Slides relacionados a reprodução humana para alunos do 8º ano.
Size: 7.14 MB
Language: pt
Added: Dec 01, 2015
Slides: 21 pages
Slide Content
REPRODUÇÃO HUMANA
Características: A espécie humana, tal como todas as outras espécies, assegura a continuidade da vida através da reprodução. Na espécie humana existe dimorfismo sexual – os indivíduos podem ser diferenciados pelo seu aspeto exterior . A reprodução humana é sexuada . As células reprodutoras femininas são os óvulos e as masculinas os espermatozoides .
A reprodução é o processo através do qual é concebido um novo ser com características semelhantes aos progenitores . As características que nos permitem diferenciar os gêneros (masculino e feminino) são os caracteres sexuais. Os órgãos genitais são os caracteres sexuais primários .
Puberdade: Transição para adulto Distinção sexual Capacidade reprodutiva A puberdade marca a fase inicial da adolescência e caracteriza-se por um conjunto de transformações internas e externas, graças às quais o corpo se prepara para a reprodução.
Principais descobertas/resultados As características exclusivas de cada gênero são os caracteres sexuais secundários . Estes só se manifestam após a puberdade. A puberdade corresponde ao início do funcionamento dos órgãos reprodutores, ocorre entre os 10 e os 16 anos e prepara o organismo para a reprodução na idade adulta.
Sistema Reprodutor Masculino
Sistema Reprodutor Feminino
Percurso efetuado pelos espermatozoides no aparelho reprodutor feminino:
Nos primeiros dias de vida, o embrião tem poucas semelhanças com a forma humana mas, à medida que as semanas se sucedem, começam a evidenciar-se os traços típicos da nossa espécie. Por volta das oito semanas, apresenta forma humana e a maior parte dos seus sistemas de órgãos encontram-se formados, passando, por isso, a ser considerado um feto. Até ao nascimento, o feto continua a desenvolver-se.