Diplópodes O que são: Os diplópodes são animais do filo dos artrópodes (possuidores de pernas articuladas). Principais características dos diplópodes: O corpo possui formato cilíndrico e é divido em três segmentos principais: cabeça, tórax e abdome segmentado; São animais díceros , ou seja, possuem um par de antenas com presença de pelos táteis; A respiração é traqueal (realizada pela traqueia ); Possuem grande quantidade de pernas (de 20 a 100), sendo dois pares em cada anel; - Quando se sentem ameaçados enrolam o corpo em formato de espiral, além de produzir uma substância mal cheirosa que serve para afugentar seus predadores. - O habitat dos diplópodes é terrestre. Preferem locais escuros e úmidos (troncos apodrecidos, embaixo de pedras) para viver;
Reprodução A reprodução dos diplópodes é sexuada; A reprodução é sexuada e os sexos são separados. O macho apresenta apêndices especializados na fecundação interna – gonopódos – e os sexos são separados. A fêmea coloca os ovos num "ninho" no solo e as crias passam por 7 estádios larvares diferentes até atingirem a fase adulta.
Quilópodes O que são: Os quilópodes são animais que possuem grande quantidade de pernas articuladas. São artrópodes e fazem parte da classe Chilopoda . Características principais: O corpo é composto por cabeça e tronco. O corpo dos quilópodes possui o formato achatado e alongado. É composto por vários anéis (segmentos) interligados. Apresentam um par de pernas por segmento. Possuem muitos pares de pernas articuladas. São pequenos, pois a maior parte das espécies destes animais medem entre 2 e 7 cm de comprimento. Possuem olhos simples e um par de antenas. São animais venenosos, sendo que usam o veneno contido numa glândula para imobilizar a presa. O veneno é injetado através de garras que possuem na cabeça. O sistema respiratório é aberto.
Alimentação e habitat Alimentação: Os animais quilópodes são carnívoros e se alimentam, principalmente, de besouros, pequenos vermes da terra e larvas. Já a digestão é realizada por um tubo digestório completo que tem início na boca e termina no ânus. Habitat: Estes animais vivem, principalmente, em locais escuros e úmidos. São encontrados em locais com acúmulo de lixo e entulho, tocos de árvores em processo de apodrecimento e parte seca das redes de esgoto.
Reprodução A reprodução dos quilópodes é sexuada. Logo os sexos são separados nestes animais. A fêmea bota grande quantidade de ovos.