QUIZ SAEB LÍNGUAPORTUGUESA ENS MÉDIO.pptx

mdoliveira675 0 views 37 slides Sep 25, 2025
Slide 1
Slide 1 of 37
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21
Slide 22
22
Slide 23
23
Slide 24
24
Slide 25
25
Slide 26
26
Slide 27
27
Slide 28
28
Slide 29
29
Slide 30
30
Slide 31
31
Slide 32
32
Slide 33
33
Slide 34
34
Slide 35
35
Slide 36
36
Slide 37
37

About This Presentation

Descritores


Slide Content

CONTEÚDO: QUIZ SAEB

1. No trecho “... Os vizinhos, que não gostam dos meus hábitos reclusos e calados, deram curso à alcunha, que afinal pegou. O pronome destacado refere-se à palavra A) alcunha B) livro. C) rapaz. D) trem. E) viagem.  

2. No segundo quadrinho desse texto, a palavra “ tão ” estabelece uma ideia de A) comparação. B) intensidade. C) modo. D) negação. E) tempo.

No trecho “ Mas guarda as coisas erradas”, a palavra destacada estabelece relação de A) adição. B) conclusão. C) condição. D) explicação. E) oposição.

“Há momentos em que o paciente não confia no que o médico diz ou se faz de desentendido. Nessas horas, é muito importante que ele perceba que existem mais pessoas falando a mesma coisa e passando pelo mesmo problema e que, portanto, é fundamental se cuidar. Nada melhor do que a conversa na rede para isso”, completa a médica. 4. No trecho “... portanto , é fundamental se cuidar.” (último parágrafo), a destacada introduz uma informação A) comparativa. B) conclusiva. C) condicional. D) conformativa. E) contraditória.

Crônica sem jabuticabas (...)Desci do ônibus na frente de um supermercado. Entrei na enorme loja fazendo um discurso interno sobre as maravilhas da modernidade, todos aqueles itens à minha disposição, num único local: pasta de dentes, suco de caju, tampa de privada, moela de frango, pilhas alcalinas, bacias coloridas, maracujás... morangos... mangas... e as jabuticabas??? Pedi ajuda a um funcionário que passava por ali. Ele me olhou como se meu pedido fosse absurdo, uma excentricidade. Pegou então um radinho e, depois de um breve chiado, soltou: “ô Anderson, você sabe se a gente tem jabuticaba?”. Do outro lado o tal do Anderson respondeu, depois de algum suspense: “Negativo, Jailson , negativo”.

6. De acordo com esse texto, o narrador desceu do ônibus em frente a um supermercado porque queria A) andar alguns quarteirões. B) comprar jabuticabas. C) encontrar um amigo de infância. D) pedir ajuda a um funcionário. E) pegar um radinho emprestado.

7. No trecho “... logo que pude decifrar as ‘formiguinhas pretas’”, a expressão destacada estabelece uma relação A) condicional. B) consecutiva. C) final. D) modal. E) temporal.

Ele ergueu o olhar para a copa da árvore que abria sobre a mesa um teto de folhagem. – Daqui não vejo nenhuma estrela. – Mas ficam maiores. Abrindo o cardápio, ele lançou um olhar ansioso para os lados. Fechou-o com um suspiro. – Também não enxergo os nomes dos pratos. Paciência, acho que quero um bife. Você me acompanha? 8. No trecho “– Também não enxergo os nomes dos pratos.”, a palavra destacada estabelece uma relação de A) conclusão. B) condição. C) oposição. D) soma. E) tempo.

9. No fragmento “ Além disso , foi lá que se viveu uma experiência até então inédita de democracia”, a expressão destacada tem um valor semântico de A) acréscimo. B) comparação. C) consequência. D) oposição. E) proporção.

10. No trecho “Um ‘diário’ é uma tentativa de preservar para a eternidade o que não passou de um momento . ”, o autor usou as palavras destacadas para exprimir ideia de A) adição. B) comparação. C) contraste. D) exagero. E) negação.  

