Principais Movimentos Artísticos do Séc. XX

35,561 views 22 slides Nov 03, 2012
Slide 1
Slide 1 of 22
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21
Slide 22
22

About This Presentation

No description available for this slideshow.


Slide Content

Principais Movimentos Artísticos do século XX Prof (a): Cinthya Marques

Introdução O século XX inicia-se ampliando as conquistas técnicas e o progresso industrial do século anterior. Com ele várias tendências artísticas equivalente às mudanças que este novo século traria estavam acontecendo: Expressionismo, Cubismo, Abstracionismo, Futurismo, Dadaísmo e Surrealismo são algumas delas. Nesta aula falaremos sobre três dessas vertentes artísticas: o Expressionismo , o Cubismo e o Abstracionismo , e a mudança que elas causaram na história da arte do século XX.

Expressionismo Período Histórico: O Expressionismo foi um movimento artístico cuja origem remota a Alemanha entre os anos de 1905 e 1914. O movimento surge com características que ressaltam a subjetividade pois a intenção do artista é de recriar o mundo e não apenas a de absorvê-lo da mesma forma que é visto. Para os expressionistas, arte liga-se à ação, através da qual a imagem é criada, com o auxílio de cores fortes que rejeitam a verossimilhança - e de formas distorcidas.

Principais características Cores resplandecentes , vibrantes; Dinamismo improvisado, inesperado; Técnica violenta : o pincel ou espátula vai e vem , fazendo e refazendo , empastando ou provocando explosões de sentimentos; Preferência pelo patético , trágico e sombrio; É  uma pintura dramática e subjetiva; Expressa sentimentos humanos e intensas emoções; Preocupação com as sensações de luz e cor.

O grito Edward Munch "O Grito" é uma das obras mais importantes do movimento expressionista . No quadro há uma figura andrógina (não é possível afirmar se é homem ou mulher), num momento de desespero e angústia. Ao fundo observamos a cidade de Oslo na Noruega, durante o pôr-do-sol.

Anita Malfatti (Brasil) A Estudante Russa  , 1915  A Mulher de Cabelos Verdes  , 1915 - 1916 

Cubismo Período Histórico: O Cubismo foi um movimento artístico cuja origem remonta à Paris e a 1907. Considerado um divisor de águas na história da arte ocidental, o cubismo recusa a idéia de arte como imitação da natureza, afastando noções como perspectiva e modelagem, assim como qualquer tipo de efeito ilusório. " Não se imita aquilo que se quer criar” Georges Braque

Principais Características Demonstra os objetos escolhidos em cubos. Descreve as naturezas morta com poucas cores fazendo contraste o claro e o escuro com sombra muito carregadas. Não utilizada a perspectiva, os desenho são ilustrados por figuras geométricas que se sobrepõem.

A arte Cubista - as fases Enquanto o movimento cubista se desenvolvia, sofreu várias alterações, sendo principalmente marcado pelas seguintes:  1. O cubismo primitivo (1907) é marcado pelas primeiras pinturas cubistas que remetem às formas geométricas. 2. O cubismo analítico (1910 – 1913) é marcado pela demonstração de uma decomposição de objetos que estão representados no quotidiano. È uma combinação de pedaços de peças, vistos de várias maneiras com perspectivas diferentes. 3. O cubismo sintético (1913) é o período em que o cubismo era composto por colagens de vários papéis com diferentes texturas e padrões, as cores tornaram-se muito mais vivas. O espaço e volume são inspirados com pequenos leves traços de sombra. Nota-se um grande distanciamento de qualquer arte primitiva.

Cubismo “ Les Demoiselles d’ Avignon ” Pablo Picasso Esta pintura marca o início do Cubismo e representa cinco prostitutas nuas num bordel. As duas mulheres colocadas à direita têm rostos com traços tão acentuados que parecem estar usando máscaras. A forma do nariz e os nervos faciais elaborados numa série de desenhos dirigem-nos às máscaras africanas.

Tarsila do Amaral Carnaval em Madureira  , 1924  Estrada de Ferro Central do Brasil  , 1924 

Abstracionismo Período Histórico: O Abstracionismo foi um movimento artístico cuja origem remota às vanguardas das décadas de 1910 e 1920. O abstracionismo refere-se às formas de arte não regidas pela figuração e  pela imitação do mundo, e que recusam a representação ilusionista da natureza. A decomposição da figura, a simplificação da forma, os novos usos da cor, o descarte da perspectiva e das técnicas de modelagem e a rejeição dos jogos convencionais de sombra e luz, aparecem como traços recorrentes das diferentes orientações abrigadas sob esse rótulo. Inúmeros movimentos e artistas aderem à abstração, que se torna, a partir da década de 1930, um dos eixos centrais da produção artística no século XX.

Principais Características Compreensão da pintura como meio de emoções intensas. Execução cheia de violenta agressividade, espontaneidade e automatismo. Destruição dos meios tradicionais de execução - pincéis, trincha, espátulas, etc. Técnica: pintura direta na parede ou no chão, em telas enormes, utilizando tinta à óleo, pasta espessa de areia, vidro moído.

Wassili Kandinsky Primeira Aquarela Abstrata (1910)

Wassili Kandinsky Improvisação (1909/1914)

Kasimir Malevich Quadrado Preto Suprematista   ( 1914/1915)

Kasimir Malevich Quadrado Branco sobre Fundo Branco ( 1918 )

A moça com uma Leica (1934) A obra de Malevitch tem impacto sobre o construtivismo  russo do fotógrafo Alexander Rodchenko . ( 1891 - 1956) 

Expressionismo Abstrato Período Histórico : a expressão é utilizada pela primeira vez em 1952 e refere-se a um movimento artístico que tem lugar em Nova York, no período imediatamente após a Segunda Guerra Mundial. Trata-se do primeiro estilo pictórico norte-americano a obter reconhecimento internacional. Os Estados Unidos surgem como nova potência mundial e centro artístico emergente. O principal artista dessa geração é Jackson Pollock .

Jackson Pollock Action Painting ( pintura de ação“). Ele retira a tela do cavalete, colocando-a no solo. Sobre ela, a tinta é gotejada e/ou atirada ao ritmo do gesto do artista, que gira sobre o quadro ou se posta sobre ele. A nova atitude, física inclusive, do artista diante da obra subverte a imagem do pintor contemplativo e mesmo a do técnico ou desenhista industrial que realiza o trabalho de acordo com um projeto prévio.

Para pesquisar: Site do Itáu Cultural: http :// www.itaucultural.org.br FIM