E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo.” Efésios 4:11-12 “
Deus quer que a sua Igreja cresça! Por isso levantou os Ministérios para o aperfeiçoamento da Igreja. Vamos conhecer neste pequeno curso, os cinco Ministérios.
1º Ministério: Apóstolo O que é? Esta palavra vem do grego e quer dizer “enviado” e “colocar fundamento”. Ou seja, aquele que é enviado para colocar o fundamento na igreja. Exemplo: Os doze discípulos de Jesus. “Jesus enviou estes doze e lhes ordenou...” ( Mt 10:5)
2º Ministério: Profetas O que é? Aquele que prevê eventos; Fala sob inspiração divina. Exemplo: Ágabo “E, demorando-nos ali por muitos dias, chegou da Judeia um profeta, por nome Ágabo . E, vindo ter conosco, tomou a cinta de Paulo e, ligando-se os seus próprios pés e mãos, disse: Isto diz o Espírito Santo...” ( At 21:10 e 11)
3º Ministério: Evangelistas O que é? São os mensageiros das Boas-Novas. Ganhadores de almas. Exemplo: Filipe. “...e, entrando em casa de Filipe, o evangelista, que era um dos sete, ficamos com ele.” ( At 21:8)
4º Ministério: Pastor O que é? Aquele que cuida, guia. Apascentador. Exemplo: O maior exemplo deste ministério é o Senhor Jesus Cristo. “Eu Sou o Bom Pastor; O Bom Pastor da sua Vida pelas ovelhas.” (João 10:11)
5º Ministério: Doutor/Mestre O que é? Instrutor. Aquele que tem a habilidade do ensino. Tem o dom de ensinar. Exemplo: Paulo. “Porque eu recebi do Senhor o que também vos ensinei...” (I Co 11:23)
Estes cinco Ministérios são as colunas da Igreja. Toda igreja possui estes cinco Ministérios dados pelo Senhor. Pra quê? Qual o propósito disto? Para aperfeiçoamento do Corpo de Cristo. Que o Senhor possa derramar da unção destes cinco Ministérios em sua Igreja.