POR QUE ME ENDIVIDO? PSIC. ANISSIS MOURA RAMOS Espec. Psic. Clínica –CRP07/11.688 MS. Teologia
PRIMEIRO PONTO ● Porque nossos pensamentos tem origem nas nossas emoções, em geral bastante primitivas. Isso significa que os nossos pensamentos sempre acontecem numa espécie de pano de fundo emocional, que varia de pessoa para pessoa e de momento para momento, na mesma pessoa. Por isso, nunca conseguiremos agir de forma puramente racional.
SEGUNDO PONTO ● Endividamento Financeiro não é causa e sim consequência do Endividamento Afetivo e Simbólico. ● AFETIVO ▶ carregado de sentimentos como: culpa, menos valia, complexo de inferioridade, autoestima rebaixada, necessidade de afirmação, reconhecimento, valorização, etc. COMPRAS
ENDIVIDAMENTO SIMBÓLICO Conhecido pela famosa frase “Te Devo Essa”. Pessoas que não se percebem merecedoras de receberem um favor de alguém. RESULTADO = COMPRAS
CRENÇAS Tanto o endividamento afetivo e simbólico se constroem a partir de nossas CRENÇAS. CRENÇAS são informações profundas e fundamentais que estão registradas no nosso inconsciente. Não as questionamos, na maioria das vezes, desenvolvemos comportamentos que as confirmem.
CRENÇAS MAIS COMUNS ▶ Não nasci para ser rico; ▶Pobre para ter as coisas, só se endividando; ▶Isso não é para mim; ▶Não posso ter mais do que os meus pais; ▶Não mereço ser bem sucedido; ▶Vim ao mundo para ser servido; ▶Mereço todas as coisas, independente de ter condições ou não; ▶ Para ter dinheiro, preciso “ralar” muito, etc.
COMO AGEM AS CRENÇAS CRENÇA EMOÇÃO/COMPTO . SITUAÇÃO PENSAMENTO
COMO LIVRAR-SE DELA ▶ Desenvolva o hábito de questionar seus pensamentos. Ex: Crença: não mereço ser bem sucedido. Pensamento: não vou conseguir, não tenho capacidade ou aptidão para fazer isso (pensamento disfuncional). Questionamento: o que me comprova que isso é verdadeiro? OBS.: Os Pensamentos Disfuncionais na maioria das vezes estão a serviço do famoso BOICOTE.
SIMBOLOGIA DO DINHEIRO EM NOSSA VIDA PODER SEGURANÇA SOBREVIVÊNCIA DINHEIRO RESPEITO VALORIZAÇÃO SONHO POTÊNCIA SEXUAL SENTIMENTO DE AUTO-ESTIMA CONTROLE
SENTIMENTOS QUE ATRAPALHAM A VIDA FINANCEIRA ▶ Medo; ▶Culpa; ▶Insegurança; ▶ Menos Valia; ▶Auto estima rebaixada; ▶ Vergonha ; ▶ Complexo de inferioridade; ▶Impotência, etc.
RELAÇÃO QUE ESTABELECEMOS COM O DINHEIRO PODER SEGURANÇA Dinheiro LIBERDADE CONVIVÊNCIA
POR QUE REPETIMOS SITUAÇÕES MEMÓRIA IMPLÍCITA Serotonina Experiências E Dopamina Sensoriais Ativa Neurotransmissores Sistema Límbico
COMO FUNCIONA A MEMÓRIA IMPLÍCITA ▶ De forma inconsciente; ▶ Inata ; ▶ Corpo procede conforme os registro que ela tem; ▶ Sabe como fazer.
RESUMO DA ÓPERA As nossas escolhas financeiras são inconscientes, porque se dão a partir das nossas EMOÇÕES E SENTIMENTOS.
COMO NÃO SE ENDIVIDAR ▶ Administre sua vida financeira, como se estivesse administrando as finanças de sua empresa. Portanto: ◘ Tenha suas contas fixas e variáveis todas planilhadas ; ◘ Anote todos os gastos diários; ◘ Compre à vista e peça descontos; ◘ Faça lista para ir ao supermercado; ◘ Priorize comprar o que é necessário; ◘ Estabeleça um limite máximo para o seu endividamento;
COMO NÃO SE ENDIVIDAR ◘ Questione-se: eu realmente preciso isso? Qual a utilidade que isso terá para mim? Tenho condições para comprar, nesse momento? ◘ Aprenda a dizer NÃO; ◘ Não considere o cheque especial uma renda adicional; ◘ Tente obter uma renda extra; ◘ Evite usar dinheiro de plástico ◘ Use o cartão de crédito, quando realmente for necessário; ◘ Não compre só porque está em promoção.
NINGUÉM É RESPONSÁVEL PELA SUAS FINANÇAS Somente você é responsável pelas suas finanças, só você tem o controle do que entra e do que sai da sua carteira e da sua conta bancária. Geralmente as pessoas buscam justificar sua situação, procurando culpados, esquecendo que cada um é autor das suas próprias escolhas.
EM QUE APLICAR , QUANDO O DINHEIRO É POUCO Desenvolva o hábito quando receber seu salário, pagar-se em primeiro lugar, ou seja, pegue 10% e aplique, mesmo que seja na poupança. Se você não tem nenhum tipo de aplicação, comece pela poupança e na medida que o valor for aumentando, fale com um consultor financeiro e BOA SORTE!