O Perfil Empreendedor segundo José Carlos Assis Dornelas
CristinaMachado13
5,144 views
20 slides
Nov 25, 2018
Slide 1 of 20
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
About This Presentation
Apresentação de trabalho acadêmico sobre a visão empreendedora de Dornelas.
Size: 6.01 MB
Language: pt
Added: Nov 25, 2018
Slides: 20 pages
Slide Content
O Perfil Empreendedor Segundo José Carlos Assis Dornelas Acadêmicos: Cristina Machado, Davi Alves e Lucas Correia Professor: Mário Sérgio Gonçalves de Camargo 3º Período - Administração
“O empreendedor é aquele que faz as coisas acontecerem, antecipa os fatos e tem uma visão futura da organização”.
Conceito de Empreendedorismo Empreender segundo Dornelas é a capacidade de inovar mesmo em situações caóticas no âmbito empresarial, criando novas ideias e/ou novos produtos. Envolvendo pessoas e processos na transformação de uma ideia em oportunidades. O termo Empreendedorismo tem se intensificado desde a década de 1.990. E está se expandindo cada vez mais no Brasil devido ao alto índice de desemprego.
A Revolução do Empreendedorismo No século XX criaram-se diversificadas inovações para aprimorar o estilo de vida das pessoas. Geralmente frutos de algo original ou de um novo conceito de aperfeiçoar o que já existia. Por trás dessas invenções existem pessoas dedicadas, visionárias e aptas a desenvolver um feito ainda não realizado por outros, são criativas e empreendem de tal forma, que deixam seu legado na história. O empreendedorismo tornou-se disciplina, forma de agir, opção profissional e objeto para o desenvolvimento econômico e social.
Empreendedorismo no Brasil Passou a disseminar-se desde 1.990 com a existência de Instituições de apoio a pequenas e micro empresas como o Sebrae e a partir de 1.999 e 2.000 com a expansão das empresas “ pontocom ”. Pois antes disso quase não se falava de empreendedorismo e a criação de pequenas empresas, levando em consideração a situação política e econômica do país;
Empreendedorismo no Brasil Nisso com a importância do termo na sociedade e a necessidade de manter o espírito empreendedor, houveram incentivos provindos de algumas Universidades e Instituições de Ensino adotando a ideia da criação de novos negócios motivando a criatividade dos jovens no quesito “empresa” e “novos negócios”.
O Perfil Empreendedor O empreendedor é aquele que busca alternativas para melhorias tanto dentro da empresa em que se encontra quanto fora dela, criando algo diferenciado, bem como novos produtos, novos mercados e principalmente otimizando os custos. O Empreendedor tende a buscar estratégias para o seu negócio e baseia-se no planejamento de toda a estrutura de possibilidades que existirão com a implantação de sua ideia, sendo elas boas ou más para o empreendimento, analisando soluções para os possíveis reveses antecipadamente .
O Perfil Empreendedor De acordo com Dornelas (2008) o empreendedor é aquele que detecta uma oportunidade e cria um negócio para capitalizar sobre ela, assumindo os riscos calculados.
Empreendedor x Administrador Nem todo administrador é um empreendedor, apesar de praticamente todo empreendedor de sucesso atribuir as funções de um administrador, que segundo Henry Fayol consiste em: Planejar, Organizar, Dirigir(coordenar e comandar) e Controlar. O ciclo empreendedor é o seguinte: Surge uma nova ideia, passando a surgir uma inovação e desta, geralmente, uma nova organização.
Empreendedorismo de Oportunidade Empreendedorismo de oportunidade: é quando o idealista projeta sua trajetória para alcançar suas metas. Montando uma empresa de forma planejada, voltada à obtenção de lucros e na expansão econômica do negócio, gerando emprego e renda.
Empreendedorismo de Necessidade Empreendedorismo de necessidade: Comumente são negócios criados sem planejamento, de forma informal, onde o empreendedor busca uma forma rápida e eficaz para ganhar dinheiro. E devido a essas características, tendem ao fracasso aumentando o índice de mortalidade empresarial.
Processo Empreendedor Identificar e avaliar a oportunidade; Desenvolver o Plano de Negócios; Determinar e captar os recursos necessários; Gerenciar a empresa criada;
Características dos Empreendedores de Sucesso São visionários; Sabem tomar decisões; São indivíduos que fazem a diferença; Sabem explorar ao máximo as oportunidades; São determinados, dinâmicos e sociáveis; São dedicados; Inovadores; Líderes.
Mitos Sobre os Empreendedores Mito 1: Empreendedores são natos, nascem para o sucesso. Realidade: Enquanto a maioria dos empreendedores nascem com um certo nível de inteligência, empreendedores de sucesso acumulam habilidades relevantes, experiências e contatos com o passar dos anos.
Mitos Sobre os Empreendedores Mito 2: Empreendedores são "jogadores" que assumem riscos altíssimos. Realidade: Tomam riscos calculados, evitam riscos desnecessários, compartilham o risco com os outros (descentralização) e dividem o risco em "partes menores".
Mitos Sobre os Empreendedores Mito 3: Os empreendedores são "lobos solitários" e não conseguem trabalhar em equipe. Realidade: São ótimos líderes, criam times/ equipes, desenvolvem excelente relacionamento no trabalho com colegas, parceiros, clientes e fornecedores.
"O bom empreendedor sabe como e quais riscos assumir". José Dornelas