Revivendo o Cristianismo: desafios nos dias atuais
ederbrau
9 views
55 slides
Oct 19, 2025
Slide 1 of 55
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
32
33
34
35
36
37
38
39
40
41
42
43
44
45
46
47
48
49
50
51
52
53
54
55
About This Presentation
A apresentação aborda o Cristianismo, falando das leis de causa e efeito, ensinamentos dos Evangelhos e a transformação de Paulo de Tarso como exemplo de aprendizado e mudança de vida. Explora a importância de viver segundo os mandamentos e ser luz no mundo. A jornada de Paulo mostra como é p...
A apresentação aborda o Cristianismo, falando das leis de causa e efeito, ensinamentos dos Evangelhos e a transformação de Paulo de Tarso como exemplo de aprendizado e mudança de vida. Explora a importância de viver segundo os mandamentos e ser luz no mundo. A jornada de Paulo mostra como é possível superar as dificuldades para seguir um caminho espiritual. Os ensinamentos ressaltam o amor, a convivência e o crescimento pessoal.
Size: 2.6 MB
Language: pt
Added: Oct 19, 2025
Slides: 55 pages
Slide Content
Cristianismo A religião cristã divide-se em três ramos principais: >Catolicismo; >Ortodoxia Oriental (que se separou do catolicismo em 1054 ); >Protestantismo (que surgiu no século XIV com a Reforma Protestante). > O Cristianismo é a religião do mundo que conta com o maior número de seguidores.
Os Evangelhos: Mateus – Marcos – Lucas e João Os Evangelhos podem ser divididos em cinco partes : Os atos da vida do Cristo; Os milagres; As predições; As palavras que fundamentam os dogmas do Cristianismo; O ensino moral.
Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens . Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte; Nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa. Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus. (Mateus 5:13-16)
Se me amais, guardai os meus mandamentos. E eu rogarei ao Pai, e Ele vos dará outro consolador, para que fique eternamente convosco, o Espírito da Verdade, a quem o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece. Mas vós o conhecereis, porque ele ficará convosco e estará em vós. – Mas o Consolador, que é o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito. ( João, XIV: 15 a 17 e 26)
Nas minhas reflexões solitárias, cheguei à conclusão de que a Terra Prometida pelas divinas revelações é o Evangelho do Cristo Jesus (...) Adaptarmo-nos ao Evangelho é descobrir outro país, cuja grandeza se perde no Infinito da alma . ( Gamaliel em Paulo e Estevão, Cap.II – O Tecelão)
Reconhece-se o verdadeiro espírita pela sua transformação moral e pelos esforços que emprega para domar suas inclinações más . (E.S.E., Cap.17 – Sede Perfeitos – Os bons Espíritas)
“Iniciada a grande transição, chegaremos ao clímax e na razão direta em que o planeta experimenta as suas mudanças físicas, geológicas, as mudanças morais serão inadiáveis” (Bezerra de Menezes)
“ Estamos agora em um novo período, estes dias assinalam uma data muito especial, a data da mudança do mundo de provas e expiações para mundo de regeneração . A grande noite que se abatia sobre a Terra lentamente cede lugar ao amanhecer de bençãos, retroceder não é mais possível.” (Bezerra de Menezes – psicofonia recebida por Divaldo Franco no 3º Congresso Espírita Brasileiro em 18/04/2010)
“[...]Ensinai, pois, a caridade e, sobretudo, pregai pelo exemplo; é a âncora de salvação da sociedade. Só ela pode realizar o reino do bem na Terra , que é o reino de Deus; sem ela, o que quer que façais, só criareis utopias, das quais só vos resultarão decepções.” (Kardec – Viagem Espírita em 1862)
Qual deve ser nossa conduta quanto aos fatos momentosos? “Em tempo algum empolgar-se por emoções desordenadas ante ocorrências que apaixonem a opinião pública, como por exemplo, delitos, catástofres , epidemias, fenômenos geológicos e outros quaisquer. ACALMAR-SE É ACALMAR OS OUTROS.” “Nas conversações e nos comentários acerca de notícias terrificantes, abster-se de sensacionalismo. A CARIDADE EMUDECE O VERBO EM DESVARIO.” (André Luiz – Conduta Espírita)
