História IBRAPEM Professora Raphaela Ferreira Resolução de questões Aula 04/08/2025
ESA 2013/2014 01. Em 1906, os governadores de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeirose reuniram e estabeleceram o Convênio deTaubaté, que a) estabeleceu a primeira política de valorização do café. b) pode ser considerado o marco inicial da “política dos gover- nadores”. c) resultou na política de ampliação da produção cafeeira. d) caracteriza a fundação da “política do café com leite”. e) defendeu medidas para incrementar a imigração europeia.
ESA 2013 Sobre a participação brasileira na Segunda Guerra Mundial, pode-se afirmar que a) o ingresso no conflito deu-se a partir de uma aproximação diplomática e comercial com as potências aliadas, em especial os EUA, e após o clamor popular decorrente dos repe- tidos ataques de submarinos alemães a navios mercantes brasileiros. b) a participação da Força Expedicionária Brasileira (FEB) foi decisiva nos combates travados nas ilhas japonesas do Pacífico. c) não teve nenhuma influência na crise do Estado Novo. d) limitou-se ao fornecimento de matérias primas estratégicas aos aliados e ao auxílio no patrulhamento do Atlântico Sul. e) foi limitada ao papel diplomático de mediação entre as po - tências aliadas e os países do Eixo.
ESA 2014 Em 1945 chega ao fim o Estado Novo implantado pelo presidente Getúlio Vargas. Entre as causas tivemos a(s) a) Revolução de 1945 realizada pelos sindicatos e apoiado pelo Partido Trabalhista Brasileiro daquela época. b) atuação do movimento estudantil, liderado pela UNE, que assumiu o poder apoiando o partido da União Democrática Nacional. c) pressões norte-americanas obrigando Getúlio Vargas a ex- tinguir o Estado Novo e tornar o país uma democracia. d) adesão deGetúlio ao Fascismo, propiciando que ele implan- te no Brasil um regime semelhante após 1945. e) participação do Brasil na 2ª Guerra Mundial ao lado das de- mocracias, criando uma situação interna contraditória, pois o país vivia, até aquele ano, uma ditadura.
ESA 2015 Para controlar gastos e investimentos, priorizando saúde, alimentação, transportes e energia, foi criado o Plano Salte, que tem esse nome por ser a sigla composta pelas letras iniciais das prioridades. É correto afirmar que o Plano Salte foi lançado no governo de: a) Juscelino Kubitschek. b) Getúlio Vargas, durante o Estado Novo. c) Dutra. d) João Goulart. e) Jânio Quadros.
ESA 2014 No dia 05 de julho de 1922, jovens oficiais resolveram abandonar o forte e marchar pela praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, para enfrentar as forças legalistas. Esse episódio, conhecido como “os 18 do Forte”, a) provocou, imediatamente, a queda do último presidente da República do “Café-com-Leite”. b) provocou a renúncia do Presidente Artur Bernardes. c) levou o Governo Federal a transferir a Escola de Formação de Oficiais do Rio de Janeiro para Porto Alegre. d) deu início a um período ditatorial, interrompido apenas com a Revolução de 1930. e) originou o movimento denominado de Tenentismo.
Colônia Brasil
ESA 2013 As expedições portuguesas ao Brasil nasduasprimeiras décadas do século XVI objetivaram a) iniciar o cultivo da cana-de-açúcar e o imediato povoamento. b) reconhecer a terra descoberta e salvaguardar a sua posse. c) travar contato com os índios e iniciar atividades comerciais com os mesmos. d) estimular a catequese dos índios a pedido da Companhia de Jesus. e) transferir pra o Brasil os acusados de heresias protestantes na corte portuguesa.
ESA 2013 Em 1831, durante oPeríodo Regencial, em resposta às agitações militares e populares, criou-se pelos moderados o(a) a) Guarda Nacional. b) Código do Processo Criminal. c) Regência Uma de Feijó. d) Clube da Maioridade. e) Conselho de Estado.
ESA 2014 Entre os motivos que contribuíram para o pioneirismo português no fenômeno histórico conhecido como “expansão ultramarina”, é correto afirmar que foi (foram) decisivo (a) (s): a) o comércio de ouro e escravos na costa da África. b) a precoce centralização política de Portugal e a ausência de guerras. c) a luta contra os mouros no Marrocos. d) a aliança política com o reino da Espanha. e) as reformas pombalinas.
