Processo Civil IV - Cumprimento de Sentença e Processo de Execução.pptx

CrasAraripe 0 views 21 slides Oct 02, 2025
Slide 1
Slide 1 of 21
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21

About This Presentation

DIREITO


Slide Content

Direito Processual Civil IV 6º Semestre Prof. Me. Mauro Wesllen Tavares Silvestre

Unidade I Introdução à Execução

Evolução Histórica O CPC de 1973 adotou a autonomia do processo de execução, independentemente da natureza do título (judicial ou extrajudicial); Ao final do processo para executar a sentença era necessário um novo processo; Juristas queriam um sistema + rápido.

Evolução Histórica CPC de 2015; Princípio do Sincretismo; Sincretismo = União/Fusão/Junção; União da Cognição + Execução = Cumprimento de Sentença.

Na Prática

Na Prática

Evolução Histórica A execução (Cumprimento de Sentença) passa a ser imediata; Por força do conceito de sincretismo o processo volta-se a um só tempo ao reconhecimento do direito aplicável ao caso concreto (quem é o merecedor da tutela) e à prática de atos voltados a satisfação de tal direito; Para os processualistas tradicionais era inimaginável a mistura em um mesmo processo de atos de cognição e executivos.

Conceito Conhecida por execução forçada; Estado-juiz age para que o direito se efetive; Natureza coercitiva; Finalidade: Satisfação forçada de um direito de crédito; Pode também ocorrer de forma espontânea; Atividade jurisdicional predominante é a executiva.

Conceito Mesmos princípios e regras que formam a TGP (condições/pressupostos); Atividade processual que transforma a realidade em prática; Ou seja: Havendo algum ato certificador de direito (como uma sentença, ou algum ato cuja a eficácia lhe seja equiparada) a atividade processual destinada a transformar o direito em realidade satisfazendo o seu titular, chama-se execução.

Conceito ≠ processo de conhecimento; Não cabe rediscussão do mérito, eventuais medidas de produção de provas são excepcionais (Juiz instaura um incidente cognitivo), para questões de legalidade dos atos; Tem que haver no (Cumprimento de Sentença/Processo de Execução) um credor possuidor de um título (judicial/extrajudicial) dotado de certeza, liquidez e exigibilidade.

JUDICIAL – Decisão de Processo Civil, c/participação estatal, ou de órgão onde se atribui a mesma eficácia jurisdicional. EXTRAJUDICIAL – Títulos de natureza privada que não possuem participação estatal na sua formação. Previsão Legal – Art. 515 do CPC: Previsão Legal – Art. 784 do CPC: Decisão Proferidas em Processo Civil que reconhecem a exigibilidade de obrigação de pagar quantia, fazer, não fazer e entregar coisa; I – Letra de câmbio, nota promissória, duplicata, debenture e o cheque; II – A escritura pública ou documento público assinado pelo devedor; Decisão homologatória de autocomposição judicial; III – O documento particular assinado pelo devedor e p/2 testemunhas; Decisão homologatória de autocomposição extrajudicial de qualquer natureza; IV – O instrumento de transação referendado pelo MP/DFP/AP/Advogados dos transatores ou conciliador ou mediador credenciado pelo tribunal; O formal e a certidão de partilha; V – Contrato garantido por hipoteca, penhor , anticrese ou outro direito real de garantia e garantido p/caução; O crédito de auxiliar da justiça, desde que as custas/honorários já tenham sido aprovados pela decisão judicial; VI – Contrato de seguro de vida em caso de morte; VII – O crédito decorrente de foro laudêmio; VIII – O crédito documental comprovado, decorrente de aluguel... Sentença penal condenatória transitada em julgado; IX – Certidão de dívida ativa da Fazenda Pública (UNI/EST/MUN); Sentença arbitral; X – Crédito referente as contribuições de condomínio; Sentença estrangeria homologada pelo STJ; XI – Débitos emitidos pelas serventias; Decisão interlocutória estrangeria, após concessão do exequatur à carta rogatória pelo STJ. XII – Demais títulos que a lei atribuir força executiva.

OBS importantes Desjurisdicionalização da execução; Natureza eminentemente administrativa; Suécia – órgãos ligados ao Poder Executivo processam a execução; França e Portugal – delegam a execução a entes privados.

Características SUBSTITUTIVIDADE – o Estado-juiz substituiu a parte interessada para coagir o devedor a cumprir a obrigação reconhecida como devida; DEFINITIVIDADE – Efeito de coisa julgada material da sentença proferida ou mesmo do título extrajudicial (não existe mas cognição) a desnecessidade de produção probatória; SUBSIDIARIEDADE – No que couber se aplica as regras e princípios do processo de conhecimento, sem ferir sua autonomia.

Atividade de Memorização 1 – A principal finalidade do processo de execução é: Declarar a existência de uma obrigação; Apurar os fatos alegados pelas partes; Satisfazer de forma coercitiva, uma obrigação inadimplida; Julgar recurso interposto contra sentença de mérito.

Atividade de Memorização 2 – No processo de execução a cognição é: É ampla e exauriente; Inexistente em qualquer fase; É parcial e limitada à legalidade dos atos; É dispensável, pois o título já reconhece a obrigação.

Atividade de Memorização 3 – O processo de execução é tipicamente: Declaratório; Recursal; Cognitivo; Satisfativo.

Atividade de Memorização 4 - Sobre a evolução histórica do Código de Processo Civil, em relação aos institutos do cumprimento de sentença e processo de execução se pode pontuar o interesse dos juristas em tornar esses institutos mais rápidos, discorra sobre esse processo evolutivo, descrevendo o conceito de processo sincrético; 5 - No cumprimento de sentença/processo de execução a atividade jurisdicional é descrita como predominantemente de natureza executiva, explique; 6 - Pontue as três características do processo de execução, discorrendo sobre cada uma delas.

Atividade de Memorização 7 - Após o trânsito em julgado de processo que condenou a ENEL a obrigação de fazer (homologar painéis fotovoltaicos) e a pagar indenização por dano moral no importe de R$ 5.000,00, Ronald Xenofonte na condição de autor solicitou ao seu advogado que manejasse nova ação para garantir a execução. Qual postura profissional o advogado deve adotar?

Atividade de Memorização 8 - No mesmo processo a ENEL apresentou impugnação alegando que não realizou a ligação do medidor por culpa exclusiva de Ronald, uma vez que era imprescindível para o cumprimento da obrigação de fazer que Ronald tivesse realizado obras na sua residência. Considerando que durante a fase de cognição por força da instrução a ENEL alegou tal argumento e não conseguiu provar, o que deve ser aduzido na manifestação de Ronald sobre essa impugnação?
Tags