Localização, conceitos, principais características, curiosidades, atualidades, mapas vídeos e questões de vestibulares
Size: 4.35 MB
Language: pt
Added: Aug 08, 2017
Slides: 34 pages
Slide Content
SAVANA E FLORESTAS SUBTROPICAIS Colégio salesiano Itajaí GEOGRAFIA – PROFESSORA: CONCEIÇÃO FONTOLAN Alunas: AMANDA S. (3), Izabella chaves (21), nicoly ( 38) 1°A
SAVANA Savana é um tipo de vegetação típica de regiões de clima tropical com estação seca bem definida. As savanas são formadas por gramíneas, com presença espalhada de árvores de pequeno porte e arbustos.
LOCALIZAÇÃO Podemos encontrar as savanas no leste da África, na Índia, na Austrália e na América do Sul. No Brasil, as savanas recebem o nome de cerrado e possuem as mesmas características do solo e do clima.
SAVANA NO BRASIL É reconhecido como a savana mais rica do mundo em biodiversidade contendo diversos ecossistemas, riquíssima na flora com mais de 10.000 espécies de plantas. Ocupa 13 estados brasileiros além do Distrito Federal, é o segundo maior bioma brasileiro, tendo a maior biodiversidade da América do Sul, superado apenas pela Amazônia. Temperatura média anual entre 18°C e 23°C. O índice pluviométrico anual fica em torno de 1.450 mm. Cerca de 80% das chuvas ocorrem entre os meses de setembro e abril. O solo do cerrado caracteriza-se por apresentar cor avermelhada, em função da grande presença de óxido ferroso. Outra característica do solo do cerrado é o fato dele apresentar pH baixo.
LOCALIZAÇÃO DO CERRADO BRASILEIRO
VEGETAÇÃO Os Cerrados podem apresentar ambientes com mais campos limpos, como também ambientes com formação arbórea densa. São comuns no bioma as formações vegetais com plantas de médio porte, as quais misturam-se com gramíneas que se estendem por vastos espaços. Também árvores de pequeno porte, com formato retorcido em seus troncos e vegetação rasteira.
FAUNA DO CERRADO Recebe espécies de animais vindas da Amazônia, da Mata Atlântica, do Pantanal e da Caatinga, o que transforma o Cerrado em um ambiente de diversificação de animais que vivem ou transitam pelo bioma. Existem espécies de animais que estão na lista de ameaçados de extinção, como a onça-pintada, o tatu-canastra, o lobo-guará e outros. Existem espécies endêmicas no Cerrado, como o tamanduá-bandeira, que também integra a lista de animais ameaçados de extinção.
PROBLEMAS NO CERRADO Estima-se que cerca de 80% das áreas totais do Cerrado já tenham sido impactadas pelas ações antrópicas, especialmente com atividades relacionadas a expansão agropecuária, mas também com a ampliação de áreas urbanas e a construção de infraestrutura, como estradas necessárias para o escoamento da produção. O uso indiscriminado das áreas do Cerrado tem gerado um alerta sobre os impactos em sua biodiversidade, com a consequente perda de espécies vegetais e animais.
SAVANA NO MUNDO
FAUNA NA SAVANA Além dos inúmeros insetos, aves, roedores e repteis, as savanas possuem uma fauna bem diversificada com elefante, anta, tamanduá, ariranha , capivara, lobo-guará, girafa, leão, antílope, rinoceronte, javali, lebre, veado, cervos, zebra, dentre outros.
CLIMA E SOLO O clima nas savanas é o tropical, com duas estações uma seca e uma úmida.
CURIOSIDADE A savana brasileira e a australiana possuem como principal diferença da savana africana, a inexistência de animais de grande porte como os elefantes, muito embora ainda possuam exemplares extremamente grandes como a anta brasileira que é o maior animal terrestre das Américas podendo chegar a até 2 metros e 300 quilos, ou o canguru marrom australiano.
Documentário-Vida selvagem nas Savanas Africanas https://youtu.be/Ez0JuYCUuX4
FLORESTAS SUBTROPICAIS As florestas subtropicais são um exemplo impressionante da diversidade das formas de vida. Com seu clima quente e úmido, a floresta subtropical oferece condições tão favoráveis que as plantas e animais que habitam este tipo de floresta compõem quase 80% da biodiversidade do planeta.
LOCALIZAÇÃO As florestas subtropicais estão espalhadas ao redor do equador, em países da Ásia, África, América do Sul e Central e algumas ilhas do Pacífico.
LOCALIZAÇÃO NO BRASIL A floresta subtropical ocorre na região Sul do Brasil, principalmente no interior do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, acompanhando a bacia do rio Uruguai.
FAUNA É muito rica e diversa apresentando os seguintes animais: Macacos Preguiças Lagartos Tucanos Papagaios Porco do mato E outros.
Papagaio porco do mato
CLIMA A temperatura nessas florestas varia entre 20 e 35 °C, sem épocas quentes ou frias específicas. No entanto, a umidade relativa do ar média é muito elevada, chegando a índices impressionantes, de 77% para 80%.
