DIVISÃO HISTÓRICA A maior parte do que conhecemos sobre esta civilização vem das pirâmides, pinturas, textos e objetos deixados nas tumbas dos reis. O Egito Antigo se localizava no nordeste da África, em pleno Deserto do Saara. Fazia parte, também, do Crescente Fértil, que englobava também outras regiões, como Mesopotâmia, Fenícia e Israel. A civilização egípcias e desenvolveu às margens do rio Nilo, que transformou o Egito Antigo em um imenso oásis com mais de 1000 quilômetros de comprimento.
O rio Nilo O vale do Nilo compreendia o Alto Egito, ou Terra do Sul, e o Baixo Egito, ou Terra do Norte. O rio Nilo desembocava no Mar Mediterraneo. De junho a outubro, as águas do Nilo inundavam as terras de ambas margens e depositavam húmus que servia como adubo natural que fazia da terra um local pronto para a agricultura. Passadas as cheias os egípcios começavam o cultivo da terra.
O rio Nilo Para evitar as enchentes os egípcios utilizavam um poço à margem do rio, demonimando de nilômetro. Heródoto, grego, afirmou em um de seus textos a importância do Nilo dizendo: “O Egito é uma dádiva do Nilo”.
Economia Egípcia A agricultura era a principal atividade economica egípcia; Os principais produtos eram: algodão, cevada, trigo, linho, papiro, entre outros… O papiro era utilizado na fabricação de papel, que era utilizado em diferentes formas de escrita da época;
Economia Egípcia Os egípcios viviam também da pesca, produto de grande importância na alimentação. Os exedentes eram comercializados com os povos das regiões desérticas; Nos períodos que não eram de cheias do Nilo os egípcios se dedicavam aos assuntos do estado, em canais de irrigação, obras públicas e templos.
Sociedade Egípcia O chefe principal desta sociedade era o faraó, reconhecido pelos egípcios como o todo-poderoso. Sendo considerado como um deus vivo, filho dos deuses, intermediário entre estes e os homens; O faraó tinha autoridade absoluta e concentrava, em si, os poderes políticos e religiosos. Ou seja, trata-se de um governo teocrático e despótico;
Sociedade Egípcia Abaixo do faraó a sociedade estava dividida em sete grupos sociais: nobres, sacerdotes, escribas, soldados, artesãos, Camponeses Escravos No Egito Antigo existia mobilidade social, mesmo que pequena. Por outro lado, havia grande desigualdade social.
Religião A religiosidade egípcia se caracterizava como politeísta e antropozoomórfica ; Era uma sociedade teocêntrica, ou seja, todas as suas ações giravam em torno da religiosidade. Para o egípcio os deuses interferiam diretamente no mundo. Grande parte de suas crenças rituais foram incluídos no Livro dos Mortos ( livro sagrado); Eles acreditavam na vida após a morte, crença representada em pinturas e objetos deixados nas tumbas.
Religião Para garantir a passagem para outra vida eles desenvolveram as técnas de mumificação. Os egípcios construiam grandes túmulos, sendo as pirâmides as maiores. Elas serviam de descanso para os faróis e continham vários objetos pessoais para garantir o conforto deste na vida após a morte. Os egípcios também tinham incontáveis deuses, com funções e aspectos variados. Existiam deuses universais e locais. Entre os primeiros, alguns estavam ligados à morte e ao enterro das pessoas. É o caso de Osíris e Anúbis.
Espero que tenha gostado deste resumo , continue seus estudos lendo mais sobre o assunto e avaliando seus conhecimentos em nossa página de exercícios . Até a próxima !