Formação realizada na Escola Classe Arniqueira no Encontro Pedagógico de 2014.
Size: 2.25 MB
Language: pt
Added: Feb 05, 2014
Slides: 25 pages
Slide Content
ROTINA ESCOLAR Serviço Especializado de Apoio à Aprendizagem Anaí Haeser (Psicóloga Escolar) Elizete Medeiros (Pedagoga) GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL
Na conversa com pais de alunos, professores sempre enfatizam a importância da criança ter uma rotina bem definida em casa, com horário para estudar, brincar, auxiliar nos afazeres domésticos... E qual a importância da criança ter uma rotina bem definida na escola?
A importância da rotina escolar Segundo Reis, Lima, Gascón e Dias (2011): “A organização da rotina escolar é (...) de grande necessidade por se tratar da melhor maneira de aproveitar o tempo e o conteúdo a ser trabalhado.” “Uma rotina clara e definida é um fator de segurança porque serve para orientar as ações dos professores e crianças favorecendo a previsão do que possa vir a acontecer .”
Reflexos da rotina escolar “Uma rotina estável, clara e compreensível permite que as crianças a incorporem , podendo antecipar o que irá acontecer em seguida. Isso oferece uma sensação de seguranç a a elas, o que, por sua vez, permitirá que elas atuem com maior autonomia e tranquilidade no ambiente escolar .” (Valadares, 2013).
A rotina ensina valores, atitudes, ações Soligo (2012) afirma que ... “ a rotina que estabelecemos para a classe é também uma situação de ensino e aprendizagem , a despeito de não...ser planejada... Se (...) a leitura é realizada apenas uma vez ou outra e a escrita é uma atividade frequente, o que estamos ensinando – involuntariamente – para os alunos é que a escrita é mais importante do que a leitura. Se o trabalho com as áreas de História, Geografia e Ciências ocorre apenas nas semanas que antecedem a avaliação bimestral, o que estamos ensinando é que os conteúdos dessas áreas servem apenas para estudar às vésperas da prova...”
O que é a rotina escolar? Qual a sua função?
O que é a rotina escolar? É um instrumento para concretizar as intenções educativas. Por meio da rotina se organiza o tempo, o espaço, os materiais, as ações, as intervenções escolares . A rotina consiste na definição sistematizada de uma sequência ou ordenação às ações, atividades, materiais, espaços e tempos escolares, envolvendo periodicidade (diária, semanal, mensal, bimestral, semestral, anual), com o objetivo de proporcionar organização, autonomia, segurança. A espinha dorsal da rotina são os marcos temporais, espaciais e atitudinais contidos na sequenciação de ações e atividades.
Dimensões da rotina escolar
Âmbitos da rotina escolar
Quais são as funções da rotina escolar? Organizar as ações, atividades, intervenções, tempos, espaços escolares Melhorar os processos de ensino-aprendizagem Proporcionar autonomia Criar sensação de segurança Aumentar a participação da turma Proporcionar maior tranquilidade e estabilidade Desenvolver competências acadêmicas e sociais Oportunizar criação de equilíbrio entre momentos de contato social e desenvolvimento individual
“O conhecimento da rotina (...) pelos alunos evidencia maior organização do ambiente , maior tranquilidade na elaboração das atividades , mais motivação na espera de novas propostas e o cumprimento do que é proposto. Fica claro que a rotina didática traz benefícios para o aprendizado , pois habituado a esta o aluno consegue baixar sua ansiedade, o que é bastante comum nesta fase de aprendizagem, contribuindo para sua noção de tempo e a partir da vivência de rotina didática no cotidiano da escolar, tem-se como referência para a sua vida cotidiana com a família e a sociedade .” ( Reis, Lima, Gascón e Dias, 2011).
Como é rotina... n a sua escola? na sua prática de ensino?
Elementos indispensáveis da rotina Planejamento prévio; Flexibilidade; Consideração às necessidades dos alunos*, docentes e institucionais; Consideração às variações nas demandas: conforme a época do ano (1º semestre, 2º semestre), c onforme a série/ nível de ensino. Equilíbrio entre áreas trabalhadas e estratégias utilizadas .
Para organizar a rotina 1º Definir: todas as áreas a serem trabalhadas, as ações e atividades a serem realizadas, a frequência, os conteúdos que serão abordados, a melhor forma de organizar e tratar didaticamente os conteúdos, os textos e os tipos de atividade a serem propostos durante a semana (tanto na sala de aula como em casa) e a respectiva frequência, local e materiais relacionados. 2º 3º Distribuir tudo isso no tempo disponível durante o dia, a semana ou o mês de trabalho, estabelecendo as devidas prioridades e sequencias. Instrumentos importantes: Quadros de horários diários e semanais; Calendários mensais. Publicizar , revisar, abordar frequentemente.
Os diferentes tratamentos didáticos do conteúdo na rotina escolar
Momentos importantes da rotina diária Recepção dos alunos Caracterização do dia: Calendário Tempo Chamada Ajudante do dia Roda ou tempo para conversar com a turma Repasse dos combinados ou regras da turma Revisão da tarefa de casa Apresentação das atividades do dia: quadro de rotinas Momento do lanche Recreio Retorno do recreio – atividade para relaxar e concentrar Apresentação da tarefa de casa ao final da aula Organização do espaço escolar Agenda Encerramento
Formas de expor a rotina em sala de aula
Rotina diária
Rotina semanal
Rotinas diária e mensal
Como trabalhar com a rotina escolar?
Trabalhando com a rotina escolar estabelecida A rotina é: planejada de uma forma geral/ ampla no início do ano, replanejada semanalmente, a bordada em sala de aula diariamente, revisitada constantemente. Torne os eventos previsíveis sem perder a chama da novidade e do inesperado. Crie um espaço para expor a rotina e trabalhar com ela pedagogicamente. Aborde a rotina diariamente com os alunos e fale sobre modificações. Crie rituais, as crianças gostam disso e eles auxiliam a fixar a rotina .
Balões para cada mês do ano Mãos para contagem dos dias Ajudantes do dia Calendário mensal Quadro do tempo Rotina diária
REFERÊNCIAS Miller, Karen. Educação Infantil: como lidar com situações difíceis. Porto Alegre: Artmed, 2008. Ministérios da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Programa de Formação de Professores Alfabetizadores. Coletânea de Textos. Módulo 01. Brasília, MEC: 2001. Morangon , Cristiane. Um quadro de rotinas. Revista Nova Escola . Edição nº160. São Paulo: Editora Abril, março, 2003. Reis, M. C.; Lima, A. F. O.; Gascón , A. S. M.; Dias, V. L. C. A implantação da rotina didática no primeiro ano do ensino fundamental. Anais do XV Encontro Latino Americano de Iniciação Científica, XI Encontro Latino-Americano de Pós-Graduação, V Encontro de Iniciação Científica Júnior. Universidade do Vale da Paraíba, 2011. Disponível em: http:// www.inicepg.univap.br/cd/INIC_2011/anais/arquivos/0147_1053_01.pdf . Acessado aos 31 de janeiro de 2014, às 19h. Soligo , Rosaura . Dez importantes questões a considerar: Variáveis que interferem nos resultados do trabalho pedagógico. Revista Nova Escola, Edição 256. São Paulo: Abril, 2012. Valadares, A. C. Rotina do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental . Blog do Colégio A. Carlos Valadares. Indaroba (SE), 28 de fevereiro de 2013. Disponível em : http:// colegioacvaladares.blogspot.com.br/2013/02/rotina-do-1-ao-5-ano-do-ensino.html . Acessado aos 31 de janeiro de 2013, às 18h.