Psicologia de Winnicott

MilenaSouza6 6,696 views 17 slides Jul 14, 2017
Slide 1
Slide 1 of 17
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17

About This Presentation

Teoria de Donald Woods Winnicott


Slide Content

Donald Woods Winnicott Universidade Nove de Julho Psicanálise II Psicologia

Biografia Winnicott nasceu em 7 de Abril de 1896 na Inglaterra, de uma família metodista ; Tinha duas irmãs mais velhas e aos 14 anos foi enviado a um internato; Estudou Biologia, e depois Medicina, especializando-se na área da Pediatria onde atuou por 40 anos; Trabalhou em um hospital em Londres, como pediatra, psiquiatra e psicanalista infantil; Sua obra foi dedicada à construção da teoria do amadurecimento pessoal; Foi o primeiro Psicanalista pediatra da historia.

Inspirações Teóricas Procurou por Melanie Klein após indicação de seu analista pessoal James Stranchey ; Afinizou-se pelo estudo do desenvolvimento infantil; Foi supervisionado por Klein; Tamanha era sua confiança em Winnicott , que o mesmo foi analista de um dos filhos. Melanie Klein

Com o passar dos anos, Winnicott critica a concepção de sua mestre e desenvolve o próprio pensamento teórico e clínico; Enquanto Klein não concentrava sua atenção no ambiente, para Winnicott esta era fundamental; Curiosidade: Supostamente, a morte da mãe de Winnicott tornou Klein mais próxima a ele. Inspirações Teóricas

Principais Conceitos De acordo com Winnicott todo ser humano tem potencial para o desenvolvimento, e este é alcançado através da relação com o ambiente; Inicialmente o ambiente é considerado a mãe ou alguém que exerça a função materna, apoiado também pelo pai; Há 3 motivos para a formação do “eu” se apoiar na família: disposição e condição maior de favorecer o desenvolvimento; entorno constante, regular, amigável e não caótico e tolerância diante as mudanças no ambiente.

Principais Conceitos Good Enough Mother (mãe suficientemente boa): É aquela mãe que sabe a hora certa para favorecer a ilusão do bebê e, logo após a desilusão; Ela deve funcionar como um “ego-auxiliar”; Winnicott fala em compartilhamento de experiências; A brincadeira traz a oportunidade para o exercício de simbolização e é também uma característica humana.

Principais Conceitos Falso Self: Diante a frustração de uma mãe insuficientemente boa, o filho quer que o ambiente faça o que não fez anteriormente; Os problemas psíquicos seriam, portanto, resultados de falhas graves nas etapas iniciais do desenvolvimento; Verdadeiro Self: mãe se adequa de forma suficientemente boa, não interfere negativamente no desenvolvimento da criança.

Objeto Transicional Na desilusão, os objetos transicionais são fundamentais; São objetos, geralmente macios, que o bebê adota e faz o uso que quiser; Ele o considera como uma “encarnação da mãe”.

Objeto Transicional São transicionais, pois estariam no espaço entre o mundo interno e o externo, sendo os dois aos mesmo tempo e fazendo parte dos dois. O bebê está lidando com a separação da mãe, saindo de um estado unificado, percebendo o mundo de fora, sem deixar de manter um elo entre os dois mundos.

Desenvolvimento infantil Sua teoria do desenvolvimento seguem dois caminhos: Crescimento emocional do bebê: corresponde à jornada do lactente da dependência absoluta à independência, passando pela dependência relativa; Cuidado materno: suas características e adaptações às necessidades específicas de cada fase do desenvolvimento.

Distinções Durante a fase oral, o bebê considera a mãe e o mesmo como um só. Self é a completude do ser. Na fase holding, o bebê considera a mãe e o mesmo como um só. Self é a completude do ser. Semelhanças Freud Winnicott Ego deriva do Inconsciente; Pulsões dirigidas para objetos; Papel central do relacionamento seria a satisfação; Sonhos são relevantes. Inconsciente deriva do ego; Bebê depende inteiramente do que lhe é oferecido pela mãe; Relação baseada no individuo e ambiente; Desconsidera os sonhos Freud Winnicott

Entrevista com o Psicólogo A entrevista foi realizada com o profissional Robson T. B. Nakagawa , portador do CRP: 06/94073. Robson iniciou em abrigos, processos de adoção, abusos sexuais, violências domésticas e processos familiares . Possui um consultório em Pinheiros, onde foi realizada a entrevista e outro no centro de São Bernardo.

Fotos da Clínica

Curiosidade Centro Winnicott de São Paulo Rua João Ramalho, 146 - Perdizes

“O primeiro espelho da criatura humana é o rosto da mãe: a sua expressão, o seu olhar, a sua voz [...] É como se o bebê pensasse: olho e sou visto, logo, existo!” Donald Woods Winnicott

Referência Bibliográfica Psicólogo: Robson T.B.Nakagawa CRP: 06/94073 Ava Uninove ; FEBRAPSI. Donald Woods Winnicott . Disponível em : <http://febrapsi.org.br / biografias / donald -woods- winnicott />. Acesso em: 10 abr. 2017 MOURA, Joviane . Winnicott – Principais Conceitos . Disponível em: <https://psicologado.com/abordagens/psicanalise/winnicott-principais-conceitos>. Acesso em: 11 abr. 2017 SILVA, Kleyson Matos. Holding e Formação da Personalidade em D. W. Winnicott . Disponível em: < https://psicologado.com/abordagens/psicanalise / holding-e-formacao-da-personalidade-em-d-w-winnicott >. Acesso em: 12 abr. 2017 PSICOLOGADO. Introdução à Teoria de Winnicott . Disponível em: <https:// psicologado.com/abordagens/ psicanalise / introducao-a-teoria-de-winnicott >. Acesso em: 12 abr. 2017 LOPARIC, Zeljko . De Freud a Winnicott: aspectos de uma mudança paradigmática.  Winnicott e-prints ,  São Paulo ,  v. 1, n. 1, p. 1-29,   2006 .   Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo. php ?script= sci_arttext&pid =S1679-432X2006000100004& lng = pt&nrm = iso >. acessos em  12  abr.  2017.