CAMADAS DA FLORESTA A luta pela existência nas florestas subtropicais resultou na vegetação diversa, que pode ser dividida em camadas distintas, que são: Camada Emergente: Camada superior, com árvores que atingem de 100 a 240 metros de altura. Camada de dossel (dossel superior): Forma um teto denso de árvores perenes, com folhas largas que crescem próximas umas das outras. Sub-bosque: Consiste da vegetação da floresta subtropical que cresce até 60 metros de altura Chão da floresta: Essa camada é rica em animais e insetos.
PLANTAS DA FLORESTA Uma floresta subtropical possui milhares de espécies de plantas. Além das árvores altas perenes e outras árvores pequenas, existem também outras plantas que são bastante notáveis, do ponto de vista da adaptação. Algumas delas são: Epífitas: São as bromélias, orquídeas e líquens. Lianas: São trepadeiras lenhosas que crescem no tronco de outras árvores. Carnívoras: Muitas destas plantas derivam nutrição de outros animais.
ORQUÍDEA CARNÍVORA
Principais características sobre a floresta subtropical O clima é ameno, as quatro estações do ano são bem definidas. A decomposição das folhas que caem no inverno promove a riqueza de nutrientes no solo, de cor escurecida.
Curiosidades Exemplos de mamíferos típicos da floresta: urso, esquilo, veado, lebre, lince, lobo, doninha e raposa. Exemplos de insetos típicos da floresta: principalmente insetos xilófagos (que se alimentam de madeira) como: cupins, vespas e besouros gorgulhos. Exemplos de pássaros típicos da floresta: corujas, águia de asa redonda e águia-real.
EXERCÍCIOS QUESTÃO 1 A savana é um tipo de vegetação que possui mecanismos que facilitam a adaptação a longos períodos de estiagem. Das proposições abaixo, assinale a que não corresponde a um desses tipos de mecanismos adaptativos. a) As raízes profundas possibilitam a obtenção de água do lençol freático durante o período de seca. b) As árvores aumentam a quantidade de folhas no período seco para funcionar como uma reserva de água. c) As árvores da savana apresentam folhas grossas e troncos retorcidos. d) As árvores e arbustos perdem suas folhas para diminuir a necessidade de água. e) Todas as alternativas estão corretas.
QUESTÃO 2 As savanas estão presentes em várias regiões do mundo, que, evidentemente, apresentam características físicas distintas (clima, relevo, presença ou não de rios, proximidade com o mar etc.). Essa vegetação também possui características próprias que a distinguem. No Brasil, há um tipo de vegetação que é considerado um tipo de savana. Que vegetação é essa? a) Mata dos Cocais. b) Mata Atlântica. c) Cerrado. d) Floresta Amazônica. e) Pradarias.
QUESTÃO 3 A savana é formada em áreas planas com predominância de gramíneas e árvores esparsas, sendo muito comum em zonas de clima tropical. Esse tipo de cobertura vegetal está presente em várias partes do globo, porém, em um continente esse tipo de vegetação é muito comum. Marque a alternativa que indica, corretamente, esse continente. a) Asiático b) Africano c) Americano d) Europeu e) Oceania
QUESTÃO 4 As ________________ estão espalhadas ao redor do equador, em países da Ásia, África, América do Sul e Central e algumas ilhas do Pacífico. A temperatura nessas florestas varia entre 20 e 35 °C. No entanto, a umidade relativa do ar média é muito elevada, chegando a índices impressionantes, de 77% para 80%. (a) Florestas equatoriais (b) Florestas subtropicais (c) Savanas (d) Florestas Temperadas
QUESTÃO 5 Como as plantas de outros biomas, as plantas da floresta subtropical desenvolveram adaptações que os ajudam a sobreviver ao clima quente e úmido, que é típico dessas florestas. Que tipos adaptações são essas que ocorrem SOMENTE na Floresta Subtropical: I- As plantas nas camadas inferiores têm grandes flores vistosas para atrair insetos para a polinização como não há muito vento a estes níveis. II- Ramos e folhas com os ápices voltados para baixo, folhas em goteira e ceras que revestem a superfície foliar, permitem que o excesso de água goteje para baixo com facilidade, evitando assim a obstrução dos estômatos. III- As árvores altas, como as que formam a camada emergente são grandes e precisam de apoio extra para ficar de pé. Isto é proporcionado por largas flanges lenhosas na base do tronco. Aqueles com níveis mais altos têm folhas mais estreitas. IV- Por causa da pobreza de solos argilosos e podzólicos as árvores são capazes de se abastecer nitratos através de bactérias fixadoras de nitrogênio, que estão ligadas às suas raízes. a) I e III são verdadeiras. b) II e IV são verdadeiras. c) II e I são verdadeiras. d) Todas são verdadeiras.
RESPOSTAS QUESTÃO 1- Letra B EXPLICAÇÃO: Como um dos mecanismos de adaptação a esse período, as árvores e arbustos costumam perder suas folhas para diminuir a necessidade de água. QUESTÃO 2- Letra C EXPLICAÇÃO: O Cerrado é considerado um tipo de savana. Possui, de modo geral, mecanismos adaptativos ao período de estiagem prolongada, da mesma forma que outros tipos de savana, como o presente no continente africano. QUESTÃO 3- Letra B EXPLICAÇÃO: O continente africano abriga as maiores áreas de savanas, com destaque para a sua porção central. QUESTÃO 4- RESPOSTA LETRA B QUESTÃO 5- RESPOSTA LETRA A