Realismo

ale2598 982 views 9 slides Apr 13, 2015
Slide 1
Slide 1 of 9
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9

About This Presentation

No description available for this slideshow.


Slide Content

Realismo Por: Larissa Bombassaro Vila, Jeniffer Rodrigues, Talia Silveira, Icriciane Alves da Rosa e Ana Caroline Ribeiro

O que é Realismo? É uma teoria filosófica que declara que o sujeito no ato de conhecer, capta o objeto que lhe é exterior e independente . Um exemplo disso é o “Mundo das Ideias”, de Platão. Do ponto de vista artístico, o realismo é uma forma de expressão artística que procura reproduzir exatamente o mundo que nos rodeia.

Contexto Histórico: Surgiu a partir da segunda metade do século XIX ; As ciências evoluem e os métodos de experimentação e observação da realidade passam a ser vistos como os únicos capazes de explicar o mundo físico ; Houve também uma transformação no aspecto social com o surgimento da população urbana, a desigualdade econômica e o aparecimento do proletariado.

Ideologia: Supremacia da verdade física O século XIX foi fecundo para a ciência, uma vez que se começou a explicar racionalmente fatos que até então eram incompreendidos pelo homem. Assim, foi a partir deste século que se começou a considerar a verdade física e científica como a única verdade válida. Todas as verdades religiosas, metafísicas e morais são relegadas para segundo plano para dar supremacia à verdade científica.

Abrange as seguintes tendências: Romance realista: Narrativa voltada para a análise psicológica e que critica a sociedade a partir do comportamento de determinados personagens, em geral, capitalistas. Romance naturalista: Marcada pela vigorosa análise social a partir de grupos humanos marginalizados, em que se valoriza o coletivo.

Características do Realismo: Oposição ao idealismo romântico. Não há envolvimento sentimental; Representação mais fiel da realidade; Romance como meio de combate e crítica às instituições sociais decadentes; Análise dos valores burgueses com visão crítica denunciando a hipocrisia e corrupção da classe; Influência dos métodos experimentais; Narrativa minuciosa; Personagens analisadas psicologicamente .

Tipos de Realismo: Realismo Ingénuo: corresponde à atitude natural do espírito humano que é a de aceitar como existente aquilo que o rodeia e de acreditar que conhece tal como é ; Realismo Crítico : já é uma posição filosófica que pressupõe a dúvida em relação ao que conhecemos e admite a possibilidade de a realidade não ser tal e qual como nos aparece em virtude de elementos do sujeito que interferem no conhecimento.

Níveis do Realismo: Realismo empírico sensível: que é o conhecimento espontâneo, ou seja, o conhecimento sobre aquilo que foi captado pelos sentidos sem necessidade de racionalização para existir; Realismo da ideia: a Teoria de Platão que afirma ser a Realidade Efetiva, Verdadeira, aquela do “Mundo das Ideias”. Aqueles objetos, seres, coisas que são os modelos, as fôrmas para os similares físicos ; Realismo hipostasiado ou “falso realismo ”: Uma realidade fictícia, ilusória, como a “Realidade dos objetos físicos”, concretos que, como se viu acima, são meras cópias .

Obras do Realismo: Machado de Assis: Memórias póstumas de Brás Cubas, Quincas Borba e Dom Casmurro; Aluísio de Azevedo : O mulato,   Casa de pensão  e  O cortiço; Adolfo Caminha: Bom-Crioulo, A normalista; Raul Pompéia: O Ateneu; Inglês de Souza: O missionário; Domingos Olímpio: Luzia-Homem.
Tags