Rizólise.

cipahrc 9,524 views 12 slides Feb 24, 2013
Slide 1
Slide 1 of 12
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12

About This Presentation

Seminário sobre o tema Rizólise, apresentado na disciplina de Odontopediatria.


Slide Content

Rizólise

Dentes decíduos Algumas funções dos dentes decíduos: - Preparar os alimentos para a digestão e assimilação em etapas em que a criança está em máximo crescimento. - Servem de guia de erupção: mantêm o espaço para a dentição permanente. - Estimulam o crescimento dos maxilares com a mastigação. - Sons: os dentes anteriores intervêm na criação de certos sons. - Estética.

Definição É o processo normal da reabsorção radicular, caracterizado pala destruição gradativa dos tecidos dentários duros e moles. Inicia-se aproximadamente de 3 a 4 anos antes de o dente sofrer esfoliação. No processo de reabsorção radicular, as raízes vão adquirindo novas configurações, o que determina alterações na posição do forame apical, na área de bi ou trifurcação dos molares decíduos.

O que induz a reabsorção dentária nos dentes permanentes? A resposta explica porque o dentes permanentes então não reabsorvem fisiologicamente com o osso e participam do turnover ósseo. Este questionamento elaborado em 1986, motivou estudos relacionados ao entendimento da Rizólise . Então surgiu novos questionamentos. Por exemplo: Como se explica a reabsorção dentaria na dentição decídua?

+ cemento Celular (células com recptor especifico) + Cemento Acelular (sem, ou poucos cementoblastos ) (sem recptores ) Reabsorção Reabsorção Sem Reabsorção Folículo dentário, germe do permanente Fonte de Mediadores parácrinos e autócrinos Apoptose (Esfoliação ( Rizólise ) Permanentes Decíduos Cemento Paratormônio -PTH Ossos Celular + células com receptor especifico (osteoblastos)

Inicio da Rizólise Odontogênese na dentição decídua Cementoblasto e odontoblasto Exposição da estrutura dentaria mineralizada Efeito quimiotáxico do cristais de hidroxiapatita Proteínas dentinárias (osteopontinas) + interfrinas da membrana citoplasmática de clastos . Unidade ósseo remodeladora

Mecanismos de reabsorção As células que causam a reabsorção da raiz são denominadas odontoclastos , que junto das superfícies em reabsorção, emitem projeções formando uma borda estriada, onde as células excretam enzimas lisossômicas, que vão desagregar a matéria orgânica do tecido mineralizado . A fosfatase ácida é uma das enzimas hidrolíticas liberadas pelos lisossomas , na área de reabsorção, o pH ácido favorece a decomposição da hidroxiapatita .

A reabsorção de cemento , dentina e osso produz trocas tissulares, e o tecido periodontal desorganiza-se por completo. Os feixes fibrosos principais soltam-se do osso alveolar e o cemento é reabsorvido. Os vasos sanguíneos são comprimidos acelerando a reabsorção. A rizólise pode ser favorecida pelo crescimento da face, dos maxilares, aumento das forcas mastigatórias, afetando o periodonto do decíduo. A polpa dentária é a última parte a ser atingida.

Decíduo X Permanente A reabsorção das raízes do decíduo é requisito para a erupção normal dos permanentes. Nas primeiras etapas os dois tem cripta óssea comum . Posteriormente o dente decíduo tem a cripta separada do germe do permanente pelo osso .

Separação óssea da cripta do dente decíduo e do germe do dente permanente
Tags