VALSINHA Um dia ele chegou tão diferente do seu jeito de sempre chegar. Olhou-a de um jeito muito mais quente do que sempre costumava olhar. E não maldisse a vida tanto quanto era seu jeito de sempre falar e nem deixou-a só num canto, pra seu grande espanto, convidou-a pra rodar. Então ela se fez bonita como há muito tempo não queria ousar com seu vestido decotado cheirando a guardado de tanto esperar. Depois os dois deram-se os braços como há muito tempo não se usava dar. Cheios de ternura e graça foram para a praça e começaram a se abraçar. E ali dançaram tanta dança que a vizinhança toda despertou e foi tanta felicidade que toda a cidade se iluminou e foram tantos beijos loucos, tantos gritos roucos como não se ouviam mais... HOLANDA, Chico Buarque de. In: Construção. CD Philips. 1971.  

11. De acordo com esse texto, a felicidade do casal fez com que A) a cidade se iluminasse. B) a vizinhança despertasse. C) a mulher ficasse bonita. D) o dia amanhecesse. E) o mundo compreendesse.

12 No trecho ...”transposição de águas do São Francisco para os rios do Ceará ” (linhas 1 e 2) o termo grifado estabelece uma relação de A) assunto. B) causa. C) destino. D) finalidade. E) origem.

13. No Texto, no trecho “ À medida que a população do planeta cresce, o consumo doméstico e industrial também aumenta.” ( . 6-8), a expressão estabelece com a oração seguinte uma relação de A) alternância. B) conclusão. C) condição. D) proporcionalidade. E) temporalidade.

14. Em “...elas brotavam como as sementes...”, a palavra destacada estabelece a ideia de A) consequência. B) comparação. C) causa. D) finalidade. E) proporção.

15. Dentre as palavras ou expressões destacadas nos trechos a seguir, há uma ideia de lugar em: A) “─ Mas venha cá, Sr. Augusto,”. B) “ Há três dias que não falas...”. C) “... sempre ela é bela,”. D) “Que lição temos amanhã ?”. E ) “passou pelo quarto ”

16. O trecho que apresenta a mesma relação estabelecida pela expressão destacada em “ Em certo ponto, o burro parou.. .” (2° parágrafo) é A) “...o remédio é repartirmos o peso irmanamente ...”. (2° parágrafo) B) “O cavalo pilheriou de novo...”. (8° parágrafo) C) “Logo adiante, porém, o burro tropica...”.(8° parágrafo) D) “... sem demora arrumam as oito arrobas...”. (9° parágrafo) E) “...dão-lhe de chicote em cima, sem dó nem piedade.”. (final do 9° parágrafo)

17. No trecho “A especialista explica que, assim como os rabiscos, letra tem o poder de revelar o caráter e os atributos das pessoas...“(1° parágrafo), a palavra destacada estabelece relação semântica de A) causa. B) comparação. C) conformidade. D) consequência. E) proporção.

18. No trecho “... ou vamos ficando quadrados... ou vamos ficando redondos.”, as palavras destacadas estabelecem relação de A) adição. B) alternância. C) conclusão. D) explicação. E) oposição.  

19. No trecho “ Como não existe atrito, o Maglev consegue competir até com aviões em termos de velocidade: chega a 581 quilômetros por hora. (1° parágrafo) a palavra destacada introduz ideia de A) causa. B) comparação. C) conformidade. D) oposição. E) finalidade.

20. No trecho “Um homem sente que acordou, mas não consegue abrir os olhos.”, o emprego da conjunção “ mas ” estabelece com a oração anterior uma relação de A) alternância. B) comparação. C) condição. D) finalidade. E) oposição.

21.Na frase “Esses símbolos são úteis a quem produz, vende ou consome, porque distinguem e identificam a marca num contexto complexo e global.”, a palavra porque pode ser substituída sem alteração no significado da sentença por A) pois. B) ainda. C) se. D) quando. E) portanto.

