Personalidade

gespirita 7,524 views 17 slides Sep 08, 2011
Slide 1
Slide 1 of 17
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17

About This Presentation

Grupo espírita Cristão Conceição de Jacarei, Dr. Sergio Menezes


Slide Content

Música: Imagine/John Lennon TRABALHANDO A PERSONALIDADE

PERSONALIDADE: - Conjunto de características psicológicas; - Caráter ou qualidade de uma pessoa; - Elemento de conduta; - Sua maneira habitual de ser. QUEM ESTUDA: - Cabe a psicologia estudar as questões ligadas a personalidade, a motivação , a memória, a inteligência etc.

PSICOLOGIA: - É a ciência que estuda o comportamento humano. COMPORTAMENTO: - Fenômenos mentais, as estruturas e o desenvolvimento da mente humana em seus diversos aspectos. ASPECTOS: - Consciência, vontade, linguagem, imaginação, emoções, memória etc...

FREUD 06/05/1856 Dentro das subdivisões da ciência, a estrutura da personalidade foi um dos ramos que o médico Freud propôs em sua estrutura psicanalítica. Ele ordenou em três componentes básicos: O id, o ego e o superego. 1- O id: Inteiramente subconsciente; 2- O ego: Instância consciente; 3- Superego: Aspectos conscientes e inconscientes. Ex Id: O recém nascido nasce com o id, é a parte mais primitiva.São os instintos, impulsos orgânicos, e regido pelo prazer. Herdado dos pais o id é um componente fundamental da estrutura da personalidade. Os seus conteúdos são quase todos inconscientes, incluem configurações mentais que nunca foram conscientes. Estes materiais esquecidos conservam a mesma quantidade de energia.

Ex Ego: Logo após o nascimento é quando o bebê inicia a sua interação com o seu ambiente. O Ego é o prazer em contato com a realidade. “É a parte do aparelho psíquico que se desenvolve à partir do Id , para atender e aplacar às suas exigências”. A sua função é de enfrentar à necessidade de reduzir a tensão e aumentar o prazer. Busca controlar os impulsos do Id , para buscar soluções menos imediatas e mais realistas. Ex Superego: Representa o aspecto moral do ser humano; se desenvolve á partir dos valores transmitidos pelos adultos das normas da sociedade. Se desenvolve à partir do Ego . Atua como juiz dizendo para o Ego o que é certo ou errado, sobre as atividades mentais e pensamentos do Ego , ou seja, é o depósito dos códigos morais.

Freud descreve três funções do superego: a) Consciência (evolução do indivíduo); b) Auto observação; c) Formação de ideais. Obs 1: É através do Superego que a criança faz a identificação com seus pais. Ou seja, ele é constituído à partir do superego dos pais; Obs 2: O Id o Ego e o Superego , constituem o modelo estrutural da personalidade segundo Freud.

Nas suas teorias durante o período de estudo, Freud já estava criando os modelos de Hipnose. Hipnose: Capacidade de respostas com as instruções, ordens e sugestões;

Personalidade: deriva do latim -  persona  - que significava máscara, ou seja aquilo que queremos parecer aos outros. Na  Psicologia   a Personalidade é uma organização dos vários sistemas físicos, fisiológicos, psíquicos e morais que se interligam, determinando o modo como o indivíduo se ajusta ao ambiente em que vive. Para o Espiritismo a personalidade está na Alma da pessoa.

Freud iniciou seus estudos pela utilização da   hipnose   como método de tratamento para pacientes com  histeria . Ao observar a melhoria de pacientes, elaborou a  hipótese   de que a causa da doença era  psicológica , e  não orgânica . Essa hipótese serviu de base para seus outros conceitos, como o do  inconsciente .

Freud também é conhecido por suas teorias dos mecanismos de defesa ,  repressão psicológica   e por criar a utilização clínica da psicanálise como tratamento da  psicopatologia , ( estudo das doenças mentais), através do diálogo entre o paciente e o psicanalista. Freud acreditava que o  desejo sexual  era a energia motivacional primária da vida humana, assim como suas técnicas terapêuticas. Ele abandonou o uso de hipnose em pacientes com histeria, em favor da interpretação de  sonhos  e da  livre associação , como fontes dos desejos do inconsciente.

Fontes dos desejos do inconsciente: ????

Se não tenho consciência desses desejos do inconsciente, que está desejando então? , eu? , mas eu não sei!. Será que tem um outro eu desejando por mim?

Neste momento é o que acontece desde a fase do Ego, quando a criança através da orientação dos pais inicia uma busca inconsciente pelo mundo do psiqué, ou seja, do mundo etérico, ele passa a aprender a se concentrar. Passa horas perdidas num mundo imaginário. Dá asas a imaginação. Passa a falar sozinha, encontra amiguinhos para conversar. Ele esta em um estágio de comunicação, onde pelo inconsciente, passa a desenvolver a sua personalidade , amparada pela orientação dos pais.

Os estágios : Id : Nascimento, não tem nenhum conhecimento consciente da vida; Ego : Com 5 anos início do conhecimento, é mais dona de si; Superego : De seis aos doze anos, e a do desenvolvimento social da personalidade. Fase de uso do conhecimento. Com quem ele se comunicou e ainda se comunica através do inconsciente, haverá então uma ação direta sobre o seu comportamento. Caráter: É a síntese dos elementos da personalidade!

TRABALHANDO A PERSONALIDADE

Como trabalhar a personalidade? Criança: Uma orientação boa de forma periódica; Jovem: Uma vigília constante sobre o seu dia a dia. Adulto: Será o resultado do trabalho dos pais, educadores, das suas amizades e dos locais que freqüenta.

FIM