Estudo panorâmico do Novo Testamento - 2João
Igreja Bíblica Luz do Mundo
Passo Fundo - RS
Escola Bíblica
www.iblmpf.blogspot.com.br
Size: 1.16 MB
Language: pt
Added: May 18, 2017
Slides: 17 pages
Slide Content
2João Panorama do Novo Testamento
Introdução A segunda carta de João é o livro mais curto da Bíblia. João escreveu para alertar a senhora eleita e seus filhos sobre os falsos mestres da época. Essa carta mais parece uma síntese de 1João, embora seja mais pessoal.
Informações Básicas Grupo: Epístolas gerais Autor: O Apóstolo João Data: Entre 85-95 d.C. Local: Éfeso Alvo: Senhora eleita Versículo-chave: 2Jo 9-10 Expressão-chave: A verdade e os falsos mestres
Esboço Saudações iniciais (2João 1-3) Andar na verdade (2João 4) Andar em amor (2João 5-6) Presença dos falsos mestres (2João 7-9) Alerta contra os falsos mestres (2João 10-11) Saudações finais (2João 12-13) Prática dos mandamentos Proteção contra os falsos mestres Permanência na prática da pura doutrina de Cristo
Principais Personagens João: apóstolo de Jesus que escreveu para ressaltar a comunhão e a hospitalidade cristã (1-13). A senhora eleita: conhecida de João e cristã (v.1). Os filhos da senhora eleita: referência aos filhos da senhora eleita (v.1)
O Caráter de Deus Deus é amoroso – v.6 Deus é verdade – v.1-2
Propósito O livro de 2 João é um apelo urgente para que os leitores da carta de João demonstrassem o seu amor por Deus e seu Filho Jesus ao obedecer ao mandamento de amar uns aos outros e viver suas vidas em obediência às Escrituras. O livro de 2 João também é um forte alerta para terem cuidado com os enganadores que andavam dizendo que Cristo não tinha realmente ressuscitado na carne.
Contexto Numa época em que as estradas romanas facilitavam as viagens seguras, graças a pax romana , era comum um cristão viajante se hospedar na casa de outro cristão, especialmente quando a maioria das pensões da época eram muito sujas e infestadas de insetos. O problema é que falsos mestres se aproveitavam disso para difundirem falsas doutrinas.
Contexto A segunda carta de João é uma confrontação às heresias da sua época que cercavam a região de Éfeso; revela o zelo apostólico pela verdade e pureza do evangelho de Cristo. Fosse uma igreja ou uma pessoa, quem recebeu a carta foi fortemente estimulado a viver a sã doutrina.
Quem era o destinatário? UMA IGREJA UMA PESSOA Descrição Uma igreja local específica e seus membros numa comunidade da Ásia Menor. Nesse caso, o versículo 13 poderia referir-se à outra igreja local. Uma senhora amiga do apóstolo e sua família. Nesse caso, o versículo 13 poderia referir-se à sua irmã de sangue. Parecer “É mais provável, porém, que a frase signifique uma personificação, e não uma pessoa – não da igreja geral, mas de alguma igreja local sobre a qual a jurisdição do presbítero era reconhecida, sendo seus filhos os membros individuais da igreja” (John Stott )
Os Falsos Mestres Mais uma vez o discípulo amado apresenta características claras dos falsos mestres. Estão no mundo (v.7) São muitos (v.7) Têm outra cristologia (v.7) Enganam e são contra Cristo (v.7) Devem ser motivo de cautela (v.8) Ultrapassam a doutrina de Cristo (v.9) Não têm Deus (v.9) Não devem ser recebidos como pregadores na igreja (v.10)
Estrutura João escreve sua carta manifestando alegria por acreditar que alguns deles andavam na verdade e advertindo, em amor, contra os perigos de doutrinas heréticas.
Estrutura Caminho do crente (v.4-6) O perigo para o crente (v.7-11) Andar na verdade (4) Andar em amor (5-6) A natureza desse perigo (7) Relação do crente com o perigo (8-11) Comportamento cristão – AMOR Crença cristã - CRISTO Amor a Cristo exercido com sabedoria para não cair nas ciladas dos falsos mestres. Linguagem própria de João: Verdade (1-4) Permanecer (2,9) Pai (3,4,9) Filho (3,9) Amor (3,6) Amar (5) 7. Mandamento (4-6) 8. Mandamento novo (5) 9. Princípio (5,6) 10. Mundo (7) 11. Carne (7) 12. Anticristo (7) 13. Obras (11)
Cristo em 2João A semelhança do que escreveu na primeira e na terceira carta, o apóstolo João refuta os falsos mestres que tentavam deturpar a mensagem sobre a pessoa de Jesus Cristo. Cristo rejeita os que O negam (v.7) Cristo mantém relacionamento com os que permanecem na doutrina Dele (v.9)
Aceitação no Cânon Houve alguma hesitação em torno da inclusão de 2 e 3 João no cânon, por conta das dúvidas quanto a autoria. Até mesmo na era da Reforma, foram novamente suscitados debates sobre a autoria de 2 e 3 João, mas não sobre a sua canonicidade.
2João na Prática É extremamente importante que comparemos tudo o que vemos, ouvimos e lemos que afirma ser "cristão" com as Escrituras. Isso não pode ser suficientemente enfatizado porque uma das grandes armas de Satanás é o engano. É muito fácil ser levado por uma doutrina nova e emocionante que parece basear-se nas Escrituras, mas que, se examinada de perto, é de fato um afastamento da Palavra de Deus. Se a doutrina não se alinha com as Escrituras explicitamente, então é falsa e não provém do Espírito, por conseguinte, não devemos ter nada a ver com ela.
Conclusão À semelhança do que escreveu na primeira e na terceira carta, o apóstolo João refuta os falsos mestres que tentavam deturpar a mensagem sobre a pessoa de Jesus Cristo e encoraja aos cristãos permanecerem na verdade da Palavra de Deus.