PASSOS DA VENDA

609 views 45 slides Jul 23, 2022
Slide 1
Slide 1 of 45
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21
Slide 22
22
Slide 23
23
Slide 24
24
Slide 25
25
Slide 26
26
Slide 27
27
Slide 28
28
Slide 29
29
Slide 30
30
Slide 31
31
Slide 32
32
Slide 33
33
Slide 34
34
Slide 35
35
Slide 36
36
Slide 37
37
Slide 38
38
Slide 39
39
Slide 40
40
Slide 41
41
Slide 42
42
Slide 43
43
Slide 44
44
Slide 45
45

About This Presentation

PASSOS DA VENDA


Slide Content

Treinamento Passos da Venda

Por que estamos aqui? FORMAÇÃO/APERFEIÇOAMENTO RECICLAGEM TROCA DE EXPERIÊNCIAS

Por que as pessoas compram?

Agora é o consumidor que escolhe em que canal vai comprar

A nova JORNADA DE COMPRA no Físico e no Digital F I S I T A L

REFLITA VOCÊ SERIA SUA PRÓPRIA CLIENTE?

PASSOS DA VENDA QUAIS SÃO?

PASSOS DA VENDA São técnicas que dão base para um vendedor realizar atendimentos dinâmicos e envolventes Deixa o vendedor mais confiante no trabalho que está desenvolvendo O cliente fica mais a vontade com o atendimento do vendedor E o resultado é MAIS VENDAS!!!

PALAVRAS-CHAVE para vender mais : ENERGIA ENTUSIASMO

PREPARAÇÃO DIÁRIA MARKETING PESSOAL: Fortaleça sua imagem, sua forma de se apresentar. Observe se sua aparência, comunicação e expressão condiz com o ambiente em que você está atendendo o seu cliente. Não é mudar o seu estilo, é se adequar ao ambiente. CONHECIMENTO DO PRODUTO: Procure conhecer muito bem o produto com que trabalha, seu diferencial e suas características técnicas e funcionais. CONHECER A CONCORRÊNCIA: Conhecer o seu concorrente é fundamental para trabalhar melhor sua argumentação com o cliente. Nunca fale mal do produto ou serviço do concorrente, mas use a vantagem que você tem sobre o concorrente para falar bem do seu produto. Começa em casa...

PREPARAÇÃO DIÁRIA CONHECIMENTO DE “ESTOQUE”: É muito importante saber o que tem disponível para a venda. O vendedor que não conhece os produtos que têm disponível em sua loja, pode comprometer seu faturamento e resultado. RESUMO DESEMPENHO: Fazer diariamente seu resumo desempenho vai te deixar por dentro de quais indicadores você está entregando e quais precisa melhorar. ESTEJA SEMPRE INFORMADO: Saber sua meta e indicadores diariamente, ações comerciais, corridinhas vigentes, forma de pagamento e parcelamento, ações de marketing, normas e procedimentos internos e toda informação relevante para melhorar sua performance em loja. Começa em casa...

PARA TODAS AS ÁREAS O SUCESSO ESTÁ LIGADO A UMA PREPARAÇÃO, SEM ESSA PREPARAÇÃO O FRACASSO É A ÚNICA CERTEZA.

ABORDAGEM Venda a si mesmo! CRIE CLIMA DE SIMPATIA: Antes de vender seu produto, venda a si mesmo. Sua simpatia, atenção e interesse pela necessidade do seu cliente fará com que ele se sinta confortável naquele ambiente. TENHA A POSTURA QUE O AMBIENTE PEDE: Tenha sempre uma postura agradável e profissional, mas se o ambiente pede uma postura séria ou despojada para criar um relacionamento com o seu cliente é importante se permitir. EQUILÍBRIO NA FALA: Isso fará toda a diferença na hora de transmitir o conhecimento do produto e serviço e na hora de envolver o cliente durante a venda. Tenha segurança no que está falando.

