Pan – Eslavismo - Prof. Altair Aguilar

13,113 views 14 slides Nov 24, 2014
Slide 1
Slide 1 of 14
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14

About This Presentation

História


Slide Content

Tudo sobre o eslavismo na rússia imperial. PAN – ESLAVISMO

O que é ‘ Pan-Eslavismo ’? O pan-eslavismo foi um movimento político e sociocultural do século XIX, que buscava a união de todos os povos eslavos.

O que é ‘ Pan-Eslavismo ’? Procurava também um antecedente comum das formas variadas dos povos eslavos da Europa, tendo em mente objetivos comuns.

O que é ‘ Pan-Eslavismo ’? Era uma política estimulada pela Rússia, defendia a união de todos os povos de origem eslava da Europa oriental, aproveitando-se da fragmentação do Império Otomano, incluindo os que estão sob domínio do Império Austro-Húngaro. 

Início do Pan-Eslavismo . A primeira fase (de 1815 a 1850) começou com um despertar nacional entre os eslovacos, crosãs , cheiros, eslovenos, polácos e sérvios, desenvolvendo neles o sentimento de nacionalidade única e de irmandade entre todos os eslavos. 

Início do Pan-Eslavismo . O pan-eslavismo sempre causou um conflito na política russa, sendo por vezes usado pelo Império Russo como instrumento de propaganda.

Bandeira do movimento pan-eslavo proposta na convenção em Praga em 1848.

Origem do Pan-Eslavismo . O pan-eslavismo surgiu Rússia Imperial, que queria assumir o comando de todos os povos eslavos, com a exclusão de polonese e tchecos, considerados possuidores de hábitos culturais e religiosos ligados ao Ocidente.Movimento predominante no século XIX

Pan-Eslavismo na 1ª Guerra. A defesa da solidariedade entre os povos eslavos (russos, poloneses, tchecos, sérvios). Gerou a idéia de que a Rússia deveria proteger os povos eslavos dominados pela Áustria-Hungria (tchecos, eslovacos) ou ameaçados por ela (sérvios), favorecendo a aliança entre a Rússia e a Sérvia.

Pan-Eslavismo na 1ª Guerra. O pan-eslavismo gerou o chamado iugoslavismo que era a defesa da união dos eslavos do sul ou iugoslavos (sérvios, bósnios, croatas, eslovênios ) para formar a Iugoslávia ou “Grande Sérvia”. Fomentou a disputa entre a Sérvia e a Áustria-Hungria pela Bósnia-Herzegóvina (dominada pela Áustria-Hungria) o que viria a ser o estopim da I Guerra Mundial.

Mapa Ilustrativo.

Mapa Ilustrativo.

Breve explicação sobre países participantes da 1ª Guerra Mundial

Prof Altair Aguilar
Tags