes Paredes Jennifer da Conceição Silva Katharina Yamashita Maryjane Almeida Raphael Denner Thais Nayane
Biografia: Lon Luvois Fuller ☆ 1902 - † 1978 Estudou Direito e Economia em Stanford, atuava como professor de Teoria de Direito. Publicou diversos estudos sobre teoria do direito, direito civil e filosofia.
Lon Fuller ficou conhecido mundialmente por sua obra O Caso dos exploradores de caverna (1949), que foi lido e discutido por milhares de estudantes de direito. O autor possui sete obras, porem só duas delas foram traduzidas para o português: “O caso dos denunciantes invejosos” e “O caso dos exploradores de caverna”.
Analise do título : “ O caso dos exploradores de caverna” O título da obra a denomina de forma precisa, pois se inicia contando um caso ocorrido em uma caverna que se transforma em um caso jurídico de grande repercussão. O título abrange dois planos, o caso da caverna e o caso tribunal do júri entre os juízes. A palavra caso remete a um acontecimento, uma historia eventualidade. Isto é o que se apresenta na obra “O caso dos exploradores de caverna”.
Resumo do livro Roger e mais 4 exploradores ficaram presos em uma caverna. Após certo tempo eles conseguiram contato por um radio. Roger deu a ideia de um ser sacrificado para servir de alimento aos demais, mas desistiu. Seus companheiros seguiram com o acordo e Roger foi morto. Após 32 dias, eles saíram da caverna e foram julgados por quatro juízes: Foster, Tatting, Keen, e Handy. Então acusados e condenados à pena de morte.
Idéia central A ideia central é um conflito de um caso peculiar, que cabe á sociedade, representada por 4 juízes, diante de um tribunal decidir o destino dos réus por infringirem uma lei. Porém o caso ainda gera um sentimento de piedade pelo estado em que ficaram os assassinos, e aos juízes, resta uma duvida de onde pode chegar a lei em determinadas situações.
Argumentação do autor Lon Fuller não argumenta nada em relação ao caso dos exploradores, porém seu livro tem em base o estudo da argumentação jurídica. Fuller acredita que a lei deve ser aplicada sem se tornar prejudicial para ambas as partes.
Três pontos importantes O DESMORONAMENTO O ACORDO DOS EXPLORADORES O JULGAMENTO DOS EXPLORADORES
A opinião do grupo Após muita discussão acerca do livro “O caso dos exploradores de caverna’, o posicionamento do grupo é o mesmo que Handy, J., que concluiu que os réus são inocentes , pois já sofreram tormentos e humilhações suficientes.
Bibliografia http://pt.wikipedia.org/wiki/Lon_Fuller http://www.youtube.com/watch?v=3XXEEiGy68o http://www.jurisway.org.br/v2/dhall.asp?id_dh=3167 Livro: O caso dos exploradores de caverna – Lon L. Fuller