O Perfil Empreendedor segundo José Carlos Assis Dornelas

CristinaMachado13 5,144 views 20 slides Nov 25, 2018
Slide 1
Slide 1 of 20
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20

About This Presentation

Apresentação de trabalho acadêmico sobre a visão empreendedora de Dornelas.


Slide Content

O Perfil Empreendedor Segundo José Carlos Assis Dornelas Acadêmicos: Cristina Machado, Davi Alves e Lucas Correia Professor: Mário Sérgio Gonçalves de Camargo 3º Período - Administração

“O empreendedor é aquele que faz as coisas acontecerem, antecipa os fatos e tem uma visão futura da organização”.

Conceito de Empreendedorismo Empreender segundo Dornelas é a capacidade de inovar mesmo em situações caóticas no âmbito empresarial, criando novas ideias e/ou novos produtos. Envolvendo pessoas e processos na transformação de uma ideia em oportunidades.  O termo Empreendedorismo tem se intensificado desde a década de 1.990. E está se expandindo cada vez mais no Brasil devido ao alto índice de desemprego.

A Revolução do Empreendedorismo No século XX criaram-se diversificadas inovações para aprimorar o estilo de vida das pessoas. Geralmente frutos de algo original ou de um novo conceito de aperfeiçoar o que já existia.  Por trás dessas invenções existem pessoas dedicadas, visionárias e aptas a desenvolver um feito ainda não realizado por outros, são criativas e empreendem de tal forma, que deixam seu legado na história.  O empreendedorismo tornou-se disciplina, forma de agir, opção profissional e objeto para o desenvolvimento econômico e social.

Empreendedorismo no Brasil Passou a disseminar-se desde 1.990 com a existência de Instituições de apoio a pequenas e micro empresas como o Sebrae e a partir de 1.999 e 2.000 com a expansão das empresas “ pontocom ”. Pois antes disso quase não se falava de empreendedorismo e a criação de pequenas empresas, levando em consideração a situação política e econômica do país;

Empreendedorismo no Brasil Nisso com a importância do termo na sociedade e a necessidade de manter o espírito empreendedor, houveram incentivos provindos de algumas Universidades e Instituições de Ensino adotando a ideia da criação de novos negócios motivando a criatividade dos jovens no quesito “empresa” e “novos negócios”.

O Perfil Empreendedor O empreendedor é aquele que busca alternativas para melhorias tanto dentro da empresa em que se encontra quanto fora dela, criando algo diferenciado, bem como novos produtos, novos mercados e principalmente otimizando os custos. O Empreendedor tende a buscar estratégias para o seu negócio e baseia-se no planejamento de toda a estrutura de possibilidades que existirão com a implantação de sua ideia, sendo elas boas ou más para o empreendimento, analisando soluções para os possíveis reveses antecipadamente .

O Perfil Empreendedor De acordo com Dornelas (2008) o empreendedor é aquele que detecta uma oportunidade e cria um negócio para capitalizar sobre ela, assumindo os riscos calculados.

Empreendedor x Administrador Nem todo administrador é um empreendedor, apesar de praticamente todo empreendedor de sucesso atribuir as funções de um administrador, que segundo Henry Fayol consiste em: Planejar, Organizar, Dirigir(coordenar e comandar) e Controlar. O ciclo empreendedor é o seguinte: Surge uma nova ideia, passando a surgir uma inovação e desta, geralmente, uma nova organização.

Empreendedorismo de Oportunidade  Empreendedorismo de oportunidade: é quando o idealista projeta sua trajetória para alcançar suas metas. Montando uma empresa de forma planejada, voltada à obtenção de lucros e na expansão econômica do negócio, gerando emprego e renda. 

Empreendedorismo de Necessidade Empreendedorismo de necessidade: Comumente são negócios criados sem planejamento, de forma informal, onde o empreendedor busca uma forma rápida e eficaz para ganhar dinheiro. E devido a essas características, tendem ao fracasso  aumentando o índice de mortalidade empresarial.     

Processo Empreendedor Identificar e avaliar a oportunidade; Desenvolver o Plano de Negócios; Determinar e captar os recursos necessários; Gerenciar a empresa criada;

Características dos Empreendedores de Sucesso São visionários; Sabem tomar decisões; São indivíduos que fazem a diferença; Sabem explorar ao máximo as oportunidades; São determinados, dinâmicos e sociáveis; São dedicados; Inovadores; Líderes.

Mitos Sobre os Empreendedores Mito 1: Empreendedores são natos, nascem para o sucesso. Realidade: Enquanto a maioria dos empreendedores nascem com um certo nível de inteligência, empreendedores de sucesso acumulam habilidades relevantes, experiências e contatos com o passar dos anos.

Mitos Sobre os Empreendedores Mito 2: Empreendedores são "jogadores" que assumem riscos altíssimos. Realidade: Tomam riscos calculados, evitam riscos desnecessários, compartilham o risco com os outros (descentralização) e dividem o risco em "partes menores".

Mitos Sobre os Empreendedores Mito 3:   Os empreendedores são "lobos solitários"  e não conseguem trabalhar em equipe. Realidade:  São ótimos líderes, criam times/ equipes, desenvolvem excelente relacionamento no trabalho com colegas, parceiros, clientes e fornecedores.

"O bom empreendedor sabe como e quais riscos assumir". José Dornelas

OBRIGADO PELA ATENÇÃO!
Tags