Pressupostos e subentendidos.pptx

232 views 14 slides May 25, 2023
Slide 1
Slide 1 of 14
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14

About This Presentation

Pressupostos e subentendidos


Slide Content

Inferências : Pressuposto s e Subentendido s

As informações no texto podem estar Explícitas  Estão escritas no texto. Implícitas  São compreendidas por meio de pistas lexicais ou pelo contexto.

Inf e rê n cia Raciocínio concluído ou desenvolvido a partir de indícios: a dedução é um tipo de inferência. É necessário fazer as inferências para entender completamente o sentido dos textos verbais e não verbais.

Informações implícitas podem ser Pressupostas  Deduzidas a partir de pistas no texto. Há comprometimento do falante. Subentendidas  Deduzidas pelo contexto. Não há comprometimento do falante.

Pressupostos  Não estão explícitos, mas há pistas lexicais no texto que levam à sua compreensão. Em Brasília continua chovendo . Posto : Chove em Brasília. Pressuposto : Chovia em Brasília. / Tem chovido em Brasília. Esta semana apareceu mais um buraco na rua. Posto : Há um buraco na rua. Pressuposto : Já havia outros buracos na rua.

Temos como índices de pressupostos: certos advérbios – O resultado da prova ainda não foi divulgado . Pressuposto - O resultado será divulgado. certos verbos – O esquema da mala tornou-se público. Pressuposto - O esquema não era público. orações adjetivas – Os candidatos a prefeito, que só querem defender seus interesses, não pensam no povo. Pressuposto – Todos os candidatos a prefeito têm interesses individuais. ad j et i vo s – O s p a r t i do s r a dicai s acabarã o com a democr a c i a no Brasil. Pressuposto - Existem partidos radicais no Brasil.

Subentendidos  Os subentendidos são ideias INSINUADAS no texto. Elas não estão escritas, precisamos entender o contexto . O falante não se compromete com a informação implícita, que fica sob a responsabilidade do ouvinte. Está frio. (Em uma sala com a janela aberta) Subentendido: Feche a janela. Leve o guarda-chuva. Subentendido: Vai chover. -Você quer chocolate? -Não como doces. Subentendido: Não quero.

 É importante frisar que o subentendido é de responsabilidade do ouvinte, por isso, muitas vezes, é um recurso para “dizer sem dizer”, não se comprometer com a informação. Observe este diálogo: (Nas eleições de 2014) -Em quem você votou? -Não desperdicei meu voto. Subentendidos de acordo com as crenças do ouvinte: Para um PTista: A pessoa votou na Dilma. Para um PSDBista : A pessoa votou no Aécio. Para alguém que não tem mais esperança nos políticos: A pessoa votou nulo/branco.

Exercí c ios  1. Analise as seguintes manchetes, apresente os pressupostos e identifique o termo que permite sua recuperação. Petrobrás é vítima de novos furtos. Pressuposto: Já havia ocorrido furtos anteriormente na Petrobrás. Indício: novos Dengue vira risco de epidemia em BH. Pressuposto: A dengue não era risco de epidemia em BH. Indício: vira Brasil para de crescer no segundo trimestre. Pressuposto: Indício :

 2 . I d e nt i f i q u e, n a s f r a s es s e gu i nt e s , as p o s sib i l idade s d e sub e nt e n d i d o , especificando cada contexto. Você tem relógio? Na rua, para seu amigo: Que horas são? Entrando em uma joalheria: Quero comprar um relógio . Para seu funcionário que entra às 8h e hoje chegou às 8h20: Você está atrasado ou Não chegue mais atrasado . Senhora, sua sacola está pesada? Vendo uma senhora carregar com dificuldade pela rua: Deixe-me carregar sua sacola. O gerente oferecendo um carrinho de supermercado: Coloque aqui sua sacola. Vendo que a senhora está acompanhada de seu forte “netinho”: Deixe de ser burra e dê essa sacola para ele carregar . Ou (direcionado ao neto) Tome vergonha nessa cara e ajude sua avozinha . Professor, já são onze horas. Aluno entediado: Aluno interessado: O professor havia pedido para ser lembrad o :

Agora, analisemos mais detalhadamente algumas charges, identificando as informações implícitas em cada uma, classificando-as em pressuposto ou subentendido.

Pedro deixou de beber. P ressuposto : Pedro bebia. M arcador de pressuposição : “deixou de” Os resultados da pesquisa ainda não chegaram até nós. O caso da corrupção tornou-se público. João conseguiu fechar a porta. Ela adoeceu de novo. Capital da Líbia volta a ser bombardeada. Estado do Rio registra primeiro caso de Dengue tipo 4. Para Ronaldinho Gaúcho, proposta do Flamengo foi a melhor. Botafogo ainda não definiu treinador. Vasco busca título inédito na Copa do Brasil.

Analise os subentendidos , colocando cada   frase em pelo menos dois contextos específicos . Maria ganhou outro notebook! Você gostaria de ir ao cinema comigo qualquer dia ? “E você é simpático .” Se eu tivesse a senha do wi-fi daqui , conseguia ver meu e-mail. Ninguém é obrigado a ficar aqui . - Aceita uma bebida ?     - Não , obrigada .
Tags