Os 4 r´s completo

19,183 views 12 slides May 23, 2010
Slide 1
Slide 1 of 12
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12

About This Presentation

No description available for this slideshow.


Slide Content

Os 4 R´s Trabalho realizado por: * Clara Rações Nº2 * Diogo Brito Nº3 * Margarida Garcia Nº9

O que significa a politica dos 4 R ´s ? A politica dos 4 R´s consiste em que os consumidores possam rever o seu dia-a-dia e que comecem a tomar decisões mais ecológicas, tais como a redução dos resíduos, a reutilização de materiais já velhos e usados, a restauração de peças antigas e a reciclagem de embalagens domésticas.

Reduzir: Significa que as pessoas poderão optar por produtos de longa duração e com menor quantidade de embalagens (para não existirem tantos poluentes na atmosfera) Métodos: Produtos a granel (a peso), em vez dos embalados. Cesto de compras ou saco de pano para reduzir o uso dos sacos de plástico.

Reutilizar: É aproveitar os materiais usados como: embalagens e produtos que permitam uma utilização ilimitada. Métodos: Utilizar pilhas recarregáveis. Utilizar recargas em vez de comprar o produto na totalidade. Utilizar as embalagens (latas, garrafas de plástico…) para construir peças decorativas ou para outros objectivos.

Restaurar: Significa repor em bom estado, reparar e consertar. Métodos: Restaurar os móveis velhos e Repare os electrodomésticos danificados. Reciclar: E m casa separe todas as garrafas, latas, papel e roupas velhas. Se alguma coisa se partir, tente reparar em vez de substituir.

Que devemos fazer? 1º- Verificar se é possível evitar a produção de resíduos. Exemplo: utilizar produtos fabricados de forma diferente, prolongar o tempo de vida útil do produto, etc. 2º- Verificar se é possível encontrar uma nova utilização para esse produto. Exemplo: rentabilizar um pneu que seja recauchutado, também se pode aproveitar a matéria-prima que constitui o produto.

As palavras reciclar e reciclagem são palavras bastante recentes. Ainda assim as medidas por elas definidas são muito antiquadas pois as pessoas não cumprem as regras que deviam cumprir para melhorar o nosso planeta. Curiosidade: Em Portugal, em 1980, os resíduos de embalagens de vidro, papel, cartão e plásticos representavam cerca de 20% do conteúdo dos resíduos urbanos. No início da década de 90 os mesmos materiais representavam já cerca de 45% do lixo doméstico.

Quanto tempo leva para o lixo se decompor? * Jornal algumas semanas * Sapatos de couro até 50 anos * Caixas de papelão vários meses * Plástico fino até 5 anos * Folhas de bananeira algumas semanas * Sacos de plástico 10–20 anos ou até * Centenas de anos, dependendo do tipo de plástico * Metais até 50 anos * Latas de alumínio até 80 anos * Garrafas de plástico centenas de anos * Cacos de vidro milhares de anos

Benefícios em reciclar: -Economia de energia -Redução da poluição -Geração de empregos -Melhoria da limpeza e higiene da cidade -Diminuição do lixo nos aterros e lixões -Diminuição da extracção de recursos naturais -Menor redução de florestas nativas

-Papel de escritório = 41% -Papelão ou papel ondulado = 77,3% -Latas de aço = 45% -Latas de alumínio = 87% -Vidro = 44% -Plástico rígido + plástico filme = 17,5% -Plástico PET (garrafas de refrigerante) = 35% -Pneus = 57% -Embalagens cartonadas (longa vida) = 15% Curiosidade: Quanto se recicla no Brasil:

O problema do lixo não acaba quando o colocamos fora de nossa casa. Pelo contrario é ai que começa.

Quais são os benefícios de reciclar? Quanto tempo leva um saco de plástico a decompor-se na Natureza? Quanto tempo demora uma garrafa de plástico a decompor-se na Natureza? Que devemos fazer para diminuir a pegada ecológica? O que é Restaurar? Dá um exemplo.
Tags