RonaldoJunior82
4,040 views
50 slides
Nov 20, 2019
Slide 1 of 50
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
32
33
34
35
36
37
38
39
40
41
42
43
44
45
46
47
48
49
50
About This Presentation
tudo o que precisa saber sobre o voleibol
Size: 15.92 MB
Language: pt
Added: Nov 20, 2019
Slides: 50 pages
Slide Content
Voleibol
O QUE É O VOLEIBOL? Esporte disputado entre duas equipes de seis jogadores, em quadra retangular, dividida ao meio por uma rede; cada equipe ocupa um lado da quadra, a disputa do ponto inicia-se com o saque, e a bola pode ser tocada três vezes por cada equipe sem bater no chão antes de ser devolvida ao campo adversário com as mãos ou os punhos, admitindo-se também o uso da cabeça e do tórax em defesas [Modernamente, passou-se a aceitar também o uso dos pés, para defender ou impedir a bola de cair no chão.].
QUANDO SURGIU O VOLEIBOL?QUANDO SURGIU O VOLEIBOL? O voleibol foi criado nos Estados Unidos, no dia 9 de fevereiro de 1895, pelo diretor de educação física da ACM (Associação Cristã de Moços de Massachusetts) William George Morgan. ... Neste período, o esporte era conhecido por Mintonette.
COMO JOGAR?
Cada equipe de voleibol é constituída por 12 jogadores: seis efetivos (sendo um líbero) e seis suplentes. Em quadra, portanto, ficam dois times de seis jogadores. As equipes são separadas por uma rede no meio da quadra. O jogo começa com um dos times que devem sacar.
Quais são as posições dos jogadores no voleibol? Os jogadores são designados pelas funções que desempenham em quadra: atacante, cortador, levantador, bloqueador, jogador de defesa , líbero . Atuando somente nas posições de defesa , o líbero é um jogador que pode substituir qualquer outro jogador que esteja nas posições 1, 6 e 5, desde que a bola esteja fora de jogo.
MODELO DE RODÍZIO EM UMA PARTIDA DE VÔLEI É REALIZADO OBRIGATORIAMENTE, SENDO NO SENTIDO HORÁRIO.
MODELOS DE SISTEMAS TÁTICOS EXISTEM QUATRO PRINCIPAIS MODELOS TÁTICOS NO VOLEIBOL:
ESQUEMA 6x0 Nesse tipo de sistema, todos os jogadores em campo farão os papéis de atacantes, defensores e levantadores. É utilizado geralmente quando os níveis de habilidade de todos os integrantes de um time são parecidos em todos os fundamentos em casos de iniciantes, com o objetivo de visualizar em quais posições eles podem se sair melhor. Dessa maneira, todos os jogadores poderão vivenciar cada uma das funções do time e pôr em prática cada um dos fundamentos do jogo de vôlei, desenvolvendo-se como atletas e se integrando como um time.
Esquema 3×3 Para que se possa aplicar esse sistema de jogo, os membros do time já devem possuir um certo nível de habilidade. São divididos em 3 atacantes e 3 levantadores, que serão intercalados em campo. É necessário um melhor aproveitamento dos fundamentos de cada função para que um jogador possa exercê-la, e um entrosamento entre os integrantes do time para que as jogadas possam ser realizadas.
Esquema 4×2 Nesse sistema existem dois levantadores, posicionados nas diagonais da quadra, enquanto o restante do time é composto por atacantes que se revezam na tentativa de marcar os pontos. Ao utilizar esse esquema realiza-se uma divisão de responsabilidades por cada área da quadra, sendo parte para um levantador e parte para o outro. Cada atacante também irá responder por sua zona. Devido à complexidade de implantação, esse sistema é utilizado por times compostos por jogadores mais experientes.
Esquema 5×1 com infiltração O mais complexo e mais utilizado esquema tático é o 5×1 com infiltração, no qual só existe um levantador que toma uma atitude mais livre em quadra durante o ataque e volta à posição habitual durante a defesa. Com a evolução do vôlei, foi criada também a posição de líbero, um jogador especial que não pode atacar ou realizar o saque e não possui limites de substituição. Esse esquema é utilizado principalmente por times profissionais.
REGRAS BÁSICAS
Regras do Voleibol – As Principais Regras O vôlei é iniciado após a execução do saque, situação em que o jogador do saque tem 8 segundos após o apito do árbitro para sua execução, sendo permitida apenas uma única tentativa de saque. Sempre que uma equipe adversária sacar e sofrer um ponto, a equipe atacante deve fazer um rodízio na posição dos atletas na quadra.
Cada equipe só pode tocar a bola três vezes seguida, sendo que a bola tocada no bloqueio não é considerada como toque. Aos jogadores não é permitido atacar a bola que está no espaço de campo da equipe adversária. No bloqueio, os bloqueadores podem tocar a bola além da rede, não podendo deixar que sua ação interfira no golpe de ataque da equipe adversária. A bola é considerada fora quando toca o solo fora das linhas demarcatórias, as antenas, cabos, ou quando cruza o espaço fora das antenas. O jogador não pode tocar em qualquer parte da rede.
Regras do Voleibol – Os jogadores e suas funções O levantador é o jogador com habilidade específica para a preparação de jogadas de ataque. O líbero é o jogador que deve recepcionar bem os saques e defender os ataques, passando a bola para o levantador. O ponta é o jogador com alto poder de definição, de força, de velocidade e de habilidade, podendo atacar pelas pontas ou saltando de trás da linha de 3 metros.
Regras do Voleibol – Os jogadores e suas funções O meio de rede é o jogador geralmente mais alto do time, que deve combinar duas qualidades: ser bom de bloqueio e ter velocidade no ataque.
