Orações subordinadas - adverbiais.(1).pptx

BiancaNogueira42 47 views 27 slides Sep 05, 2024
Slide 1
Slide 1 of 27
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21
Slide 22
22
Slide 23
23
Slide 24
24
Slide 25
25
Slide 26
26
Slide 27
27

About This Presentation

Português


Slide Content

Português Vanessa 9º M Orações Subordinadas Adverbiais

Agenda – Aula 1 Classe : Exercício no caderno Casa : Fazer um quadro com as conjunções subordinativas.

Agenda – Aula 2 Classe : Exercício no caderno. Casa : Estudar o conteúdo de orações subordinadas adverbiais – caderno de atividades p. 56 a 61.

Orações subordinadas As orações subordinadas são as orações que dependem de outras, no período, e que não têm sentido completo se aparecerem isoladas. Dependendo da função que desempenham, os tipos de orações subordinadas são: substantivas , adjetivas ou adverbiais .

Orações subordinadas adverbiais As orações subordinadas adverbiais são aquelas que exercem função de advérbio. São classificadas em causais, comparativas, concessivas, condicionais, conformativas, consecutivas, finais, temporais e proporcionais.

Oração subordinada adverbial causal . Apresenta a causa do acontecimento da oração principal. Pode ser iniciada pelas seguintes conjunções ou locuções: porque que porquanto visto que uma vez que já que pois que por isso que como como que visto como Já que está chovendo, ficaremos em casa. A cidade ficou alagada porque as chuvas estão mais intensas.

Oração subordinada adverbial consecutiva . Apresenta a consequência do acontecimento da oração principal. Pode ser iniciada pelas seguintes conjunções ou locuções: que tanto que tão que tal que tamanho que de forma que de modo que de sorte que de tal forma que As pessoas da torcida gritaram tanto que ficaram roucas. Mariana desistiu de ser perfeita, de modo que acabou sendo feliz.

Oração subordinada adverbial condicional . Apresenta uma condição para a realização ou não do acontecimento da oração principal. Pode ser iniciada pelas seguintes conjunções ou locuções: se salvo se desde que exceto se caso desde contando que sem que a menos que uma vez que sempre que a não ser que Caso você não saia de casa , passo por lá para te ver. Se ele cumprir sua parte do acordo , poderemos seguir conforme planejado. Você fará uma boa prova desde que se esforce .

Oração subordinada adverbial concessiva . Apresenta uma concessão ao acontecimento da oração principal, ou seja, apresenta uma ideia de contraste e contradição . Pode ser iniciada pelas seguintes conjunções ou locuções: embora conquanto ainda que mesmo que se bem que posto que apesar de que por mais que por pouco que por muito que Embora seja de risco , concordo com a realização do negócio. Farei o que acho correto, mesmo que você seja contra .

Oração subordinada adverbial temporal . Apresenta uma circunstância de tempo ao acontecimento da oração principal. Pode ser iniciada pelas seguintes conjunções ou locuções: quando enquanto agora que logo que desde que assim que tanto que apenas antes que até que sempre que depois que cada vez que mal Quando ouço esta música , penso em você. Mal entrei no banho , o telefone tocou.

Oração subordinada adverbial final . Apresenta o fim ou finalidade do acontecimento da oração principal. Pode ser iniciada pelas seguintes conjunções ou locuções: a fim de que para que que Todos se esforçaram para que tudo desse certo . A aluna estudou durante muitas horas a fim de que não reprovasse .

Oração subordinada adverbial comparativa . Apresenta uma comparação com o acontecimento da oração principal. Pode ser iniciada pelas seguintes conjunções ou locuções: como mais do que menos do que assim como bem como que nem tanto quanto É tão desgastante correr atrás como ficar esperando . Meu pai age como já agia meu avô .

Oração subordinada adverbial proporcional . Apresenta uma ideia de proporcionalidade com o acontecimento da oração principal. Pode ser iniciada pelas seguintes conjunções ou locuções: à proporção que à medida que ao passo que quanto mais… mais quanto menos… menos quanto maior… maior quanto maior… menor Ele melhorava sua forma física à medida que treinava . Quanto mais independente a filha ficava , mais sozinha a mãe se sentia.

Oração subordinada adverbial conformativa . Apresenta uma ideia de conformidade, de concordância e regra em relação ao acontecimento da oração principal. Pode ser iniciada pelas seguintes conjunções ou locuções: conforme como consoante segundo Faço bolos conforme minha avó me ensinou . O campeonato será disputado segundo as regras estabelecidas pelo comitê.