Reflexão de Emmanuel “Os mais exigentes advertirão que Paulo recebeu um apelo direto; mas, na verdade, todos os homens menos rudes têm a sua convocação pessoal ao serviço do Cristo. As formas podem variar, mas a essência do apelo é sempre a mesma. O convite ao ministério chega, às vezes, de maneira sutil, inesperadamente; a maioria, porém, resiste ao chamado generoso do Senhor.” (Emmanuel, Paulo e Estevão, p. 8)
Modelo da Sociedade concentrado em: IMEDIATISMO INDIVIDUALISMO
Modelo da Sociedade concentrado em: HEDONISMO (prazer, vontade) CONSUMISMO
Paz do Cristo vem de dentro para fora O Reino dos Céus é o estado Interior de equilíbrio e harmonia. “O Segredo da Felicidade está na vida interna que soubermos criar” (Léon Denis)
Paulo de Tarso: divulgador Aprendendo a Conhecer Aprendendo a Fazer Aprendendo a Conviver Aprendendo a Ser Nascimento ca . ano 5 D.C. em Tarso, na Cilícia (atual Turquia) Morte ano 67 D.C. em Roma, decapitado (62 anos) por ordem do Imperador Nero.
Aprender a Conhecer Saulo “recebeu as anotações (...). Debruçou-se imediatamente sobre os velhos rabiscos e devorava-os com indisfarçável interesse.” (p.216) “- Ananias, (...) onde poderei obter o Evangelho sagrado?” (Saulo, p.215)
Aprender a Fazer Entre ele e Jesus havia um abismo, que o Apóstolo soube transpor em decênios de luta redentora e constante. (Emmanuel, p. 9) “- Preciso servir Àquele que se dignou arrancar-me das trevas do mal (...)” (p.236)
Aprender a Conviver “Vejo-me cercado de enormes dificuldades (...) Sinto-me no dever de espalhar a nova doutrina, felicitando os nossos semelhantes; Jesus encheu-me o coração de energias inesperadas, mas a secura dos homens é de amedrontar os mais fortes.” (p.225)
Aprender a Ser Estevão para Saulo, em sonho: “- Saulo, não te detenhas no passado! Quem haverá no mundo, isento de erros?!” (p.305)
O Trabalhador Espírita 1. Reconhecimento da necessidade de auto-evangelização como condição básica ao exercício da tarefa de evangelizar os irmãos: “Sois a nossa carta, escrita em nossos corações, conhecida e lida por todos os homens” (II Cor 3:2)
O Trabalhador Espírita 2. Conscientização quanto à importância da tarefa, compreendendo seu papel de colaborador humílimo na obra da cristianização: “Anunciar o Evangelho não é glória para mim; é uma obrigação que se me impõe” (I Cor 9:16) “Nada faças por contenda ou por vanglória, mas por humildade" (Filipenses, 2:3 )
O Trabalhador Espírita 3. Dedicação, até sacrificial, para atender ao compromisso assumido: “Senhor, que queres que eu faça?” (Atos 9:6)
O Trabalhador Espírita 4. Persistência, perseverança, longevidade na tarefa, desempenhando-a com bom ânimo diante das dificuldades enfrentadas: “Somos abatidos mas não somos destruídos” (II Cor 4:9) "Pondo de lado todo o impedimento... corramos com perseverança a carreira que nos está proposta." (Hebreus, 12:1)
O Trabalhador Espírita 5. Busca da coerência entre conhecer, ensinar e viver exemplificando: “Todo aquele que está em Cristo é uma nova criatura” (II Cor 5:17)
O Trabalhador Espírita 6. Criação de elos de amorosidade entre os irmãos que compartilham da tarefa, alimentando o espírito de equipe e de serviço aos ideais de Jesus: “Nada devemos uns aos outros, senão o amor recíproco” (RM 13:8) "A ciência incha, mas o amor edifica" (I Coríntios, 8:1)
O Trabalhador Espírita 7. Fidelidade ao Evangelho: “Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina: persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem." (I Timóteo, 4:16)
O Trabalhador Espírita 8. Segurança nas orientações - afinação da “trombeta”: “Porque, se a trombeta der sonido incerto, quem se preparará para a batalha?” Paulo - (II Co, 3:17).
