Os fluxos migratórios

68,474 views 22 slides Sep 11, 2013
Slide 1
Slide 1 of 22
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21
Slide 22
22

About This Presentation

No description available for this slideshow.


Slide Content

Os Fluxos Migratórios   Prof ª . Jane Mary

Os Fluxos Migratórios Conceitos básicos : Migração ou movimento migratório é todo movimento de população temporário ou definitivo que ocorre no espaço geográfico. Migrante é aquele que realiza o movimento de migração . Relativamente ao país de origem são emigrantes , relativamente ao país de acolhimento são imigrantes . Emigração – refere-se ao ato da saída de uma região . Imigração – refere-se ao ato da entrada em uma região .

Tipos de Migração Definitiva :  quando o migrante não retorna para a sua região de origem. Exemplo: imigrantes portugueses quando vieram para o Brasil no período colonial . Temporária : quando o migrante fica na região para onde migrou por um tempo determinado. Êxodo Rural : saída da zona rural para zonas urbanas . Planejada : quando é realizada afim de cumprir um objetivo.

Os processos migratórios Tipos de migração

Correntes Migratórias no passado

Correntes Migratórias Atuais

Migração Mundial

Fluxo anual de migrantes

Efeitos econômicos, políticos, sociais e culturais A busca de melhores condições de vida para o indivíduo e sua família;   Os conflitos políticos (que estimulam a migração transfronteiriça , bem como os deslocamentos dentro de um mesmo país); A “fuga de cérebros” ou migração de profissionais de países em desenvolvimento, para preencher as lacunas da força de trabalho nos países industrializados . A miscigenação cultural, esse encontro de culturas causa um problemas nos países desenvolvidos: a xenofobia .

A emigração internacional um problema grave: Nos países receptores costuma ocorrer graves conflitos sociais e ressurgimento de ideologias raciais e fascistas (xenofobia). Para os países emissores, ela implica frequentemente a perda de mão-de-obra qualificada. Mas o maior ônus é sofrido pelos próprios deslocados, uma vez que a situação pressupõe, geralmente, uma cisão familiar e cultural muito dolorosa. Boa parte dos movimentos migratórios atuais são ilegais na qual o indivíduo se vê destituído de seus direitos fundamentais e é submetido à exploração de pessoas inescrupulosas.

Muros de separação atuais Muros e muralhas são manifestações curiosas das necessidades humanas. Às vezes são construídos para impedir a fuga de uma população insatisfeita, como o Muro de Berlim. Mas, em geral, os muros servem para evitar a entrada dos de fora. Ao longo da história, muralhas serviram para a defesa de territórios. A Grande Muralha da China, construída em sua maior parte no século 14, deteve o avanço das tribos do norte.

Os muros na história

A Muralha da China

O muro ao lado foi construído para separar israelenses dos palestinos. A região apresentada no mapa é um local de intensos conflitos territoriais e religiosos.

Local de intensos conflitos territoriais e religiosos.

Fronteira entre México e os Estados Unidos

F ronteira entre México e os Estados Unidos Muitos mexicanos tentam entrar ilegalmente nos Estados Unidos, de forma que é necessário uma forte fiscalização nesta região da América.

  U ma geração de imigrantes Xenofobia Imigrantes e refugiados islâmicos enfrentaram guerras e cruzaram fronteiras para encontrar no oportunidade de uma vida nova e tranquila no Paraná.

Os fluxos migratórios fazem parte do processo de globalização. O desenvolvimento de diversificados meios de transportes reduziu o tempo e as distâncias, favorecendo o deslocamento de grandes contingentes populacionais pelo mundo, criando diversos tipos de migrações.

Os Refugiados Os indivíduos são obrigados a saírem de sua terra natal para outros países. Os motivos destas fugas são causadas por guerras e catástrofes naturais .
Tags