Razão é emoção refletida. As camadas da percepção.
cnepomuceno
4,678 views
31 slides
Oct 26, 2015
Slide 1 of 31
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
About This Presentation
Razão é emoção refletida. As camadas da percepção.
Size: 3.44 MB
Language: pt
Added: Oct 26, 2015
Slides: 31 pages
Slide Content
Filosofia 3.0 As três camadas da percepção: sensação, emoção e razão Carlos Nepomuceno 26/10/15 V 1.0.0
Vídeo sobre o PPT aqui :
As três camadas da percepção: Sensação Emoção Razão
O ser humano tem três camadas frentes para lidar com os fatos, o que podemos chamar entre aspas “realidade”: Sensações – os sentidos que se tornam emoções, quase sem reflexão; Emoções - as sensações com baixa reflexão; Razão - as sensações com maior reflexão.
A emoção é uma razão de baixa reflexão e não é, portanto, uma contraposição à razão.
A sensação é uma emoção de baixa reflexão e não é, portanto, uma contraposição à emoção ou a razão. É uma primeira camada de percepção.
A sensação é uma ferramenta para reações reflexivas. A emoção é uma ferramenta para decisões imediatas e de curto prazo. Assim como, a razão, emoção trabalhada, é uma ferramenta para decisões mais formuladas de longo prazo.
A sensação deve ter uma área do cérebro responsável com conexão direta com os sentidos. Se fosse um time de futebol, seria o ataque.
A emoção deve ter uma área do cérebro responsável com conexão direta com a sensação. Se fosse um time de futebol, seria o meio de campo.
A razão deve ter uma área do cérebro responsável com conexão direta com as emoções. Se fosse um time de futebol, seria a defesa.
Assim, a sensação gera emoções, que podem gerar reflexões.
Há, assim, camadas de percepção da realidade, sendo a razão uma ferramenta para que se compreenda melhor os sentidos e a emoção.
A razão, entretanto, também faz parte das outras camadas, sendo ela também formada por sentidos e emoções.
A razão não está fora do ser humano, como uma entidade superior ou separada, mas faz parte das camadas e é influenciada por elas.
As camadas sensação, emoção e razão individuais precisam ser questionadas por elementos externos.
A razão, portanto, precisa usar códigos (letras e números) para traduzir sensações e emoções para que os outros possam opinar.
A razão individual é a capacidade máxima que uma pessoa conseguiu traduzir sensações e emoções. Quanto menos a pessoa interage com os demais, maior a chance de se deixar levar pelas sensações e emoções individuais.
A interação com os outros e com os fatos permite que a razão individual seja confrontada por outras, reduzindo o espaço do equívoco de se deixar levar por sensações e emoções de baixa reflexão.
Contrações cognitivas reduzem as trocas das razões individuais, o que aumenta a tomada de decisões baseadas em sensações e emoções individuais.
A ferramenta da razão são os códigos básicos: letras e números, que se organizam em filosofias, teorias, metodologias e hábitos operacionais.
Nas Contrações Cognitivas, pela necessidade de massificação, provocadas por Revoluções Demográficas, haverá uma pandemia do uso das sensações e das emoções em detrimento da razão.
Nas Expansões C ognitivas , pela necessidade do aumento de diversidade, provocadas por Revoluções Cognitivas haverá um resgate do uso da razão em detrimento das sensações e emoções.
M Mais sobre Nepomuceno :
O livro de Carlos Nepomuceno propõe interessante análise para os líderes contemporâneos. Quem quer compreender a internet para reinventar o processo de tomada de decisão encontrará aqui as respostas. Pierre Levy. “
CAPACITAÇÃO Formação de analista estratégico para inovação participativa
CONSULTORIA Criação de Projetos de Inovação Participativa [email protected]