22. Nesse texto, a expressão “ para guardar moedas ” expressa uma ideia de A) causa. B) explicação. C) finalidade. D) modo. E) proporção.

23. trecho “O motivo: é verdade que os olímpicos e outros deuses são mais fortes que os homens,...”, a palavra destacada introduz uma ideia de A) acréscimo. B) adversidade. C) comparação. D) finalidade. E) proporção.  

O burro selvagem e o burro doméstico   Um burro selvagem, como visse um burro doméstico tomando sol, aproximou-se e o felicitou por sua constituição física e pelo proveito que tirava da forragem. Mas depois, ao vê-lo carregando um fardo, tendo atrás o asneiro que lhe batia com um cacete, disse: “Ah! Não mais te felicito, pois vejo que tens coisas em abundância, mas não sem grandes males!”. Assim, não é invejável o ganho acompanhado de perigos e sofrimentos. ESOPO. Fábulas completas . São Paulo: Moderna, 1994.  

24. Nesse texto, a sequência narrativa tem a função de A) apresentar um ensinamento. B) condenar o trabalho do asneiro. C) descrever o burro doméstico. D) diferenciar as espécies de burro no mundo. E) mostrar a insatisfação do burro doméstico.

25. No trecho “Mas depois , ao vê-lo carregando um fardo,...”, o advérbio destacado estabelece com o período anterior uma relação de A) afirmação. B) causa. C) companhia. D) lugar. E) tempo.  

26. No trecho “ Como um lavrador , ela plantara as sementes que tinha na mão, não outras, mas essas apenas...” (2° parágrafo), a palavra destacada estabelece relação de A) comparação. B) concessão. C) condição. D) conformidade. E) consequência.

27. No trecho “E quanto mais desafiador for o problema, maior o número de neurônios envolvidos no processo.”, as palavras destacadas expressam relação de A) comparação. B) consequência. C) finalidade. D) proporção.

28. No fragmento “ Então , olha para o pai e pergunta, aflito:...”, (4° parágrafo) a palavra destacada expressa ideia de A) conclusão. B) finalidade. C) proporção. D) tempo.

Entre as escolas e os pensadores abordados estão a escola de Frankfurt, especialmente no que concerne à caracterização da cultura moderna das sociedades ocidentais, e Edgar Morin , apresentado sob a ótica da perspectiva da integração da cultura. O livro ainda trata dos estudos de recepção e da relação entre educação e cibercultura. 29. No trecho, “O livro ainda trata...”, (último parágrafo) a palavra destacada expressa uma ideia de A) acréscimo. B) explicação. C) oposição. D) tempo.

...O próximo passo é assegurar que as células cancerosas não se tornem resistentes à medicação. São, portanto , várias frentes de ataque. Além das mais de 400 drogas em testes, aposta-se no que já vinha dando certo, como a prevenção e o diagnóstico precoce. Revista Galileu. Julho de 2001, p. 41. 30. O conectivo “ portanto ”, (último parágrafo), estabelece com as ideias que o antecedem uma rela­ção de: (A) adversidade. (B) conclusão. (C) causa. (D) comparação. (E) finalidade.

Características do artigo de opinião Textos escritos em primeira e terceira pessoa; Uso da argumentação e persuasão; Geralmente são assinados pelo autor; Produções veiculadas nos meios de comunicação; Possuem uma linguagem simples, objetiva e subjetiva; Escolha de temas da atualidade; Possuem títulos polêmicos e provocativos; Contém verbos no presente e no imperativo;

Estrutura do artigo de opinião Introdução   (exposição): apresentação do tema que será discorrido durante o artigo. Desenvolvimento  (interpretação): momento em que a opinião e a argumentação são os principais recursos utilizados. Conclusão  (opinião): finalização do artigo com apresentação de ideias para solucionar os problemas sobre o tema proposto.
Tags