RIMAS A POESIA É UMA ESTRADA QUE FACILITA SEMPRE VIVERMOS EM HARMÔNIA COM O BELO.
RIMAS É a identidade ou semelhança de sons no final (rima final) ou no interior (rima interna) dos versos.
Na confusão do mais horrendo d ia , Painel da noite em tempestade br ava , O fogo com o ar se embaraç ava Da terra e água o ser se confund ia .
rima toante Quando há conformidade apenas da vogal tónica, ou das vogais a partir da tónica rima soante Quando a correspondência de sons é completa
A RIMA E O ACENTO
Quanto à posição do acento tónico, as RIMAS, como as palavras, podem ser: AGUDAS ESDRÚXULAS GRAVE
AGUDAS Vinhos dum vinhedo, frutos dum pomar , Que no céu os anjos regam com luar ... ( Guerra Junqueiro) Quando a rima acontece entre palavras oxítonas ou monossilábicas.
GRAVES Quando a rima acontece entre palavras paroxítonas Calçou as sandálias, tocou-se de fl ores , Vestiu-se de Nossa Senhora das D ores . (António Nobre)
ESDRÚXULAS Quando a rima acontece entre palavras proparoxítonas. No ar lento fumam gomas aromáticas , Brilham as navetas , brilham as dalmáticas . ( Eugénio de Castro)
A rima é uma coincidência de sons, não de letras : RIMA PERFEITA
Céu puro que o Sol trouxe Claro de norte a s ul , O teu olhar é d oce , Negro assim, qual se f osse Inteiramente az ul . (Alphonsus de Guimaraens)
Nem sempre há identidade absoluta entre os sons dispostos em rima: RIMA IMPERFEITA
Pensar eu que o teu destino Ligado ao meu outro f ora , Pensar que te vejo ag ora , Por culpa minha, infeliz... (Gonçalves Dias)
Consideram-se POBRES as rimas feitas com terminações de palavras da mesma classe gramatical RIMA POBRE
PITÁFIO meu canto não é bem pranto antes de tudo é espanto
São as rimas que se fazem com palavras de classe gramatical diversa ou de finais pouco frequentes. RIMA RICA
O teu olhar, Senhora, é a estrela da alva Que entre alfombras de nuvens irradia : Salmo de amor, canto de alívio, e s alva De palmas a saudar a luz do dia ... (Alphonsus de Guimaraens)