Raízes Tuberosas Alunos: Keyse Márcia de Farias Braga.
O que são raízes ? A raiz é o órgão da planta que normalmente se encontra abaixo da superfície do solo . Tem duas funções principais: servir como meio de fixação ao solo e como órgão absorvente de água , compostos nitrogenados e outras substâncias minerais como potássio e fósforo (matéria bruta ou inorgânica). Quase sempre subterrânea. Há, no entanto, plantas dotadas de raízes especiais, como as figueiras com as suas raízes via, e as plantas epífitas .
O que são raízes tuberosas ? As chamadas raízes tuberosas são aquelas que crescem debaixo da terra e como principal característica têm uma grande reserva de substâncias como a inulina e o amido. As brotações desse tipo de raiz acontecem num pedaço do caule que fica junto à coroa da mesma. Resistem ao frio e brotam mesmo quando o caule e as folhas morrem.
Quem cultiva raízes sabe da importância de na hora de se dividir as raízes tuberosas (para multiplicá-las), manter um pedaço do caule em cada pedaço replantado. Isso porque sem um pedaço do caule não é possível ter brotações. Enquanto vai crescendo o caule principal, ele vai desenvolvendo novas raízes para a próxima estação.
A diferença entre uma raiz tuberosa e um tubérculo é que o primeiro tem a raiz abaixo do solo e um pedaço do caule para fora, enquanto o segundo está com raiz e caule complemente abaixo do solo.
Exemplos: Alguns exemplos de raízes tuberosas são a batata-doce e também as dálias. Já os tubérculos são os caules engrossados, que em grande parte dos casos podem ser comidos. Bons exemplos de tubérculos são as batatas, rabanetes, entre outros.
D iferença entre raiz tuberosa, tubérculo e bulbo A principal diferença entre os três é o local em que as reservas de nutrientes são acumuladas. Enquanto em bulbos e tubérculos elas aparecem no caule do vegetal, nas tuberosas elas ficam nas raízes. Para entender melhor essa diferença, observe as três figuras. A primeira imagem é uma raiz tuberosa Nesse tipo de vegetal, os nutrientes se acumulam dentro da raiz, embaixo da terra, e o caule fica acima da superfície. A segunda figura é de um tubérculo. Ele se caracteriza por ter um caule subterrâneo em formato geralmente arredondado, que é capaz de armazenar energia em forma de amido e inulina, entre outras substâncias . As raízes do tubérculo apenas fixam o vegetal ao solo, absorvem e conduzem água e nutrientes, sem acumulá-los . A terceira imagem refere-se ao bulbo. Como o tubérculo, ele também apresenta um caule subterrâneo, mas seu formato é bem diferente. O caule do bulbo é reduzido a um disco basal ou a um eixo cônico achatado, denominado prato.