ABORDAGEM HORA DA APRESENTAÇÃO: Recepcione o cliente com a frase “Seja bem vinda (o) a CONSTANCE” e com sorriso no rosto. Fale o seu nome, pergunte o nome do cliente e apresente a loja para o cliente, caso ele não conheça. Pergunte a numeração do cliente e leve-o até o closet. Conquiste um amigo, crie um relacionamento com ele. Tenha sempre o Contato Visual (olhar nos olhos). MANTENHA UMA CERTA DISTÂNCIA: A maioria dos clientes não gostam de vendedores muito em cima, mas isso não quer dizer que o cliente deva ser abandonado pelo vendedor. O cliente só precisa ficar a vontade para se movimentar no ambiente da loja, mas se o cliente precisar de ajuda é importante que o vendedor esteja próximo e atento para responder a solicitação do cliente. Venda a si mesmo!

1. Cliente confuso Tipos de Clientes Tem que t er paciência e fazer perguntas simples para entender o que o cliente precisa. Com as respostas, você pode analisá-las e ter as melhores soluções para o problema do consumidor.  Além disso, transmitir segurança e confiança durante o atendimento deixa esse cliente confuso mais tranquilo e certo de que seu obstáculo será resolvido.  2 . Cliente apressado O cliente apressado é reconhecido por sua inquietação, impaciência e por estar constantemente conferindo as horas. Por necessitar de um atendimento rápido, esse tipo de cliente pode ser um pouco difícil de lidar. Com ele, é preciso ser objetivo e demonstrar que valoriza o tempo do qual ele dispõe. Geralmente, ele já vai decidido para a loja. Portanto, não é necessário apontar outras opções que não tenham relação com o que é desejado. Além disso, ao passar informações, o faça de forma breve. Não tente alongar.

3 . Cliente comunicativo Tipos de Clientes Geralmente bem-humorado e simpático, o cliente comunicativo gosta de bater papo . Isso deixa o processo de venda mais demorado , desviando um tempo precioso para atender outros clientes ou realizar tarefas necessárias.   É preciso utilizar do poder de persuasão e do  atendimento de qualidade  a fim de convencer o cliente a levar algo.  Outra dica é você agir da mesma forma que o cliente. Seja comunicativo, mas evite assuntos paralelos e traga o consumidor para o rumo da conversa que irá desencadear na efetivação da compra, de forma educada e atenciosa.  4. Cliente não comunicativo O oposto do cliente comunicativo, o não comunicativo pode ser um mistério para os vendedores . A partir de poucas palavras, dos gestos e da linguagem corporal, você precisa fazer sua mágica para identificar o que ele procura. Nesse caso, fazer perguntas que permitam respostas curtas, antecipar dúvidas, ser proativo e criar um leque de soluções previstas para tal situação são as melhores formas de lidar com o cliente não comunicativo. Com isso, fica mais fácil formar um ambiente propício para uma venda bem-sucedida.

Atendendo Dois Clientes ao Mesmo Tempo O que acontece quando você está atendendo o cliente “A” e o cliente “B” entra na loja? Você tem que notar a presença do cliente “B” e lhe dar atenção, sem irritar o cliente “A”. Para isso, faça um “acordo verbal” com seus clientes. Exemplo : Vendedor (atendendo o Cliente A, quando avista o Cliente B): “Você poderia me aguardar um momento enquanto eu recebo aquele cliente? Logo estarei de volta. Tudo bem?” Vendedor (dirigindo-se ao Cliente B): “Olá, seja bem-vindo à Loja! Você poderia me fazer um favor? Enquanto você dá uma olhadinha na loja, estou acabando de atender aquela senhora. Se aguardar um pouquinho, já vamos dar atenção a você. Tudo bem?” Acordo Verbal Vende mais quem consegue atender mais de um cliente ao mesmo tempo.