O Trabalhador Espírita “ Os aprendizes da Boa Nova constituem a instrumentalidade do Senhor. Sabemos que, coletivamente, permanecem todos empenhados em servi-lo, entretanto, ninguém olvide a necessidade de afinar a trombeta dos sentimentos e pensamentos pelo diapasão do Divino Mestre, para que a interferência individual não se faça nota dissonante no sublime concerto do serviço redentor.” (Emmanuel, Vinha de Luz, p. 262)
O Trabalhador Espírita 09. Foco nas metas futuras e não nas dificuldades passadas: "Irmãos, quanto a mim, não julgo que haja alcançado a perfeição, mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, avanço para as que se encontram diante de mim." (Filipenses, 3:13 e 14)
O Trabalhador Espírita 10. O reconhecimento da alegria da tarefa e do agradecimento pela oportunidade de assumir-se tarefeiro do Evangelho: "Regozijai-vos sempre." (I Tessalonicenses, 5:16)
Reflexões de Emmanuel “Os mais exigentes advertirão que Paulo recebeu um apelo direto; mas, na verdade, todos os homens menos rudes têm a sua convocação pessoal ao serviço do Cristo. As formas podem variar, mas a essência do apelo é sempre a mesma. O convite ao ministério chega, às vezes, de maneira sutil, inesperadamente; a maioria, porém, resiste ao chamado generoso do Senhor.” (Emmanuel, Paulo e Estevão, p. 8)
Reflexões Gamaliel a Paulo: “- Se o Mestre te chamou ao serviço é porque confia na tua compreensão de servo fiel.” (p.244)
Ide, pois, e levai a palavra divina (...) Arme-se a vossa falange de decisão e coragem! Mãos à obra! o arado está pronto; a terra espera; arai! (Erasto - O Evangelho Seg. o Espiritismo - Cap. XX - item 4) A Semeadura
Caridade benevolente A caridade é a alma do Espiritismo; ela resume todos os deveres do homem para consigo mesmo e para com os seus semelhantes , razão por que se pode dizer que não há verdadeiro espírita sem caridade . ( Instruções de Allan Kardec ao Movimento Espírita, cap. 23, ed. FEB .)
A importância do B.I.P.
Caridade (segundo Jesus) Benevolência com todos; Indulgência com as imperfeições dos outros; Perdão das ofensas. (Parte III, Cap. 11, Lei de Justiça, Amor e Caridade - q.886)
“Na sua origem, o homem possui INSTINTOS; mais avançado e corrompido, possui SENSAÇÕES; mais instruído e purificado, possui SENTIMENTOS” (Lázaro - E.S.E. – Cap.11, item 8)
“Pois bem! Para praticardes a Lei de Amor, tal como Deus o entende, preciso se faz chegueis passo a passo a amar a todos os vossos irmãos indistintamente” (Lázaro - E.S.E. – Cap.11, item 8)
“O defeito do outro pode ser o seu”
“Amai a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a vós mesmos” Jesus (Lucas, cap.10:27)
Aprendamos a CONVIVER!
Aquele que te recrimina...
COMPREENDA.
Aquele que te humilha...
REFLITA.
Aquele que te despreza...
RESPEITE.
Aquele que não te dá valor...
AME MAIS!
Como vou conseguir ter essa nova postura perante o próximo? Estudando , Compreendendo e VIVENCIANDO, os ensinamentos de Jesus, renovados pelo Espiritismo. AGIR vs REAGIR
Conhece-te a Ti mesmo! Questão 919 de O Livro dos Espíritos Qual o meio prático mais eficaz que tem o homem de se melhorar nesta vida e de resistir ao arrastamento do mal?
Muito obrigado! www.seacnet.org.br facebook.com/ seacnet 12 anos!