Coordenada explicativa x Subordinada adverbial causal A oração subordinada adverbial causal apresenta um motivo, uma causa da ação, do acontecimento, da ocorrência apresentada na oração principal. Vejamos: O rapaz jogou fora o bilhete porque não tinha acertado os números da loteria. Nela temos a ocorrência de um fato (não acertar os números) que provoca um efeito (jogar fora o bilhete). Dessa forma, observamos que, como se trata de um fato que resulta em outro, ocorre antes daquele expresso na oração principal. Há, portanto, uma diferença temporal. Na prática, poderemos observar também uma diferença no emprego dos tempos verbais: Causa no presente – efeito no pretérito Causa no pretérito – efeito no pretérito mais que perfeito

Agora vejamos este caso: Deve ter chovido, pois o chão está molhado. Aqui temos uma hipótese (Deve ter chovido) e a explicação para eu ter feito essa suposição (o chão está molhado). Mas isso não garante que foi de fato chuva… pode ter sido a faxineira que lavou o chão, o jardineiro que regou o gramado e molhou o entorno, o caminhão-pipa lavando a rua… ou seja, temos uma Oração Coordenada Sindética Explicativa. Resumindo: será adverbial causal a oração que tiver uma relação de causa-efeito, com diferença de tempo entre as ações/fatos (causa sempre anterior ao efeito numa linha cronológica) e será coordenada explicativa uma justificativa para ordem ou a explicação para uma hipótese.

Exercício

1. Classifique as orações subordinadas adverbiais: Eu me comportei tão bem que pude passear no parque . b ) Caso necessite de maiores informações , envie um e-mail para o responsável. c ) Fui aprovada, embora não tenha estudado muito . d ) Compramos as passagens a fim de que pudéssemos viajar logo . e) Consoante afirmam alguns , a história se repete. f) Ainda que implores , não te direi nada. g) Desce para que eu te abrace . h) Quando enferruja , o ferro aumenta de peso. i) Doente tem estado ela, desde que aqui chegou.

2. (PUC – SP) Leia com atenção o seguinte trecho do texto para responder à questão: “Então, os peixes jovens, já não era mais possível segurá-los; agitavam as nadadeiras nas margens lodosas para ver se funcionavam como patas, como haviam conseguido fazer os mais dotados. Mas precisamente naqueles tempos se acentuavam as diferenças entre nós…” As palavras destacadas indicam, respectivamente, a) ( ) finalidade, oposição, comparação, conformidade. b) ( ) oposição, finalidade, conformidade, oposição. c) ( ) conformidade, finalidade, oposição, comparação. d) ( ) finalidade, comparação, conformidade, oposição. e) ( ) comparação, finalidade, oposição, conformidade.

3 . Use o código abaixo para classificar as orações subordinadas adverbiais  destacadas: (1) oração subordinada adverbial causal; (2) oração subordinada adverbial consecutiva; (3) oração subordinada adverbial concessiva; (4) oração subordinada adverbial condicional; (5) oração subordinada adverbial comparativa; (6) oração subordinada adverbial conformativa; (7) oração subordinada adverbial final; (8) oração subordinada adverbial proporcional; (9) oração subordinada adverbial temporal. 1. ( ) O que você faria se ela entrasse por aquela porta? 2. ( ) Antes que essa coluna fosse publicada , tomei a decisão. 3. ( ) “Nossa aventura existencial terá mais ou menos chance à medida que esse chão for confiável.” 4. ( ) Conquanto estivesse descontente , não desistia do plano. 5. ( ) Segundo previu o economista , o mercado se estabilizou. 6. ( ) As vendas subirão, uma vez que os juros baixaram. 7. ( ) A comida era tão boa que todos silenciaram em volta da mesa. 8. ( ) As mulheres sempre são mais simpáticas que os homens. 9. ( ) Faremos esforço, para que não haja conflitos. 10. ( ) Mal se sentou na cadeira presidencial , passou a ver conspirações em tudo. 11. ( ) Mesmo que insista no pedido, não irei à posse do prefeito.

1. a) Oração subordinada adverbial consecutiva. b ) Oração subordinada adverbial condicional. c ) Oração subordinada adverbial concessiva. d ) Oração subordinada adverbial final. e) Oração subordinada adverbial conformativa. f) Oração subordinada adverbial concessiva. g) Oração subordinada adverbial final. i) Oração subordinada adverbial temporal. 2. Letra D 3° questão: 4 – 9 – 8 – 3 – 6 – 1 – 2 – 5 – 7 – 9 - 3 Gabarito
Tags