SONDAGEM Identifique a necessidade do seu cliente PERGUNTE: Sem conhecer a necessidade do seu cliente além de não saber o que ele deseja, não conseguirá substituir por algo similar quando não tiver o produto em loja, exatamente o que o cliente tinha em mente. Esse é o momento de conhecer o seu cliente. FAÇA PERGUNTAS ABERTAS: Perguntas fechadas além de inibir o cliente, te limita a respostas como sim ou não.

Perguntas abertas são feitas com as seguintes palavras: Para entender os desejos, necessidades e vontades de seus clientes e fazer com que eles acreditem em você, é necessário desenvolver as habilidades adequadas. Q u an t o Quem – Que (qual) – Onde – Por que – Quando – Como – – Fale-me Perguntas Abertas É para você ou para presente? Para qual finalidade? Para qual ocasião? O que você já tem em mente? Qual tipo de calçado você busca? O que mais lhe chamou a atenção na vitrine? Para quem é o presente? Como são os calçados que ela normalmente usa? Qual é a profissão dela? Qual é o estilo dela? Como ela é? Do que ela gosta?

SONDAGEM FAÇA A SONDAGEM COMPLETA: Pergunte se é para o cliente ou é presente, se é para alguma ocasião especial, qual sua preferência de cor, qual a numeração que ela usa, com qual estilo ela mais se identifica. Só assim você conseguirá fazer a venda ou sugestão de substituição por produtos similares quando necessário. NÃO SEJA INVASIVO E NÃO LIMITE O SEU CLIENTE: Não faça perguntas desnecessárias ou constrangedoras para um cliente. Exemplo: Perguntar quanto o cliente tem para gastar. Além de ser muito constrangedor você está limitando o potencial de compra do cliente quando faz esse tipo de pergunta. Identifique a necessidade do seu cliente

SONDAGEM ESPERE O CLIENTE RESPONDER: Se precipitar na solução antes de conhecer de verdade o problema é venda perdida e frustração na certa. Exemplo: Uma cliente entra em uma loja da Constance, falando que a numeração é 34. O vendedor direciona a cliente até o closet e começa busca pelo produto que ela quer, sem fazer nenhuma pergunta aberta antes, como cor de preferência, se é um presente, qual estilo que ela gosta. Isso mostra desespero e despreparo. Pergunte, respire e espere o cliente te passar as informações necessárias. EM VENDAS É ASSIM, QUEM SE PRECIPITA NA SOLUÇÃO ANTES DE CONHECER O PROBLEMA, ESTRAGA A VENDA E TRAZ FRUSTRAÇÃO PRA SÍ Identifique a necessidade do seu cliente

DEMONSTRAÇÃO Desperte no cliente o desejo de possuir PROVOQUE O DESEJO DE COMPRA: Falar de um produto que o cliente não está vendo ou não se imagina usando é perca de tempo. Leve o cliente até o produto ou o produto até o cliente. DEIXE O CLIENTE A VONTADE: Deixe o seu cliente tocar o produto e sentir o material, olhar os detalhes, comparar cores, tamanhos e provar. VALORIZE O SEU PRODUTO: Colocar um produto de qualquer jeito no pufe ou no chão, passa a impressão de baixa qualidade ou de um produto que não merece tanta atenção. Cuidado! Esse é um momento de extrema importância para que você consiga permanecer com o cliente no closet até o próximo passo.

DEMONSTRAÇÃO DEMONSTRE TUDO QUE FOR POSSÍVEL: Não tenha medo de demonstrar todos os produtos do closet se for preciso, o cliente vai decidir a hora de parar. Muitos vendedores por medo de estarem perdendo tempo param a demonstração e praticamente obrigam o cliente a se decidir. NÃO LIMITE SEU CLIENTE A PREÇO: Demonstrar só produtos baratos por receio do seu cliente não comprar é limitar o potencial de compra do cliente e isso impacta diretamente nos seus indicadores. NUNCA DIGA NÃO: Quando o seu cliente pedir algo que está indisponível no seu estoque, dê a ele a chance de conhecer um produto similar, não vá dizendo não de cara, isso gera frustração no cliente e faz com que ele saia do ambiente da loja com a sensação de que não tinha nada pra ele ali. Não se esqueça da VENDA POR ENCOMENDA!!!! Desperte no cliente o desejo de possuir

