Pichón rivière

luizhenriquenunesdasilva 14,477 views 13 slides May 02, 2014
Slide 1
Slide 1 of 13
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13

About This Presentation

No description available for this slideshow.


Slide Content

Pichón rivière 1907-1977

Biografia Nasceu em Genebra, Suíça em 1907, onde ele viveu até seus 3 anos de idade. Ainda criança, muda-se para Goya, Argentina. E com 18 anos mudou-se para rosário, para estudar medicina, seu primeiro emprego na cidade foi ‘’fiscal de bordel’’, ficando 6 meses na cidade, na medicina ele dizia que estavam sendo preparados para cuidar de mortos ao invés de vivos. Após os 6 meses em Rosário ele volta a Goya departamento de C orrientes província da Argentina.

Biografia Inicia sua prática psiquiátrica no Asilo de Torres, e umas das suas primeiras tarefas era organizar uma equipe de futebol. E graças ao Pichón Rivière o futebol se torna terapia grupal dinâmica. Em Buenos Aires trabalha por 15 anos no ´Hospício de la Merced (Hoje é o Hospital Neuropsiquiatrico José T. Borda), Um dos primeiros trabalhos de Pichón neste hospital foi o de fazer grupos e instruí-los quanto ao trato do paciente, o que conhecemos hoje como “Grupo Operativo”.

Biografia aos 70 anos. Em 1975, havia começado a acusar os efeitos de uma longa enfermidade, mesmo assim continuou trabalhando como professor, e como psicanalista até a sua morte. Faleceu em Buenos Aires, num sábado, 16 de julho de 1977.

Biografia

Atividades Desenvolvidas Funda a Associação Psicanalítica Argentina Funda o primeiro serviço especializado de atendimento para crianças e adolescentes Funda o Clube de Futebol Matienzo Fundador do Partido Socialista Candidato a Deputado pelo Partido Socialista Crítico de arte da revista Nervio Secretário do Comitê de Ajuda a Espanha Republicana Funda a IADES – Instituto Argentino de Estudos Sociais Membro titular da Associação Psicanalítica do Brasil

Grupo Operativo Essa teoria foi um marco para o funcionamento grupal; de relevância mundial quanto a uma contribuição latino –americana para o estudo dos grupos Em 1970, alunos de Pichón registram seu próprio conceito de Grupo Operativo, que seria: “A relação dos integrantes do grupo, com a tarefa é que gera a cura, ou a aquisição de conhecimentos”

Grupos Operativos Surgiram nos hospitais psiquiátricos . Pichón treinou enfermeiros com suas praticas para que os próprios enfermeiros compreendessem a dinâmica da vida de um internado. Pichón Conclui que os internados adoeciam muito mais dentro dos hospitais psiquiátricos.

Cone Invertido Para auxiliá-lo no funcionamento do Grupo Operativo, Pichon faz uso do que chama de cone invertido, um esquema de vetores que verifica a operatividade no grupo. Estes vetores são: ·    Pertença: sentimento de fazer parte do grupo. ·    Cooperação: contribuição para o desenvolvimento do grupo. ·     Pertinência: centramento nas tarefas. ·    Comunicação: intercâmbio de informações. ·    Aprendizagem: conscientização da natureza real da tarefa. ·   Tele: empatia entre os participantes.

Cone Invertido É um esquema constituído pôr vários vetores na base dos quais se fundamenta a operação no interior do grupo. A partir da análise inter-relacionadas destes vetores se chega a uma avaliação da tarefa que o grupo realiza.

Teoria do Vinculo Em Teoria do vínculo, ele parte de uma teoria intrapsíquica e dá contribuição para a relação professor-aluno em três dimensões: mente, corpo e mundo exterior, que se integram dialeticamente, levando em consideração a dimensão mais importante: a humana.

Outras Obras processo grupal Dicionário Crítico de Psicologia Social Dicionário de Psicologia Social O processo criativo . Psicologia da vida cotidiana . Psiquiatria um novo problema.
Tags