ESA 2014 A respeito da Inconfidência Mineira, ocorrida no Brasil Colônia em 1789, pode ser afirmado com correção que a) a extinção da escravidão no Brasil era defendida pelo movimento inconfidente. b) entre os projetos dos inconfidentes estava o fechamento dos engenhos e minas. c) a coroa portuguesa propôs a anistia de todos os revoltosos e o perdão das dívidas em troca da rendição incondicional dos inconfidentes. d) a rebelião foi desencadeada em um contexto marcado pela diminuição da produção aurífera e o aumento da cobrança de impostos. e) as lideranças do movimento defendiam a extinção da pro- priedade privada.
ESA 2014 No final do Século XIV, o único Estado centralizado e livre de guerras, o que lhe permitiu ser o pioneiro na expansão ultramarina, era o a) espanhol. b) inglês. c) francês. d) holandês. e) português
ESA 2014 Entre as consequências da atividade mineradora na colônia do Brasil, nos séculos XVII e XVIII, é incorreto afirmar que favoreceram: a) o enfraquecimento do mercado interno. b) a integração econômica da colônia. c) o povoamento da região das minas. d) a conquista do Brasil central. e) o desenvolvimento urbano.
ESA 2014 O Alvará de 1º de abril de 1808 revogou o Alvará de 1785 de D. Maria I, que proibia a manufatura na colônia. O Brasil estava autorizado a desenvolver manufaturas. Contudo havia dois fatores que se tornaram um obstáculo ao desenvolvimento da indústria brasileira, os quais eram o/a (os/as) a) escravidão e concorrência inglesa. b) interesses dos cafeicultores e pecuaristas c) interesses dos mineradores e dos produtores de açúcar. d) concorrência holandesa e os interesses dos cafeicultores. e) concorrência dos EUA e interesses dos produtores de café
ESA 2014 As lutas do período colonial são divididas em Revoltas Nativistas e Revoltas Emancipacionistas. Entre essas últimas podemos incluir a a) Revolta de Vila Rica. b) Revolta de Palmares. c) Revolta dos Alfaiates. d) Revolta dos Mascates. e) Revolta de Amador Bueno.
Império Brasil
ESA 2013/14 Ao longo dos séculos XVI, XVII e XVIII o Brasil estendeu consi- deravelmente seu território, o que obrigou o estabelecimento de novos Tratados de Limites entre os Reinos Ibéricos. Neste sentido, podemos afirmar que a) o Tratado do Pardo reconheceu o direito exclusivo de Portu- gal navegar pelo rio Amazonas. b) ficou estabelecido, no Tratado de Santo IIdefonso, o princípio de uti possidetis. c) o Tratado de Utrecht, de 1713, reconheceu a posse da Colônia de Sacramento por Portugal. d) o Tratado de Madri deu origem às Guerras Guaraníticas. e) Portugal, pelo Tratado de Badajós, assumiu o controle sobre o território da Guiana.
Revolução Industrial
ESPCEX 2018 Leia com atenção o trecho a seguir: “As transformações levadas a efeito pela Revolução Industrial inglesa foram muito mais sociais que técnicas, tendo em vista que é nessa fase que se consubstancia a diferença crescente entre pobres e ricos”. Fonte: HOBSBAWN, Eric J. As origens da Revolução Industrial. São Paulo, Global, 1979. Dentre as conseqüências sociais forjadas pela Revolução Industrial pode-se mencionar a) uma intensificação da miséria e da pobreza com o surgimento de um grande número de indigentes. b) a melhoria das condições de habitação e sobrevivência para o operariado, proporcionada pelo surto de desenvolvimento econômico. c) a ascensão social dos artesãos que reuniram seus capitais e suas ferramentas em oficinas ou domicílios rurais dispersos, aumentando os núcleos domésticos de produção. d) a criação do Banco da Inglaterra, com o objetivo de financiar a monarquia e ser, também, uma instituição geradora de empregos. e) o desenvolvimento de indústrias petroquímicas favorecendo a organização do mercado de trabalho, de maneira a assegurar emprego a todos os assalariados.
ESPCEX 2001 A Revolução Industrial, aliada aos princípios da Escola de Manchester, produziu grandes transformações econômicas, políticas e sociais no mundo de então. As doutrinas anti-liberais, que surgiram no século XIX, encarnavam uma reação ao progresso industrial, propondo reformulações sociais e a construção de um mundo mais justo. Cada movimento pautava seu ideário através de publicações e artigos que pudessem atingir a massa operária européia. Leia com atenção o trecho a seguir: “ ... Com o desenvolvimento da grande indústria, desaparece debaixo dos pés da burguesia a base em que ela produz e se apropria dos produtos. Ela produz, antes do mais, o seu próprio coveiro. ...” O fragmento acima foi retirado de uma publicação fundamental e traz, indiretamente, uma das ideias centrais do A. Anarquismo. B. Socialismo Cristão. C. Socialismo Utópico. D. Socialismo Científico. E. Sindicalismo.