o que é ? O sangue é uma subst â ncia fluida que possui fun çõ es fundamentais para o bom funcionamento do organismo, j á que é formado por á gua, enzimas, prote í nas, sais minerais e c é lulas, como hem á cias, plaquetas e leuc ó citos, que s ã o as c é lulas respons á veis pela fun ç ã o do sangue, como defesa do organismo, transporte de gases e nutrientes.
É importante que as c é lulas estejam circulando em quantidades adequadas para garantir o bom funcionamento do corpo. As altera çõ es nos n í veis das c é lulas do sangue podem ser importantes para identificar algumas doen ç as que possam estar ocorrendo, como anemia, leucemia, inflama ç ã o ou infec ç ã o, por exemplo, que devem ser tratadas.
Hemograma O exame que avalia as c é lulas do sangue é conhecido como hemograma e n ã o é necess á rio ficar em jejum para realizar esse exame, sendo apenas indicado evitar bebida alco ó lica 48 horas antes do exame e evitar realizar atividades f í sicas 1 dias antes, pois podem interferir nos resultados.
Fun çã o do sangue Promover o transporte de oxig ê nio para os ó rg ã os; Promover o transporte de nutrientes para as c é lulas; Defender o organismo contra agentes infecciosos; Transportar hormônios; Promover a elimina ç ã o de subst â ncias t ó xicas para o organismo; Regular o processo de coagula ç ã o sangu í nea.
Componentes do sangue O sangue é composto por uma parte l í quida e uma parte s ó lida. A parte l í quida é chamada de plasma, sendo que 90% dessa parte é somente á gua e o restante é composto por prote í nas, enzimas e sais minerais. A parte s ó lida é composta por elementos figurados, que s ã o as c é lulas como as hem á cias, os leuc ó citos e as plaquetas e que desempenham pap é is fundamentais para o bom funcionamento do organismo.
Plasma O plasma é a parte l í quida do sangue, sendo de consist ê ncia viscosa e de cor amarelada. O plasma é formado no f í gado e as principais prote í nas presentes s ã o as globulinas, albuminas e fibrinog ê nio. O plasma tem como fun çõ es o transporte de g á s carbônico, nutrientes e toxinas produzidas pelas c é lulas, al é m de ser respons á vel pelo transporte de medicamentos pelo corpo.
Hem á cias ou eritr ó citos constituem a parte s ó lida e vermelha do sangue e t ê m como fun ç ã o o transporte de oxig ê nio pelo corpo, uma vez que possui hemoglobina. As hem á cias s ã o produzidas pela medula ó ssea, tem vida de cerca de 120 dias e ap ó s esse per í odo s ã o destru í das no f í gado e no ba ç o.
Hem á cias ou eritr ó citos A quantidade de hem á cias em 1 mm c ú bico no homem é de cerca de 5 milh õ es e na mulher é de cerca de 4,5 milh õ es, sendo essa contagem feita atrav é s do hemograma. É comum que a diminui çã o da quantidade de hem á cias seja acompanhada pela diminui çã o dos n í veis de hemoglobina, o que pode caracterizar uma anemia.
Leuc ó citos ou gl ó bulos brancos Os leuc ó citos, tamb é m conhecidos como gl ó bulos brancos, s ã o respons á veis pela defesa do organismo e s ã o produzidos pela medula ó ssea e linfonodos. Os leuc ó citos s ã o compostos por neutr ó filos, eosin ó filos, bas ó filos, linf ó citos e mon ó citos.
Neutr ó filos Servem para combater pequenas inflama çõ es e infec çõ es causadas por bact é rias ou fungos. Isso indica que se no exame de sangue for visto um aumento dos neutr ó filos, a pessoa pode estar com alguma inflama ç ã o causada por uma bact é ria ou fungo. Os neutr ó filos englobam as bact é rias e os fungos, inutilizando estes agentes agressores, mas morrem a seguir dando origem ao pus. Se este pus n ã o sair do corpo ele gera incha ç o e forma ç ã o de abcesso.
Eosin ó filos: Servem para combater as infec çõ es parasit á rias e rea çõ es al é rgicas.
