Projeto Político Pedagógico https://www.youtube.com/watch?v=9D-5kTiQpKI
Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB 9394/96 E mbasa legalmente, no título IV, o projeto pedagógico e preceitua no ART. 12: Os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino terão a incumbência de: I- Elaborar e executar sua proposta pedagógica; (...);
ART. 13: Os docentes incumbir-se-ão de: I- Participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino. II- Elaborar e cumprir o plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica do estabelecimento de ensino.
O PPP E O REGIMENTO ESCOLAR DEVERÃO ESTAR : De acordo com as leis vigentes; Ambos devem ser elaborados pela escola e aprovados pela comunidade escolar; O regimento deve ter os parâmetros e princípios do PPP como referência para o detalhamento administrativo e jurídico; Ambos devem estar disponíveis para toda a comunidade escolar conhecer e utilizar.
Significado da palavra PROJETO O que é projeto? N o sentido etimológico, a palavra projeto tem sua origem no latim projectu / projicere , cujo significado é lançar para adiante. (Projétil)
Por que Projeto Político Pedagógico? É projeto porque reúne propostas de ação concreta a executar durante determinado período de tempo. É político por considerar a escola como um espaço de formação de cidadãos conscientes, responsáveis e críticos, que atuarão individual e coletivamente na sociedade, modificando os rumos que ela vai seguir.
Por que Projeto Político Pedagógico? É pedagógico porque define e organiza as ações, atividades e os projetos educativos necessários ao processo de ensino e aprendizagem.
O que é o Projeto Político Pedagógico? É o plano global da instituição, a sistematização, nunca definitiva, de um processo de planejamento participativo, que se aperfeiçoa e se objetiva na caminhada, que define claramente o tipo de ação educativa que se quer realizar.
PARTES CONSTITUINTES DO PPP O PPP é composto basicamente pelas seguintes partes, articuladas entre si: MARCO REFERENCIAL - Rumo que a escola escolhe para seguir e que compõe-se das partes: MARCO SITUACIONAL - (onde estamos e como vemos a realidade) identificação e diagnóstico do Estabelecimento de Ensino. MARCO CONCEITUAL- princípios didático- pedagógicos ( como chegaremos lá).
PARTES CONSTITUINTES DO PPP MARCO OPERATIVO/OPERACIONAL - (que horizonte queremos para nossa ação) planejamento das ações da escola. MARCO FILOSÓFICO corresponde à direção, ao horizonte maior, ao ideal geral da instituição. É a proposta de Sociedade, Pessoa/Homem e Educação que o grupo assume. ... Contém os critérios gerais de orientação da instituição. ( P ara onde queremos ir).
FINALIDADES DO PPP A) Resgatar a intencionalidade da ação. B) Ser instrumento de transformação da realidade, resgatar a potência da coletividade; gerar esperança. C) Dar referencial de conjunto para a caminhada, aglutinar, gerar solidariedade, parceria. D ) Ajudar a construir a unidade (que supera a uniformidade); superar a fragmentação, gerar organicidade nas ações e projetos.
FINALIDADES DO PPP E) Propiciar racionalização dos esforços e conteúdos. F) Ser canal de participação efetiva G) Diminuir o sofrimento por causa das pequenas frustrações. H) Fortalecer o grupo para o enfrentamento dos conflitos e contradições.
Princípios norteadores do PPP, segundo Veiga : De acordo com Veiga (1991, p. 82), os princípios do PPP são : Igualdade (Quanto à condição de acesso a todos os alunos); Qualidade (Quanto aos instrumentos, recursos e metodologias para tornar o processo de ensino/aprendizagem mais eficiente);
Princípios norteadores do PPP G estão democrática (Consagrado pela Constituição vigente compartilhamento de decisões e ações na gestão da escola); L iberdade (Também oriundo da Constituição, está sempre associado a ideia de autonomia) ; Valorização do magistério (Apoio a participação nos programas de aperfeiçoamento e formação continuada). Esses princípios possuem um caráter permanente e fundamentado nas ações pedagógicas.
Construção/elaboração do PPP O processo de construção do projeto político-pedagógico de uma escola é dinâmico, exige esforço coletivo e comprometimento. Não é apenas a elaboração de um documento escrito; deve ser legitimado na ação. É um desafio para a transformação da realidade que se apresenta (diagnóstico).
Construção/elaboração do PPP A elaboração do projeto pedagógico deve ser pautada em estratégias que deem voz a todos os atores da comunidade escolar: funcionários, pais, professores e alunos. Essa mobilização é tarefa, por excelência, do diretor. Mas não existe uma única forma de orientar esse processo.
Construção/elaboração do PPP Se bem formatado, porém, o próprio processo de construção do documento gera mudanças no modo de agir. Quando todos enxergam de forma clara qual é o foco de trabalho da instituição e participam de seu processo de determinação, tornam-se parceiros da gestão .
Construção/elaboração do PPP Na prática, a comunidade escolar deve começar respondendo à seguinte questão: por que e para que existe esse espaço educativo?