Definição (quem são) C onhecidos desde a Antiguidade, os berberes são povos naturais da região do norte da África. Não fosse por eles, as rotas comerciais da África subsaariana com o Oriente Médio e até mesmo com a Europa demorariam séculos para tornar-se realidade . Os três principais grupos berberes — que são também grupos linguísticos — são os tuaregues , os tamazights e os chleuhs . Temos também os chamados bérberes dos oásis, os chaouias , os rifains e os kabyle s . Até hoje não foram um Estado unificado.
Vivem na região norte da África, principalmente no atual Marrocos e Argélia (áreas compostas pelo deserto do Saara). Falam a língua berbere de origem afro-asiática . São considerados os povos mais antigos do continente africano. A grande maioria dos berberes segue a religião muçulmana.
Inicialmente os berberes viviam em tribos esparsas que cobriam uma boa parte do deserto do Saara, principalmente na região que nós costumamos chamar de “ Magreb ”, onde hoje temos Mauritânia, Marrocos, Argélia, Mali, Líbia e até mesmo uma parte da Tunísia. Como nômades, ao longo do tempo eles desenvolveram a capacidade de viver e cobrir grandes distâncias no deserto, acostumando-se às limitações físicas e climáticas que só um deserto pode impor a quem o desafia . Foram diretamente responsáveis por ligar as duas pontas do Saara e interligar comercial e culturalmente a África do Norte e a África subsaariana.
Magreb SAara
As duas áfricas Com extensão territorial de aproximadamente 30,2 milhões de quilômetros quadrados, a África é o terceiro maior continente do planeta. Esse grande território, habitado por mais de um bilhão de pessoas, apresenta grande diversidade física, étnica, cultural e econômica. Todos esses elementos contribuíram para uma subdivisão regional, que estabeleceu a África Mediterrânea (também chamada de África Islâmica ou do Norte) e a África Subsaariana.
economia A economia baseada no comércio, principalmente de tecidos, alimentos, sal, artesanato e jóias. Usavam muito o camelo como meio de transporte de mercadorias, pois este animal está muito adaptado a vida no deserto. Usavam os oásis para descansar durante os longos percursos pelo deserto do Saara. Junto com as mercadorias, circulavam também informações importantes e aspectos culturais.
Os berberes transportavam e comercializavam de tudo, desde peles de animais selvagens abatidos nas florestas e savanas, marfim, cerâmicas, lanças, pedras preciosas e até escravos, capturados depois de batalhas entre as tribos subsaarianas e vendidos no Egito, na Núbia e no Oriente Médio. Normalmente os berberes faziam a ponte entre as mercadorias produzidas pelos ashantis , bantos, songhais , haussas e bambaras , entre outros povos subsaarianos e da região do sahel — aquela região logo abaixo do Saara que precede as florestas africanas — para outras regiões e vice-versa, garantindo a circulação de muitos produtos entre o continente africano e o Oriente Médio, abastecendo de especiarias as cidades litorâneas do Mediterrâneo, do Atlântico e da Península Arábica. Fontes: https://historiazine.com/os-povos-b%C3%A9rberes-bc98844e4f96#.aa1qfer9p
5º Deserto do Kalahari (930.000 km² ) 4º Deserto de Gobi (1.125.000 km² ) 3º Deserto da Arábia (1.300.000 km² ) 2º Deserto do Saara (9.000.000 km² ) 1º Antártida (14.000.000 km² ) OS MAIORES DESERTOS DO MUNDO