Principais características do gênero textual roteiro
EduardaReis50
0 views
7 slides
Oct 03, 2025
Slide 1 of 7
1
2
3
4
5
6
7
About This Presentation
Principais características, funcionalidades do gênero e exemplos.
Size: 3.86 MB
Language: pt
Added: Oct 03, 2025
Slides: 7 pages
Slide Content
ROTEIRO Prof.ª Eduarda Reis
O que é um roteiro? Ninguém ensina ninguém a escrever. Nem roteiros, nem textos para internet, nem literatura, nem nada. O primeiro passo para quem quer escrever, seja lá o que for, é certificar-se de que leva algum jeito para isso. Para escrever é preciso gostar das palavras. Se o candidato a escritor não for um gênio, pode superar as dificuldades com esforço e determinação. Mas se faltar talento e criatividade, aí não tem remédio.
Depois da descoberta do talento surgem as primeiras dúvidas: O que, como e onde escrever? O que escrever? Roteiros? Textos para a internet? Ou Literatura? Como escrever um roteiro para teatro, para cinema ou para televisão? Um texto para a web, uma crônica, um conto ou uma poesia? Antes de começar a aprender, é preciso organizar-se, preparar-se, conhecer formatos, veículos de circulação e eleger um foco.
Definição de roteiro O roteiro é a forma escrita de qualquer audiovisual. É um gênero que serve como guia ao desenvolvimento de alguma atividade geralmente mais complexa. Pode, portanto, aparecer em diferentes contextos: desde o planejamento de uma visita a um museu, por exemplo, à concepção e produção de um filme. Trata-se de um texto que apresenta informações mínimas, geralmente dispostas em ordem cronológica ou obedecendo a uma sequência lógica em listas ou em tópicos curtos.
Características e funcionalidade: Uma vez que o roteiro é um texto que serve para organizar/estruturar o planejamento de uma atividade, é possível afirmar que ele pode não ser um texto definitivo a ser publicado por alguém, mas apenas um meio de atingir determinado objetivo. Roteiros podem ser um texto definitivo quando tiverem a finalidade de serem publicados em revistas especializadas para auxiliar os leitores em alguma questão. Há diversos tipos de roteiro para alguma finalidade como, por exemplo, roteiro de viagem, roteiro de entrevista, roteiro de seminário etc.
Estrutura: A estrutura vai depender do objetivo proposto. Os tópicos podem estar divididos em título, introdução, desenvolvimento e conclusão. Na introdução, devem ser inseridos os pontos referentes ao tema tratado e ao objetivo. No desenvolvimento, o aprofundamento do assunto abordado. Na conclusão, o fechamento da discussão, com as conclusões a que se chegou.
Passo a passo para escrever um roteiro DESENVOLVER UMA IDEIA A criatividade pode ser alimentada por meio de muita leitura, pesquisa, vivências com amigos, familiares etc. STORYLINE Definir o conflito ( o que irá acontecer?). Todo roteiro tem um conflito essencial que pode ser resumido em uma única frase. SINOPSE Definir os personagens, determinar quem viverá o conflito, além do tempo e espaço. ESTRUTURA Organizar uma ação dramática, definir o plot da ação, como a trama vai evoluir até o desfecho. PRÉ-ROTEIRO Incluir diálogos, o perfil e o estado de ânimo dos personagens. O que eles farão ao longo da trama antes do roteiro final.