DEMONSTRAÇÃO VÁ ALÉM DO QUE FICOU LINDO: Os clientes não buscam afirmações vazias como: ficou lindo em você ou é a sua cara. Eles querem ter certeza se precisam daquele produto e para isso o vendedor precisa falar da característica e do beneficio que aquele produto proporciona. CARACTERÍSTICA E BENEFÍCIO: Fale da característica do produto que é sua especificação técnica . Fale do benefício, que é o diferencial do produto que vai de encontro a necessidade do cliente. O benefício provoca o desejo no cliente. Desperte no cliente o desejo de possuir

CARACTERÍSTICAS É a composição técnica do Produto . É o que descreve fisicamente um produto , como composição , matéria -prima e detalhes especiais visíveis do produto . Geralmente as características são substantivos . Ex: couro maleável ou estruturado , material sintético , alça com corrente , solado emborrachado , animal print, detalhes em franzido , textura trançada, tiras sobrepostas - tressê , ferragens na cor ônix etc. BENEFÍCIOS Utilidade do produto que vem ao encontro da necessidade do cliente . Significa o que o produto proporciona. Provocam desejos nos clientes. Ex : conforto, elegância, traz informação de moda, é versátil para o dia a dia, combina com vários looks para o dia a dia, acompanha a tendência, traz charme e sofisticação, trabalho feito a mão ( handmade ), Inspiração da Bottega Veneta etc.

DEMONSTRAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA: Leve os seu cliente aos cenários dos sonhos. Faça-o se ver usando o seu produto naquela ocasião especial, usando a palavra imagine como mecanismo de transporte: Imagine você no casamento do seu filho usando essa sandália. Quando falar de um produto para um cliente, fale como se já fosse dele: Eu trouxe o seu tênis e a sua sapatilha. CONHECIMENTO: Para ter uma boa argumentação é necessário buscar informação para obter conhecimento. Sobre seu produto, tendências de mercado, perfil do consumidor e concorrência. A informação está em todo lugar e quanto mais o vendedor sabe, mais sucesso terá em sua negociação. Desperte no cliente o desejo de possuir

A EXPERIÊNCIA DO CLIENTE SÓ SERÁ EXCEPCIONAL SE ELE CONSEGUIR USAR TODOS OS SEUS SENTIDOS DE FORMA POSITIVA.

VENDA DO ADICIONAL É seu dever oferecer! MOMENTO DA DEMONSTRAÇÃO DO ADICIONAL: Crie oportunidades para apresentar o adicional, sempre com tom de sugestão. Se a cliente está experimentando uma sapatilha, já apresente a meia para usar com a sapatilha, apresente algumas bolsas que combinem com o estilo da cliente, apresente a calcanheira e também outros modelos de sapatilha etc. Nunca pergunte se o cliente quer ver! Leve até o cliente e faça a demonstração do adicional.

QUEM TEM CONHECIMENTO DOS SEUS PRODUTOS CRIA SUAS OPORTUNIDADES.

OBJEÇÕES CONTORNO DAS OBJEÇÕES: Muitos clientes levantam questões inusitadas sobre seu produto ou serviço, muitas vezes comparando ao concorrente. Contorne as objeções de forma tranquila e compreensiva.

