Oração, jejum e esmola quaresma 2012

PauloJesus7 3,098 views 5 slides Mar 02, 2012
Slide 1
Slide 1 of 5
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5

About This Presentation

No description available for this slideshow.


Slide Content

QUARESMA! ” A Quaresma oferece-nos a oportunidade de reflectir mais uma vez sobre o cerne da vida cristã: o Amor. Com efeito, este é um tempo propício para renovarmos, com a ajuda da Palavra de Deus e dos Sacramentos, o nosso caminho pessoal e comunitário de fé. Trata-se de um percurso marcado pela oração e a partilha, pelo silêncio e o jejum, com a esperança de viver a Alegria Pascal.” (Papa Bento XVI)

ORAÇÃO! Entramos neste tempo de deserto para o encontro com o Senhor , para aprender a não cair na tentação e buscar uma vida de verdadeira conversão. Somos convidados por Jesus a experimentar a delicadeza do silêncio, a buscá-Lo pela oração. Somente quem faz o salutar silêncio conseguirá ouvir a voz de Deus, ouvir o que o Senhor tem para nos falar… Neste tempo de deserto, de oração, de silêncio e de recolhimento… somos convidados incessantemente a orar e meditar sobre a Palavra de Deus . …passar um tempo em silêncio e meditação não é tempo perdido, ao contrário, é um tempo de saborear a presença de Deus pela meditação da Palavra , que nos levará a aprofundar a nossa vida cristã, e com isso faremos uma inserção maior e mais proveitosa na vida em Cristo. Assim, estaremos ouvindo a voz da Igreja que nos chama à conversão e, consequentemente, à missão. Estar com Cristo é tomar consciência da importância da oração na sua vida … Assim, para chegar à intimidade precisamos do silêncio de todo o próprio ser, o que requer zonas de silêncio efectivo e disciplina pessoal, que favoreçam o contacto com Deus. Dom Orani João Tempesta , Arcebispo do Rio de Janeiro O fruto do silêncio é a oração, o fruto da oração é a fé, o fruto da fé é o amor, o fruto do amor é o serviço, o fruto do serviço é a paz.

JEJUM!  A Quaresma deverá ser um tempo para “jejuar” alegremente de certas coisas e também para “fazer festa” de outras.   Neste tempo deveremos:    jejuar de julgar os outros e    festejar porque Deus habita neles.   ·  jejuar do fixarmo-nos sempre nas diferenças     e fazer festa por aquilo que nos une na vida.  ·     jejuar das trevas da tristeza e celebrar a luz. ·     jejuar de pensamentos e palavras doentias   e alegrarmo-nos com palavras carinhosas e edificantes. jejuar de desilusões  e festejar a gratidão. jejuar do ódio   e festejar a paciência santificadora. ·     jejuar de pessimismos, e  viver a vida com optimismo            como uma festa contínua. ·     jejuar de preocupações, queixas e egoísmos;   festejar a esperança  e a Divina Providência. ·     jejuar de pressas e angústias;   fazer festa em oração contínua   à Verdade Eterna.   Quaresma tempo de encontro com Deus   Del “taco” del Corazón de Jesús Senhor, nosso Deus e nosso Pai, que nos ensinastes pela Palavra de Jesus que o homem não vive só de pão, conduzi-nos pelo Espírito ao deserto, para escutarmos sempre mais a sua voz.

esmola! Se o Espírito de Deus habita em nós, então o Seu Espírito de misericórdia, de solidariedade, de generosidade também habita em nós! O Espírito que nos faz olhar o outro, sair de nós próprios para ir em busca do outro também habita em nós! Ao longo desta Quaresma saibamos viver o sentido de esmola, de caridade e misericórdia para com os outros com este sentido: o Espírito de Deus habita em nós, nos nossos corações e dá-nos esta capacidade de amar, de partilhar. Que saibamos viver a esmola não com o sentido de ‘pena’, do ‘coitadinho’… mas com o sentido de toda uma lógica de vida em que o que eu tenho não me pertence. Será que alguma vez já parei para pensar que tudo o que eu tenho é dom, me foi oferecido? Alguma vez já parei para pensar que se o que tenho é dom, faz todo o sentido partilhá-lo com os outros, entregá-lo aos outros? A verdade é que no final da nossa vida tudo o que tenhamos acumulado de bens materiais não fará diferença nenhuma… …o que fará diferença serão as marcas de Amor que consigamos deixar nos outros, porque tudo o resto desaparece! O único que prevalece são os gestos, as marcas de Amor que deixamos nos outros: a maneira como educamos os nossos filhos, a forma como somos filhos dos nossos pais, amigos dos nossos amigos, com amizade verdadeira, a forma como nos preocupamos em ser Família com F grande para com os nossos familiares, a forma como respeitamos cada ser humano como criação de Deus.  Isto é construir o Reino de Deus: preocuparmo-nos activamente em deixar marcas de Amor à nossa volta! Família Missionária Verbum Dei Ao seres generoso para com o pobre, tu dás daquilo que lhe pertence. Porque aquilo que te atribuis a ti, foi dado em comum para uso de todos. (Santo Ambrósio) O Espírito de Deus habita em nós!

SALMO 27 (26) Senhor é minha luz e salvação: a quem hei-de temer? O Senhor é o protector da minha vida: de quem hei-de ter medo? Uma coisa peço ao Senhor, por ela anseio: habitar na casa do Senhor todos os dias da minha vida, para gozar da suavidade do Senhor e visitar o seu santuário. Ouvi, Senhor, a voz da minha súplica, tende compaixão de mim e atendei-me. A vossa face, Senhor, eu procuro: não escondais de mim o vosso rosto. Espero vir a contemplar a bondade do Senhor na terra dos vivos. Confia no Senhor, sê forte. Tem coragem e confia no Senhor.
Tags