Agentes na proposta de intervenção Q uais são as funções de cada agente?
Governo Este agente talvez seja o mais difícil de responsabilizar. É extremamente vago dizer apenas que “o governo deve fazer X”, pois denota desconhecimento de funções dentro da esfera governamental. No nosso regime democrático há três tipos de poderes: Executivo; Legislativo; Judiciário .
O Poder Executivo executa leis , ou seja, as implementa e pode também vetar algum projeto de lei. No âmbito federal, quem atua é o presidente. No estadual, os governadores. E, no municipal, os prefeitos . O Poder Legislativo é o responsável por criar e elaborar as leis . No Brasil, ele é composto pelas Câmaras de Vereadores, Câmaras dos Deputados e pelo Senado Federal. Poder Judiciário fiscaliza o cumprimento das leis e julga os que não as cumprem . Ele é respaldado pela Constituição e exercido por Juízes, como no Supremo Tribunal Federal.
Dentro do Poder Executivo existem os Ministérios do Brasil . Nomeados pelo presidente em exercício, os ministros desses ministérios têm o papel de mediar o Poder Executivo e o Legislativo. Veja alguns exemplos: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação; Ministério da Cultura; Ministério da Defesa; Ministério da Educação; Ministério da Fazenda; Ministério da Justiça; Ministério da Previdência Social; Ministério da Saúde.
ONGs As ONGs são instituições sem fins lucrativos que podem atuar em diferentes áreas, como saúde, meio ambiente, educação, etc. Elas não fazem parte do Estado, mas também são responsáveis por oferecer serviços sociais. Esse agente é responsável por fazer ações solidárias e tem um papel importante de pressão política na sociedade. Elas podem atuar complementando e auxiliando em projetos, promovendo campanhas de conscientização e prevenção, organizando oficinas e palestras . Elas também podem doar e receber investimentos para aplicar em melhorias objetivas pela organização.
Mídia Meios de comunicação utilizados para transmitir mensagens . Por alcançar diversos públicos de diversas formas, ela tem grande poder de influenciar os cidadãos e pautar debates. Pode, portanto, ser responsável pela promoção de informação e de campanhas educativas, além de ser um canal de comunicação, por exemplo, entre o governo e a sociedade . Os principais veículos midiáticos são jornais, revistas, televisão e rádio. Há, ainda, as mídias sociais, hoje tão presentes em nosso cotidiano informacional.
Indivíduo e Iniciativa Privada Quando o indivíduo tem o acesso necessário à informação e é consciente sobre o seu papel na sociedade, ele pode ser utilizado como agente para a mobilização de outras pessoas, a divulgação de informações por meios próprios e até mesmo para a mudança de atitude em prol de algo . Por outro lado, a Iniciativa Privada pode fazer parcerias com órgãos públicos , por exemplo, que favorecem a sociedade de determinada forma e, ao mesmo tempo, lhe garantem benefícios, como a isenção fiscal.
Família A família tem um papel social fundamental na formação ética, educacional e emocional de cada pessoa. Por isso, quando os seus membros são conscientes e atuam em conjunto com outros agentes, como é o caso da escola, eles podem receber parte da responsabilidade de uma proposta de intervenção.
Escola A instituição escola e toda e qualquer outra que esteja relacionada ao âmbito educacional (como as universidades e centros preparatórios) estão diretamente ligadas à construção e ao reconhecimento de saberes. Podem propor palestras, oficinas educativas, criação de disciplinas, aprimoramento de conteúdo e têm poder fundamental de conscientização . Podem, e devem, atuar em parceria com as famílias, delegando tarefas que influenciarão na formação ética dos educandos. Ao utilizar esse agente, se possível, especifique se a proposta é direcionada ao ensino básico em geral, fundamental, médio ou superior. Indique quem irá atuar diretamente: professores, coordenadores, pais, estudantes, etc.
Sociedade A sociedade, por sua vez, tem um papel importante para a mobilização de grupos e a pressão popular para que iniciativas de intervenção social sejam tomadas. Além das manifestações, por exemplo, esse agente pode atuar por meio da criação de espaços para discussão e conscientização dos cidadãos, projetos de voluntariado, dentre outros.
Estratégias de organização da proposta na conclusão EVOCAR OS AGENTES A fim de solucionar esse empasse, é necessária a mobilização de certos agentes implicados em (problema social). Portanto, o (agente) deve (ação), por intermédio de (meio/modo), com (detalhamento). Como resultado dessa nova perspectiva, (indicar o que se realizaria – finalidade ). EVOCAR OS IDEAIS DA CITAÇÃO E ESPECIFICAR AGENTE Portanto, para que os ideias de igualdade defendidos por (autor da citação) não sejam apenas uma proposição teórica, mas se torne uma realidade em nossos dias, é necessária uma ação mais efetiva do Governo. Sendo assim, o Ministério X ( agente) precisa (ação), por meio de (meio/ modo), como (detalhamento), para definitivamente (finalidade). REAFIRMAÇÃO DO PROBLEMA Portanto, (o problema) representa uma ameaça concreta não apenas aos indivíduos diretamente envolvidos como a todos os cidadãos que, indiretamente, também figuram como vítimas de seu legado. Nesse sentido, o (agente) deve (ação), por meio de (meio/modo). Espera-se, com isso, (finalidade).
Proposta de intervenção – Redação nota 1000 Portanto, são essenciais medidas operantes para a reversão do estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira . Para isso, compete ao Ministério da Saúde investir na melhora da qualidade dos tratamentos a essas doenças nos centros públicos especializados de cuidado, destinando mais medicamentos e contratando, por concursos, mais profissionais da área, como psiquiatras e enfermeiros . Isso deve ser feito por meio de recursos liberados pelo Tribunal de Contas da União — órgão que aprova e fiscaliza feitos públicos—, com o fito de potencializar o atendimento a esses pacientes e oferecê-los um tratamento eficaz . Ademais, palestras devem ser realizadas em espaços públicos sobre os malefícios das falsas concepções de prazer e da importância do acolhimento das pessoas doentes e vulneráveis. Assim, os ideais inalcançáveis não mais serão instrumentos segregadores e, finalmente, a situação de Fleck não mais representará a dos brasileiros. Redação da Júlia Sampaio