S iga essas s eis etapas : “Eu entendo” ou “Eu compreendo” mostrar interesse. Obs.: Não interrompa seus clientes. Peça permissão para fazer uma pergunta. Espere a resposta. Você gostou do produto? Muitas vezes esse tipo de pergunta, faz com que o cliente responda o que realmente o incomoda para não realizar a compra: (não – 4) (sim, mas não quer comprar – 5). Conduza nova avaliação. Verifique se é o Preço R$ d o item , se está acima do que ele pretendia gastar hoje, ( orçamento ) . Se for , mostr e novos benefícios. Nenhum cliente muda de opinião, para o sim, sem ter informações d iferentes das já obtidas. Contorno das Objeções

FECHAMENTO Entenda o momento certo NÃO FORCE: Tentar forçar a venda antes do cliente ter tomado a decisão de possuir o seu produto, pode fazer com que a pessoa desista da compra. O cliente determina a hora de fechar a venda. Isso não quer dizer que você não possa continuar demonstrando e argumentando para realizar a venda adicional. Argumentar é diferente de forçar. NÃO FALE DEMAIS, SAIBA NEGOCIAR: Ás vezes o cliente desiste de algum produto no fechamento da venda. Saiba ouvir as objeções para que você consiga argumentar e contornar. Argumentar não é falar demais. Cuidado para o cliente não pensar que você só está querendo empurrar produtos desnecessários.

FECHAMENTO Entenda o momento certo NÃO FALE PREÇOS INDIVIDUAIS: A menos que o cliente insista! Fale o valor total da compra e a quantidade de produtos que o cliente está levando naquele valor. TENHA MUITA ATENÇÃO: Não é tão simples identificar esse momento. Ás vezes o cliente fala que é só, mas continua olhando a loja e os produtos, como se faltasse algo. Quando isso acontecer peça ajuda para a gerente ir organizando os produtos antes de passar a venda, para que o cliente não se aborreça achando que vai demorar e você consiga continuar demonstrando e argumentando. Assim possivelmente conseguirá adicionar mais produtos a compra do cliente.

FECHAMENTO Entenda o momento certo CADASTRO: Dar continuidade ao trabalho com o nosso cliente é fundamental. Pra que isso aconteça é necessário realizar o cadastro. Muitos clientes dizem não ao ouvir a palavra cadastro, evite falar a palavra cadastro. Peça o CPF, confirme o telefone e e-mail do cliente. Se não tiver cadastrado, preencha com os dados. Pronto! Você já fez o cadastro e poderá seguir para o próximo passo muito em breve e fidelizar o seu cliente.

PÓS VENDA Fidelize seu cliente MENSAGEM DE AGRADECIMENTO: É muito importante enviar uma mensagem para o(a) cliente no dia seguinte da compra, agradecendo pela escolha da loja e se colocando a disposição dele(a) para qualquer questão relacionada a compra realizada e a futuras compras. ANIVERSÁRIO: Todos gostam de receber uma mensagem de parabéns pelo seu aniversário, mesmo que seja uma mensagem programada. Com o seu cliente não é diferente, isso cria memórias muito positivas nos clientes, tanto em relação a marca como em relação ao vendedor.

PÓS VENDA Fidelize seu cliente HISTÓRICO DE COMPRAS: Faça uma leitura do histórico de compras do seu cliente antes de entrar em contato pra falar de alguma novidade. Saber o gosto do cliente e suas preferencias te deixará sempre um passo a frente. TROCAS: A troca também é um pós venda. Preste sempre um bom atendimento nas trocas, pois a possibilidade de acrescentar um outro produto neste momento é muito grande. Foque nas vendas adicionais (Acessórios e produtos de oportunidade). Deixe sempre claro para o cliente que você e a loja querem ajudá-lo. Nunca faça comentários ou demonstre uma reação negativa em relação a troca. Deixe o cliente a vontade e acima de tudo, ouça-o.

O QUE DETERMINA O SUCESSO DE UM VENDEDOR É O PODER QUE ELE TEM EM CRIAR EXPERIÊNCIAS POSITIVAS PARA SEUS CLIENTES! O BOM VENDEDOR NÃO NASCE PRONTO. TODO O CONHECIMENTO E TÉCNICAS NECESSÁRIAS PODEM SER ADQUIRIDAS.

VÍDEO MOTIVACIONAL