Regras do Voleibol – Algumas definições de jogadas Condução: infração cometida pelo jogador quando conduz a bola em vez de tocá-la; Dois toques: infração cometida ao tocar duas vezes a bola; Rodízio: movimentação no sentido horário dentro da quadra, mudando a posição dos jogadores; Invasão: infração cometida com o corpo além da rede do adversário;
Cravar: bater com violência a bola no chão da quadra do adversário; Deixadinha: um leve toque na bola, buscando espaço vazio na defesa do adversário; Bola de segunda: ataque no segundo toque, surpreendendo o adversário; Match point: ponto que pode definir o jogo; Set point: ponto que pode fechar o set; Tie break: é o set de desempate, disputado quando cada uma das equipes;
Rally: sequência de jogadas começando no saque e terminando quando a bola estiver fora de jogo; Manchete: tocar a bola com os braços esticados e mãos unidas; Toque: tocar a bola com os dedos e as mãos acima da cabeça.
Regras do Voleibol – Movimentos Os principais movimentos no vôlei são os seguintes: Saque, uma bola lançada na quadra adversária, no início da disputa por pontos; Cortada, uma forte batida na bola com uma das mãos; Levantamento, que é o passe que antecede o ataque.
Bloqueio, uma jogada em que um ou mais jogadores interrompem a trajetória da bola, próxima à rede, após a cortada de um adversário; Recepção, que é um início de defesa, sendo o movimento executado após o saque do adversário; Defesa, um movimento executado após o ataque adversário, quando a bola passa pelo bloqueio;
SOBRE O ESPORTE
SOBRE O ESPORTE As partidas de vôlei são disputadas em cinco sets, conseguindo a vitória quem tiver mais pontos, ou em três sets de 25 pontos. A quadra do vôlei mede 18 metros de comprimento por 9 metros de largura, sendo dividida por uma rede de 9,50 metros de comprimento, com largura de 1 metro e suspensa à altura de 2,43 metros para jogos masculinos e 2,24 metros para jogos femininos. A bola deve ter de 65 a 67 cm de circunferência com peso entre 260 e 280 gramas.
FUNDAMENTOS
MANCHETE Posicione-se. Abra as suas pernas de forma que a distância entre elas esteja na largura de seus ombros e projete seu corpo para frente levemente. Seus joelhos devem estar semiflexionados, prontos para impulsionar suas pernas para o salto. Você deve juntar as mãos no último momento, um pouco antes de a bola chegar até você; antes de se aproximar da bola, deixe as mãos alguns centímetros separadas e junte-as assim que a bola estiver bem perto. Dessa forma fica mais fácil se movimentar e se posicionar corretamente.
TOQUE O toque é um modo específico de contato com a bola . Para realizar um toque, o jogador golpeia a bola com as pontas dos dedos, num movimento de baixo para cima. O toque é utilizado principalmente para a realização de um levantamento, embora também possa ser usado para a realização de uma recepção ou de uma defesa. PARA REALIZAR DE FORMA CORRETA E SEM CAUSAR LESÕES FÍSICAS, VOCÊ DEVE FAZER O TOQUE JUNTANDO SUAS MÃOS(SEM SE ENCOSTAR) E FORMAR UM TRIÂNGULO ENTRE O ESPAÇO DE SUAS MÃOS
SAQUE O saque é o primeiro ataque do jogo, é importante para o atleta conhecer mais de um tipo de saque. Os mais conhecidos tipos de saque são: Saque por Baixo, Saque por Cima (tipo tênis), Saque Lateral, Saque Lateral por Baixo (“Jornada nas Estrelas”) e Saque em Suspensão (“Viagem ao Fundo do Mar”).
Saque por Baixo É um saque simples e também fácil de executar. De frente para a quadra, pé esquerdo à frente, mão esquerda segurando a bola, você deve fazer, com o braço direito, um movimento de trás para a frente, golpeando a bola quase simultaneamente à sua liberação pela mão esquerda à frente do corpo. A mão que bate na bola poderá estar espalmada ou fechada. Para os canhotos, valem os mesmos movimentos no sentido inverso.
SAQUE POR CIMA O saque por cima é o mais utilizado no voleibol, pelas variações que oferece em relação a trajetória da bola, local onde se queira sacar e distância que se queira atingir. Por tudo isso, você deve treinar bastante para uma perfeita assimilação deste saque.
BLOQUEIO O aluno deverá estar de frente para a rede; com os joelhos semi-flexionados; com os cotovelos na altura e na direção dos ombros; palmas das mãos voltadas pAra frente. Pode ser necessária a execução de passadas para ajustar o corpo ao local que vai ser realizado o ataque. Alguns fatores interferem na eficácia de sua execução como o tempo disponível para a preparação; a distância entre o local do golpe na bola pelo atacante e o bloqueador; a altura e a velocidade do levantamento; a quantidade de possibilidades de combinação de ataque do adversário
O bloqueio pode ser feito por: 1 Jogador: bloqueio simples 2 Jogadores: bloqueio duplo 3 Jogadores: bloqueio triplo O bloqueio pode ser: Defensivo: Quando o objetivo é fazer com que a bola toque no bloqueador e o jogo tenha prosseguimento. Normalmente é realizado quando o bloqueador tem um alcance menor do que o atacante.
Ofensivo: Quando o objetivo é finalizar o ponto diretamente. Geralmente é realizado quando o alcance do bloqueador é maior do que o do atacante. O bloqueio sofre influência de fatores como tempo de bola do atacante e do bloqueador; trajetória descrita pela bola a partir do levantamento; número de alternativas de ataque; entre outras.