Reticulo Endoplasmático Turma:EI-11 Alunos:beatriz Pinheiro, Joanice Carrilho e Reinan mota.
Sumario O que é ? Características principais Funções Diferença entre Rugoso e Liso Curiosidade
Retículo Endoplasmático O Retículo Endoplasmático é uma organela presente no interior das células dos seres eucariontes (presença de núcleo celular e diversas organelas).
Características principais: - Formado a partir da invaginação da membrana plasmática; - Formado por túbulos e vesículas achatadas; - Possui conexão com a carioteca (envoltório nuclear); - As membranas do RE circundam espaços que estão separados do resto da célula.
Funções - Atua no processo de síntese e transporte de proteínas; - Participa do metabolismo de lipídios; - Atua também no transporte intracelular (dentro da célula ).
Existem dois tipos de retículo endoplasmático, o Liso e o Rugoso. Liso Rugoso
Retículo Endoplasmático Liso - Não possuem ribossomos aderidos à membrana; - Composto por um sistema de túbulos cilíndricos; - Atuam na produção de hormônios e lipídios.
Retículo Endoplasmático Rugoso Os ribossomos estão aderidos à membrana, atuando na produção de proteínas. É mais encontrado em células secretoras. faz o transporte de proteínas produzidas nos polirribossomos agregados.
Curiosidade - O retículo endoplasmático foi visualizado pela primeira vez, em 1945, pelo biólogo belga Albert Claude. O REL(liso), que é muito abundante no fígado , também participa da degração (destruição) de substâncias tóxicas para a célula, como o álcool e certos medicamentos, principalmente antibióticos e substâncias anestésicas.