Prevenção de acidentes em ambiente escolar

PriscilaCortesRamos1 1 views 26 slides Oct 06, 2025
Slide 1
Slide 1 of 26
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21
Slide 22
22
Slide 23
23
Slide 24
24
Slide 25
25
Slide 26
26

About This Presentation

Prevenção de acidentes na escola


Slide Content

SSMA Saúde, Segurança e Meio Ambiente 2014 PREVENÇÃO DE ACIDENTES EM AMBIENTE ESCOLAR

Objetivos da aula serão voltados no(a): - Aprendizado dos principais conceitos da área de segurança do trabalho ; - Identificação das situações de risco e perigo no ambiente escolar; - Conscientização quanto importância do uso de EPIs e dos cuidados necessários ao evitar possíveis acidentes ; - Capacitação dos participantes ao identificar situações de emergências com comprometimento dos sinais vitais e na realização de técnicas básicas de Primeiros Socorros (curso completo – 20 horas duração).

Legislação - Normas regulamentadoras (NRs – 01 a 37); - Consolidação das leis do trabalho (CLT) em seu capítulo V; - Lei Lucas n° 13.722/18, sancionada dia 04/10/2018. Ela obriga as escolas, públicas e privadas, de educação infantil e básica, a se prepararem para atendimentos de primeiros socorros.

Diferença de risco e perigo “ Perigo é uma condição ou um conjunto de circunstâncias que têm o potencial de causar ou contribuir para uma lesão ou morte” (Sanders e McCormick, 1993, p. 675). “ Risco é a probabilidade ou chance de lesão ou morte” (Sanders e McCormick, 1993, p. 675).

Acidente de trabalho “É o que ocorre pelo exercício do trabalho, a serviço da empresa, provocando lesão corporal, perturbação funcional, perda ou redução da capacidade para o trabalho, permanente ou temporária” (INSS, 1991)

Tipos de acidentes Acidente típico São os acidentes decorrentes da característica da atividade profissional desempenhada pelo acidentado.

EPI – Equipamento de Proteção Individual EPI - EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL LEGISLAÇÃO – NR-06 Portaria 3.214 e art. 166 e 167 da CLT

Definição de EPI EPI – Equipamento de Proteção Individual - É todo dispositivo de uso individual destinado a proteger a saúde e integridade física do colaborador.

Tabela de identificação de riscos Riscos Químicos Riscos Físicos Riscos Biológicos Riscos Ergonômicos Riscos Mecânicos Poeira Ruído Vírus Trabalho Físico Pesado Arranjo Físico Deficiente Fumos Metálicos Vibração Bactéria Postura incorreta Máquinas sem Proteção Névoas Radiação Ionizante e não Ionizante Protozoários Treinamento Inadequado Matéria prima fora de Especificação Vapores Pressões Anormais Fungos Jornada prolongada Equipamentos Inadequados Defeituosos ou Inexistentes Gases Temperaturas extremas Bacilos Trabalho noturno Ferramentas defeituosas Outros Outros Outros Outros Outros

EPC EPC – Equipamento de Proteção Coletiva - é toda medida ou dispositivo, sinal, imagem, som, instrumento ou equipamento destinado à proteção de uma ou mais pessoas.

Acidente de trajeto Acidente de trajeto é aquele sofrido pelo trabalhador no percurso da residência para o local de trabalho ou do local de trabalho para sua residência, em qualquer meio de locomoção (art. 21, inc. IV, Lei 8.213/91). Não importa quanto tempo leve , desde que o trajeto seja aquele indicado pelo funcionário quando de sua admissão.

Comunicação do acidente de trabalho - CAT O acidente de trabalho deverá ser comunicado à Previdência Social em até o 1º dia útil após o acidente. Para a abertura de CAT é necessário a apresentação de: Atestado Médico contendo informação sobre o CID (Código Internacional de Doença), carimbo com o CRM (legível), assinatura do médico

Dicas para evitar acidentes - funcionários Planeje as atividades que serão executadas; Utilize todos os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) fornecidos; Não improvise equipamentos; Respeite as sinalizações de segurança; Tenha máxima atenção durante a realização das atividades.

Identificando possíveis acidentes na escola:

Possíveis acidentes na escola:

Cuidados com as crianças Playground : As atividades recreativas feitas com orientação dos adultos; Realizar manutenção de forma periódica; Devem existir superfícies apropriadas embaixo e ao redor dos brinquedos, amortecendo o impacto e evitando abrasão na pele.

Cuidados com as crianças Práticas esportivas : Respeitar as regras da atividade e em alguns casos os equipamentos de proteção devem ser usados (caneleiras e joelheiras); Os espaços e quadras utilizadas devem estar em boas condições, sem desníveis por exemplo; Os elementos arquitetônicos como quinas, devem ser protegidos.

Cuidados com as crianças Brinquedos : Obedecer as normas de segurança dos fabricantes dos brinquedos, quanto a idade e forma de utilização; Evitar brinquedos pequenos, que possuam peças que soltem ou cortantes para as crianças da creche e pré-escola.

Cuidados com as crianças Ambiente físico: O ambiente escolar deve ser limpo e organizado livre de buracos, material de construção abandonados, mato com manutenção, arame farpado e etc ; As portas devem ter dispositivo para fechamento lento, evitando ferimentos e esmagamentos nos dedos das mãos; As escolas devem ser providas de banheiros para adultos, crianças e adaptados para pessoas com necessidades especiais ou dificuldade de locomoção;

Cuidados com as crianças Ambiente físico: Locais como cozinha, sala de manutenção ou máquinas devem ter barreiras físicas que impeçam a entrada de crianças; O mobiliário deve ser ergonômico, de contornos arredondados, sem riscos de quedas e adequado a faixa etária dos alunos; A preservação da edificação deve contar com vistorias periódicas, avaliando rachaduras, vazamentos de água e esgoto, estado da fiação elétrica e etc ;

Cuidados com as crianças Ambiente físico: Partes elétricas como tomadas devem ser cobertas por protetores; O piso deve ser de preferência de material antiderrapante, evitando quedas.

Caixa de primeiros socorros - Usada por pessoa capacitada e treinada; - Composta por itens como: g aze, esparadrapo, luvas cirúrgicas descartáveis, soro fisiológico, tesoura sem ponta, termômetro Digital, álcool 70%, água oxigenada volume 10, algodão, entre outros.

Telefones úteis em caso de emergência - Corpo de Bombeiros – 193 - SAMU – 192 - Defesa Civil – 199 - Polícia Militar – 190 - Disque-Intoxicação (ANVISA) – 0800-722-6001

Primeiros socorros Cortes e ferimentos; Fraturas; Hemorragia; Queimadura; Sufocamento; Parada cardiorrespiratória; Intoxicação; Convulsão; Afogamento.

Obrigado. “A segurança consiste na responsabilidade de saber e agir da maneira correta.” Autor desconhecido
Tags