Bas ó filos: Servem para combater bact é rias e rea çõ es al é rgicas e levam à libera ç ã o de histamina, que leva à vasodilata ç ã o para que possam chegar mais c é lulas de defesa na regi ã o necess á ria para a elimina ç ã o do agente invasor.
Linf ó citos: S ã o mais comuns no sistema linf á tico mas tamb é m est ã o presente no sangue e s ã o de 2 tipos: c é lulas B e T que servem para anticorpos que combatem v í rus e c é lulas cancerosas.
Mon ó citos Podem sair da corrente sangu í nea e s ã o especializados em fagocitose que consiste em matar o invasor e apresentar uma parte desse invasor ao linf ó cito T para que sejam produzidas mais c é lulas de defesa.
O que é fagocitose ? Processo pelo qual os macrófagos engolem as substâncias estranhas ao corpo. é um importante processo relacionado a prote ç ã o do organismo contra agentes patog ê nicos. Os macr ó fagos e neutr ó filos fagocitam v í rus, bact é rias e corpos estranhos, atuando na defesa do organismo.
Grupos sanguíneos A, B, AB e O O sangue pode ser classificado em A, B, AB e O, de acordo com o sistema de classifica ç ã o sangu í nea ABO. Os tipos de sangue s ã o classificados de acordo com a presen ç a ou aus ê ncia de aglutinog ê nio (ant í geno) presentes na superf í cie das hem á cias, ou de aglutininas, tamb é m chamadas de anticorpos.
Fator RH Al é m disso, de acordo com a presen ç a ou aus ê ncia do fator Rh, os tipos sangu í neos podem ser classificados em positivos ou negativos, respectivamente.
Tipo sanguíneo As pessoas com sangue do tipo O podem doar sangue para qualquer pessoa mas s ó podem receber doa çõ es de pessoas com o mesmo tipo de sangue. Por outro lado as pessoas do tipo AB podem receber sangue de qualquer pessoa mas s ó podem doar para pessoas com o mesmo tipo sangu í neo. É importante que a transfus ã o s ó seja feita em pessoas que possuem compatibilidade, caso contr á rio pode haver rea çõ es transfusionais, o que pode gerar complica çõ es.
Tipo s de sangu e O sangue pode ser classificado em 4 tipos de acordo com o sistema ABO em: Sangue A: é um dos tipos mais comuns e cont é m anticorpos contra o tipo B, tamb é m chamado de anti-B, s ó podendo receber sangue de pessoas do tipo A ou O; Sangue B: é um dos tipos mais raros e cont é m anticorpos contra o tipo A, tamb é m chamado de anti-A, s ó podendo receber sangue de pessoas do tipo B ou O;
Tipo s de sangu e Sangue AB: é um dos tipos mais raros e n ã o possui anticorpos contra A ou B, o que significa que pode receber sangue de todos os tipos sem que haja rea ç ã o; Sangue O: é conhecido como o doador universal e é um dos tipos mais comum, possui anticorpos anti-A e anti-B, s ó podendo receber sangue de pessoas do tipo O, caso contr á rio pode a aglutina ç ã o das hem á cias.
O que é o fator Rh Al é m da classifica ç ã o dos tipos sangu í neo de acordo com o sistema ABO, os tipos sangu í neos tamb é m s ã o classificados de acordo com o fator Rh em + e -. O fator Rh corresponde a um ant í geno presente nas hem á cias e que tamb é m deve ser levado em considera ç ã o no processo de transfus ã o, caso contr á rio pode haver graves complica çõ es relacionados à transfus ã o sangu í nea.
Fator RH As pessoas que possuem o fator Rh s ã o classificadas como Rh+ e podem receber sangue de pessoas que s ã o tanto Rh+ quanto Rh-, no entanto s ó podem doar para outras que tamb é m possuem Rh+. Por outro lado, as pessoas que n ã o possuem o fator Rh s ã o classificadas como Rh- e podem doar sangue para pessoas que possuem ou n ã o o fator Rh, no entanto s ó podem receber de pessoas Rh-.
Tabela de compatibilidade para doa ç ã o de sangue