O Mito Hoje

11,086 views 19 slides Nov 07, 2013
Slide 1
Slide 1 of 19
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19

About This Presentation

Trabalho de Fundamentos da Filosofia, 1º período de Administração, UERN, Pau dos Ferros-RN. O Mito Hoje: Positivismo, Cientificismo, O mito na mídia, O mito no cotidiano, O lado negativo do mito.


Slide Content

O Mito Hoje

O mito ainda está presente em nossa vida em pleno século XXI? São diferentes de antigamente?

Sim, ele existe, por meio das crenças, temores e desejos, mas o mito não tem tanto poder quanto tinha antigamente, pois com o pensamento crítico racional o indivíduo é capaz de encontrar explicações mais lógicas para os acontecimentos.

Os mitos hoje pode ser dividido em dois tipos: Mitos autênticos ; Mitos Fabricados.

Mecanismos utilizados na fabricação do mito: Omissão da História; Identificação; Quantificação da qualidade; Constatação.

O mito na Mídia

James Dean “O Mito da Juventude Transviada” James Dean foi um jovem ator norte americano, o qual chegou à participar de grandes filmes em sua rápida passagem pelo mundo, sendo os mais conhecidos: " East of Eden ", "Rebel Without a Cause", e " Giant ", tornando-se um ídolo de toda uma geração.

Antes de sua grande carreira nos cinemas, Dean estudo na “UCLA”, onde se especializou na arte do teatro, nessa época fez diversos trabalhos “biscates” para se sustentar. Depois do conselho de um amigo, ele se mudou para Nova Iorque, onde realizou papéis em palcos de teatro. Dean então aprimorou suas habilidades enquanto estudava sob a orientação de “Lee Strasberg ” em sua famosa escola “ Actors Studio”. Ficando conhecido, surgiram alguns convites para a participação em: "Kraft Television Theater " "Studio One " "Lux Video Theatre " and a defining part in "The Immoralist ", o que fez com que Hollywood o convidasse para a participação em filmes. Fora dos sets de filmagem, era conhecido por uma agitada vida social, fumava e bebia, e possuía um enorme fascínio por carros velozes e pela velocidade em si ( paixão que lhe custou a vida).

Marilyn Monroe “O Mito Sexual” Marilyn Monroe é possivelmente a figura mais emblemática da cultura americana e o símbolo sexual máximo, incorporando tudo o que Hollywood representa: glamour e sex-appeal. Sua icônica persona loira e sensual revolucionou para sempre a indústria do cinema e, até hoje, é muito influente na cultura popular.

Enquanto Marilyn representa tudo o que é fascinante sobre Hollywood, a história perturbadora de sua vida privada igualmente representa tudo o que é obscuro em Hollywood. Marilyn foi realmente manipulada por "doutores da mente" de alto nível, que controlavam todos os aspectos de sua vida e fizeram com que ela perdesse basicamente sua mente. Sua morte, na idade de 36 é uma das primeiras "mortes misteriosas" de celebridades na cultura popular.  Enquanto muitos fatos apontam para um assassinato, sua morte ainda é classificada como um "provável suicídio". Enquanto muitos biógrafos explicam as dificuldades de Marilyn e "problemas psicológicos", reunindo fatos sobre sua vida combinado com o conhecimento do lado negro de Hollywood, revela-se algo muito mais sombrio: Marilyn Monroe foi uma das primeiras celebridades submetidas ao controle mental monarca, um ramo do programa MK-Ultra da CIA.

O Mito no Cotidiano

O mito está presente também permeado de “rituais”, mesmo que secularizados e lembram ritos de passagem. Alguns exemplos são: as comemorações de nascimento, casamento, os festejos de ano-novo, as festas de formatura, de debutantes e trote de calouros.

O lado Negativo do Mito

O Nazismo Surge como uma ideologia mítica de grande paixão pelo Nacionalismo; A valorização da Raça Ariana e genocídio de judeus e ciganos;

Esses fatores comprovam que “Sim”. O mito ainda está presente na sociedade atual juntamente com a razão. S e complementando e gerando o Pensamento Reflexivo que diversas vezes rejeita alguns mitos, principalmente os de valor destrutivo ou os que conduzem a desumanização da sociedade. Conservar a essência do mito na era atual e também nas próximas é uma tarefa de manutenção do ser humano como pessoa. O mito não consiste em somente uma explicação pré -gerada dos fatos, mas sim a expressão do sentimento, este sempre estará presente na percepção de mundo feita pelo homem.

CASSIER, Ernest. Antropologia Filosófica. São Paulo: Mestre Jou , 1987; MARTINS, Maria Helena Pires. Temas da Filosofia. São Paulo: Moderna, 1992; Sites: http :// www.mundodosfilosofos.com.br http :// pt.wikipedia.org/wiki/Marilyn_Monroe http :// pt.wikipedia.org/wiki/James_Dean Fontes de pesquisa

Equipe Antonio Neto Fábio Roque Matheus Lima Railson Halesson Sarah Neres

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN Campus Avançado “ Profª . Maria Elisa de Albuquerque Maia”- CAMEAM Disciplina: Fundamentos da Filosofia 1º Período de Administração Professora: Kaiza Maria Alencar de Oliveira

Fim