Ritmos de músicas internacional

5,203 views 12 slides Aug 28, 2014
Slide 1
Slide 1 of 12
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12

About This Presentation

Trabalho produzido e apresentado por alunos da EEMAS com a coordenação do prof. George Araújoem 2014.


Slide Content

Ritmos Tango, Pop Rock, MPB, Forró e Funk.

Tango O   tango  é um tipo musical e uma dança a par. Tem forma musical binária e compasso de dois por quatro. A coreografia é complexa e as habilidades dos bailarinos são celebradas pelos aficionados. Segundo  Discépolo , "o tango é um pensamento triste que se pode dançar". A música do  tango  não tem uma origem muito clara. De acordo com estudos que não dispõem de numerosa documentação, o tango descenderia da habanera  e se interpretava nos  prostíbulos de   Buenos Aires  e Montevidéu, nas duas últimas décadas do século XIX, com violino, flauta e violão. Nessa época inicial era dançado por dois homens, daí o fato dos rosto virados, sem se fitar. Depois, já nos anos 1910, como o sucesso em Paris foi aceito pela aristocracia platina .

Pop Rock O   pop rock  é um gênero musical que mistura elementos da música  pop  com rock, num estilo popular, com atitudes calmas e um som suave . O termo pop tem sido usado desde o início do século XX para se referir a música popular em geral, mas a partir de meados dos anos 1950 passou ser utilizado para um gênero distinto, destinado a um mercado jovem, sendo caracterizado como uma alternativa mais suave do que o rock'n'roll . No rescaldo da Invasão Britânica por volta de 1967 , foi usado cada vez mais em oposição à música rock, para descrever uma forma que era mais comercial, efêmera e acessível. Em contraste com o pop, o rock era visto com foco em trabalhos prolongados, especialmente álbuns, muitas vezes associado a subculturas, com ênfase colocada em valores artísticos e autenticidade, destacando a performace instrumental ao vivo e o virtuosismo vocal, foi muitas vezes visto como "encapsular" de desenvolvimentos progressistas ao invés de simplesmente refletir as tendências existentes.

MPB A   MPB , expressão derivada de  Música Popular Brasileira , é um gênero musical brasileiro. A MPB surgiu a partir de 1966, com a segunda geração da Bossa Nova. Na prática, a sigla MPB anunciou uma fusão de dois movimentos musicais até então divergentes, a Bossa Nova e o engajamento folclórico dos Centros Populares de Cultura da União Nacional dos Estudantes, os primeiros defendendo a sofisticação musical e os segundos, a fidelidade à música de raiz brasileira. Seus propósitos se misturaram e, com o golpe de 1964, os dois movimentos se tornaram uma frente ampla cultural contra o regime militar, adotando a sigla MPB na sua bandeira de luta. Assim como a Bossa Nova, a MPB foi uma tentativa de produzir uma música brasileira "nacional" que a partir de estilos tradicionais. A MPB teve um impacto considerável na década de 1960, em grande parte graças a vários festivais de música na televisão.

Forró Forró  é um ritmo e dança típicos da Região Nordeste do Brasil, praticada nas festas juninas e outros eventos. Diante a imprecisão do termo, não existe consenso quanto a definição musical do forró como estilo musical, sendo geralmente associado o nome como uma generalização de vários ritmos musicais daquela região, como baião, a quadrilha, o xaxado, que tem influências holandesas e o xote, que tem influência portuguesa. São tocados, tradicionalmente, por trios, compostos de um sanfoneiro (tocador de acordeão, que no forró é tradicionalmente a sanfona de oito baixos), um zabumbeiro e um tocador de triângulo. Também é chamado  arrasta-pé ,  bate-chinela ,  fobó . Além do forró tradicional, denominado  pé-de-serra , existe outras variações, tais como o forró eletrônico, vertente estilizada e pós-modernizada do forró surgida no início da década de 90 que utiliza elementos eletrônicos em sua execução, como a bateria, o teclado, o contrabaixo e a guitarra elétrica; e o forró universitário, surgido na capital paulista no final da década de 90, que é uma espécie de revitalização do forró tradicional, que eventualmente acrescenta contrabaixo e violão aos instrumentos tradicionais, sendo a principal característica os três passos básicos, sendo um deles o "2 para lá 2 para cá", que veio da polca.

Funk O   funk  é um gênero musical que se originou nos Estados Unidos na segunda metade da década de 1960, quando músicos afro-americanos, misturando  soul ,  jazz  e  rhythm and blues , criaram uma nova forma de música rítmica e dançante. O  funk  tira o ênfase da melodia e da harmonia e traz um  groove  rítmico forte de baixo elétrico e bateria no fundo. Músicas de  funk  são comumente baseadas em um acorde apenas, distinguindo-se das músicas de  rhythm and blues , que são centradas nas progressões de acordes. Os músicos negros norte-americanos primeiramente chamavam de  funk  à música com um ritmo mais suave. Esta forma inicial de música estabeleceu o padrão para músicos posteriores: uma música com um ritmo mais lento,  sexy , solto, orientado para frases musicais repetidas ( riffs ) e, principalmente, dançante.  Funk  era um adjetivo típico da língua inglesa para descrever estas qualidades. Nas  jam sessions , os músicos costumavam encorajar outros a "apimentar" mais as músicas, dizendo:  Now , put some stank ( stink /funk) on it!  (algo como "coloque mais  funk  nisso!").

E. E. Profª Maria Arioene de Souza Componentes : Turma: Única Amélia Lima Turno: Matutino Amanda Dantas David Christian Série: 3º ano Roza Maria Suzana Costa Viviane Natália